Testemunhas de Jeová. A seita que destroí relações entre avós e netos




Hoje dia 26 de julho, se comemora no Brasil e em Portugal, o Dia dos Avós. A data foi escolhida porque nessa ocasião é celebrado o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria, e avós de Jesus Cristo.  Ambos os santos são padroeiros dos avôs e avós. 

Nem todos os avôs e avós terão motivos para se alegra-se durante o dia criado em suas homenagens. Entre eles estão aqueles que tiveram seus filhos desassociados das fileiras da seita norte americana Testemunhas de Jeová. Avós e netos também são atingidos pelo ostracismo religioso existente dentro da comunidade religiosa. 


Segundo as políticas das Testemunhas de Jeová quando um membro e expulso de suas fileiras, ele deve ser excluído pelos outros. Independente se ele se amigo ou parente, deve se cessar todas as relações com ele, prejudicando outras pessoas envolvidas com ele, entre elas avós e netos. 

Sobre esse prejuízo causado pelas Testemunhas de Jeová naqueles membros que foram expulsos de suas fileiras, pode se ler as seguintes declarações em suas publicações; 

"O desligamento de alguém da congregação cristã não envolve a morte imediata, de modo que os vínculos familiares continuam a existir. Assim, um homem que é desassociado ou que se dissociou ainda pode morar com a sua esposa cristã e seus filhos fiéis. O respeito pelos julgamentos de Deus e pela ação da congregação induzirá a esposa e os filhos a reconhecerem que ele, pelo seu proceder, alterou o vínculo espiritual que existia entre eles. Todavia, visto que a desassociação dele não rompe seus vínculo consanguíneos ou seu relacionamento marital, os tratos e as afeições familiares podem continuar. 

A situação é diferente quando o desassociado ou dissociado é um parente que vive fora do círculo familiar imediato ou no mesmo lar. Poderá ser possível ter quase nenhum contato com tal parente. Mesmo que houvesse alguns assuntos familiares que exigissem contato, este certamente ficaria reduzido ao minimo, em harmonia com o princípio divino: "[Cessai] de ter convivência com qualquer que se chame irmão, que for fornicador, ou ganancioso [ou culpado de outro grave pecado],....nem sequer comendo com tal homem." 

Compreensivelmente, isto pode ser difícil, por causa das emoções e dos vínculos familiares, tais como o amor de avós pelos netos.  No entanto, trata-se duma prova de lealdade a Deus, conforme declarada pela irmã na página 26. Quem sentir a tristeza e a dor que o parente desassociado assim causou pode encontrar consolo e encorajamento no exemplo dado por alguns do parentes de Corá. 





Em outra publicação das Testemunhas de Jeová sobre instruções de como tratar desassociados de suas fileiras, que acabam afetando avós e netos pode se ler a seguinte declaração;

"Outra espécie de falta pode ser sentida pelos avós cristãos leais, cujos filhos foram desassociados. Talvez se tenham acostumado a visitar os filhos regularmente, dando-lhes oportunidade de se deleitarem com os netos. Agora os pais foram desassociados por rejeitarem as normas e os modos de proceder de Jeová. De maneira que as coisas não são mais as mesmas na família. Naturalmente, os avós terão de decidir se alguns assuntos familiares necessários exigem contato limitado com os filhos desassociados. É poderão fazer, às vezes, que os netos os visitem. Quão lastimável é, porém, que o proceder não-cristão dos filhos interfira nos prazeres normais usufruídos pelos avós!  






Duas ex-testemunhas de Jeová contaram para a imprensa que após deixarem as fileiras da comunidade religiosa, seus pais que se mantém leais as orientações do Corpo Governante,  cortaram as relações familiares, chegando ao ponto de não mostrar interesse em seus netos. 

Uma dessas ex-testemunhas de Jeová, Victoria Summer residente no Reino Unido,  relatou que após deixar a comunidade religiosa seus pais cortaram as relações familiares com ela. Por mais de sete anos, ela não consegue falar com eles, porque está sendo evitada como punição por abandonar as Testemunhas de Jeová. 

Segundo Victoria Summer, nem com o nascimento de sua filha que está com quase dois anos de idade, foi o suficiente para seus pais manterem contato, ou tentarem conhecer suas netas. Desse seu nascimento, Victoria tem tentando por meio de cartas com fotos comunicar com seus pais testemunhas de Jeová sobre a existência da criança, mas eles nunca mostraram interesse nela. "Ainda escrevemos para a minha família a cada dois meses para falar sobre a neta e desde que ela nasceu, mas minhas cartas nunca foram reconhecidas. Pelo menos poderei dizer à minha filha que tentei e sempre direi onde estão seus avós", declarou Victoria. 


Victoria Summer com sua filha 

Outra ex-testemunha de Jeová de nome Angie, residente nos Estados Unidos, relatou para a imprensa que após ser expulsa das fileiras das Testemunhas de Jeová, seus pais, como também seus seis irmãos que estão dentro da comunidade religiosa cortaram totalmente as relações com ela. Segundo Angie, ela se tornou um fantasma para sua família, uma pessoa morta que não existe mais. Angie relatou que seus pais, até hoje não a procurou para conhecer seus netos gêmeos de quatro anos de idade.     


Angie, ao lado de sua família
testemunhas de Jeová 


Além de Victoria e Angie que relataram que seus pais testemunhas de Jeová nunca mostraram interesse em conhecer seus netos, um italiano de nome Ricardo, relatou que quando tinha 13 anos de idade, seus pais deixaram as fileiras das Testemunhas de Jeová por não mais concordarem com suas crenças. Segundo Ricardo após esse decisão de seus pais, ele nunca mais se relacionou com seus avós que pertencem as fileiras da seita.  
  


Ricardo nunca mais visitou seus avós após
seus pais deixarem as Testemunhas de Jeová 



Fontes das informações:https://www.bucksherald.co.uk/news/former-jehovah-s-witness-leaves-memorial-to-family-who-shunned-her-1-6206648

https://www.huffpost.com/entry/i-am-now-a-ghost-jehovahs_b_9764478

https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1983008

https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1988287#h=1:0-71:0

https://www.genteveneta.it/diocesi/per-pentecoste-in-san-marco-battesimo-per-riccardo-uscito-dai-testimoni-di-geova-e-colpito-dalla-fede-cristiana/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Avós






Comentários

  1. É impressionante o papel de Deus,Juiz,Legislador e fiscal em que se coloca o corpo governante: segundo o próprio site jw :
    . Assim, um homem que é desassociado ou que se dissociou "AINDA PODE" morar com a sua esposa cristã e seus filhos fiéis. Todavia, visto que a desassociação dele não rompe seus vínculo consanguíneos ou seu relacionamento marital, os tratos e as afeições familiares "PODEM"continuar.
    Sim o corpo governante como "governante dos zumbis tjs" indica o que PODE e o que não PODE se colocando acima das leis de cada país e dos direitos humanos universais. Se uma organização religiosa se coloca na posição de PODER/DECIDIR acima dessas instituições e inclusive "acima do livre-arbítrio" é o que ? Dou uma dica > Começa com "Se" , Termina com "A "e tem um" I" no meio. Que barbaridade diria mi viejo papa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq vc nao expõe o fato, ou artigo que usou como um todo, e deixa exposto 100% do que foi dito/escrito, e cita a fonte e põe o link etc...
      Tendencionista!!

      Excluir
    2. 13 O desligamento de alguém da congregação cristã não envolve a morte imediata, de modo que os vínculos familiares continuam a existir. Assim, um homem que é desassociado ou que se dissociou ainda pode morar com a sua esposa cristã e seus filhos fiéis.
      ref - https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1988287?q=desassociado&p=doc

      19 O que aconteceria se você ficasse revoltado com Jeová pelo que aconteceu com seu filho? Seus sentimentos poderiam afastar você de Jeová. É verdade que você ama muito seu filho, mas ele precisa saber que você está decidido a amar a Jeová mais do que ama sua família. Então, para vencer a tristeza, faça o máximo para fortalecer sua relação com Deus

      ref https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/402013044?q=desassociado&p=doc#h=26

      mais duas referencias alias isso é o que nao falta isso que esta ai apenas o que esta no jw

      Excluir
  2. Seita destruidora de famílias.
    Muitos e muitas desassociados ou dessociados o são por ter descoberto as mentiras e falsidades da organização, e não por ter cometido pecados. Na verdade, o maior pecado que uma pessoa pode praticar segundo a organização,
    é descobrir que a organização é uma seita mentirosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc nem sabe que é uma seita!!!

      Excluir
    2. puxa eu também não sei o que é seita pq não assumimos o conceito do jw ?

      "Grupo de pessoas adeptas de uma doutrina ou de um líder e que seguem suas próprias crenças. Dois ramos destacados do judaísmo, os fariseus e os saduceus, foram chamados de seitas. Pessoas não cristãs chamavam também o cristianismo de “seita” ou de “seita dos nazarenos”, possivelmente encarando-o como derivado do judaísmo. Com o tempo, seitas se desenvolveram na congregação cristã. A “seita de Nicolau” é mencionada no livro de Apocalipse."
      Deixa ver "pessoas adeptas de uma doutrina ou de um lider" quem era conhecido como o fundador lider das tjs? o escravo fiel e discreto na época dele. Qual a origem das tjs ? uma Junçao de adventistas (nelson Barbour) + pentencostais (Charles Russel)
      ref- >https://wol.jw.org/pt/wol/s/r5/lp-t?q=seita&p=par&r=occ

      ' Atualmente, o termo “seita” é usado livremente pelos escritores de temas religiosos, por críticos literários e outros, lançando-o como um bolo de lama contra quem quer que OFENDA SEU PRÓPRIO TIPO DE SENSIBILIDADE RELIGIOSA. Mas será esta uma base sólida para se julgar? Antes, não seria melhor seguir a orientação
      provida por Jesus e examinar os “frutos” deles? Disse ele: “Pelos seus frutos os reconhecereis.”

      ref- https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/101988008?q=seita&p=par

      Olha só, direto no site jw já encontramos as características da seita testemunhas de jeová

      “Um INDÍCIO que nos tornamos vítimas do auto-engano é se ficamos irados quando NOSSAS CRENÇAS SÃO QUESTIONADAS. Em vez de ficarmos irados, é sábio manter a mente aberta e escutar com atenção o que outros dizem — mesmo quando temos certeza de que a nossa opinião está certa. — Provérbios 18:17.”

      ref-> https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102009251?q=Ningu%C3%A9m#h=14

      Excluir

Postar um comentário