Testemunha de Jeová recebe transfusão e esposa tem indenização negada pela justiça



Uma mulher teve um pedido de indenização negado pela justiça após o marido, que era fiel das Testemunhas de Jeová, receber uma transfusão de sangue em um hospital de Belo Horizonte, MG. A decisão cabe recurso.

De acordo com a esposa, houve discriminação religiosa e violação à honra e dignidade do marido, que se opunha à transfusão de sangue como alternativa de tratamento.

Ainda segundo a esposa, o marido chegou a assinar um termo de recusa da transfusão, mas o hospital teria realizado o procedimento sem o consentimento dele ou de seus procuradores autorizados. 

No entanto, o hospital se justificou no processo afirmando que a transfusão de sangue ocorreu porque havia risco de morte do paciente, "sendo o bem da vida colocado como prioridade e a transfusão como prioridade essencial". 

O hospital alegou também que não houve discriminação religiosa, pois o procedimento somente foi indicado pelos médicos para manutenção da vida e que, após o início das transfusões, o homem teria apresentado melhora significativa. 

Após o procedimento, a esposa conseguiu determinação judicial para interromper as transfusões e o quadro clínico do paciente piorou.

De acordo com a justiça, não há responsabilidade do médico ou do hospital que realizou a intervenção médica no paciente cuja crença religiosa é contrária ao procedimento. 

"Estava evidente que havia risco à vida naquela situação e ocasião, tanto que as suspenções das transfusões por ordem judicial ocasionou a morte do paciente", declarou o juiz que deu a decisão favorável ao hospital. 

Segundo a justiça, pelo prontuário médico é possível perceber que o paciente corria elevado risco de morte súbita, sendo necessária a transfusão urgente de sangue, sem que houvesse outra alternativa terapêutica que dispensasse o procedimento imediato.  



Fontes da informação: oglobo.globo.com/brasil/noticia/2022/12/justica-de-mg-nega-indenizacao-para-viuva-de-testemunha-de-jeova-que-recebeu-sangue.ghtml

hojeemdia.com.br/minas/testemunha-de-jeova-recebe-transfus-o-e-esposa-tem-indenizac-o-negada-apos-alegar-discriminac-o-1.939152

tjmg.jus.br/portal-tjmg/noticias/justica-nega-pedido-de-indenizacao-por-discriminacao-religiosa-em-hospital.htm#.Y6eBAnbMLIU

em.com.br/app/noticia/gerais/2022/12/20/interna_gerais,1435784/justica-nega-indenizacao-por-suposta-discriminacao-religiosa-em-hospital.shtml

migalhas.com.br/quentes/379108/esposa-de-testemunha-de-jeova-que-recebeu-sangue-nao-sera-indenizada










Comentários

  1. E chocante como essa seita deixa as pessoas robotizados chegando ao ponto de deixar um familiar morrer em vez de aceitar transfusões de sangue que salva a vida . As autoridades precisam saber que essa seita americana faz lavagem cerebral em seus adeptos por isso que eles agem assim

    ResponderExcluir
  2. MAis um sacrifício humano apoiado até pela justiça Brasileira

    ResponderExcluir

Postar um comentário