24 anos de uma cirurgia inédita na Itália

 



Há exatos 24 anos era realizada uma cirurgia inédita na Itália. Em setembro de 1998, um bebê, filho de fiéis das Testemunhas de Jeová, de apenas um ano de vida, com uma doença cardíaca, foi operado e salvo, sem a necessidade de receber uma única transfusão de sangue.

Na ocasião os médicos que realizaram a cirurgia inédita tiveram de enfrentar uma situação extremamente difícil entre salvar a vida do bebê por não respeitar as crenças religiosas de seus pais que eram membros das Testemunhas de Jeová  ou respeitar a vontade deles colocando em perigo sua vida. Do ponto de vista da medicina, na época era impossível realizar cirurgias cardíacas sem recorrer as transfusões de sangue. 

Os médicos decidiram encarar o desafio e realizar a cirurgia cardíaca no bebê sem a necessidade de recorrer a uma única transfusão de sangue. O sucesso da cirurgia fez com que o hospital que realizou o procedimento médico se tornasse referência na Europa em cirurgias cardíacas em crianças sem a necessidade de transfusões de sangue.   

     


Fontes da informação: luce.lanazione.it/scienze-e-culture/testimoni-geova-intervento-senza-sangue/

dire.it/19-09-2022/791599-la-storia-del-piccolo-andrea-testimone-di-geova-operato-a-cuore-aperto-senza-sangue/

nursetimes.org/fu-operato-a-cuore-aperto-senza-trasfusioni-di-sangue-figlio-di-testimoni-di-geova-oggi-25enne-ha-fatto-storia-insieme-al-medico-che-esegui-lintervento/146239

Comentários