Uma descoberta arqueológica pode mudar os rumos dos ensinamentos da Bíblia e afetar diretamente os ensinamentos das Testemunhas de Jeová. Arqueólogos respeitados internacionalmente encontraram no Monte Ebal na Cisjordânia, uma tabuleta de 3.000 com o nome de Deus. Eles acreditam que essa pode ser a descoberta mais significativa da história moderna.
A tabuleta encontrada pelos arqueólogos em letras hebraicas faz referência aos acontecimentos mencionados em Deuteronômio 27:15-26 e Josué 8:30. Nessas passagens bíblicas, pode ser ler que os israelitas seriam amaldiçoados se desobedecessem a Deus.
Na tabuleta encontrada, o nome de Deus foi escrito como sendo YHW. Os arqueólogos disseram que esse seria o primeiro nome usado pelos israelitas para se referir a Deus e mostra que eles estavam alfabetizados quando entraram na Terra Santa.
Se a descoberta for aceita pelos teólogos, o ensinamento utilizado hoje para identificar o nome de Deus, YHWH, utilizado pelas Testemunhas de Jeová se torna totalmente nulo.
Fontes da informações: noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2022/04/06/tabuleta-antiga-indica-o-possivel-nome-de-deus-e-a-origem-da-biblia.htm
Até mesmo os velhos (no caso o J. Jackson) já vieram a público e disseram que o nome de deus não seria jeová, mas que usavam por que era a forma mais "popular", por isso acredito que mesmo ficando provado historicamente que o deus de Israel tinha outro nome, acho que a Torre não vai mudar, eles irão dizer "ah mas o NOSSO deus é outro, o nosso deus é jeová".
ResponderExcluirAqui está um assunto interessante. De vez em quando eu vou comentar nos vídeos e artigos dos Apologistas da JW.ORG.
ResponderExcluirJá há algum tempo que ao tomar conhecimento desta S.E., eu dirigi-ma a vários deles, vou só pôr a última vez que pus no vídeo Jeová, Cristóvão Colombo e o Papagaio arrogante, do conhecidíssimo Queruvim.
Alvaro Reis
há 1 mês
E porque é que a S.E. Janeiro 2021, PG. 31 tem um artigo intitulado "como uma inscrição antiga confirma o que a Bíblia diz?" A inscrição na pedra diz: Maldito seja Hhagaf, filho de Hhagav, por YAHWEH Tsavaoth" e é traduzido por "JEOVÁ dos exércitos"?
Não obtive resposta, mas vá lá, não apagou.
O mesmo se deu com este artigo na TNM defendida, do mesmo autor, que tem como título:
Descoberta no Monte Ebal antiquíssima Tabuleta ( circa 1500 AEC) com inscrição hebraica
Queruvim : Obrigado. Estou contente por não ter apagado os meus comentários, embora sejam ignorados.Contando com a sua permissão vou falar no artigo que publicou intitulado: "Descoberta no Monte Ebal antiquíssima Tabuleta ( circa 1500 AEC) com inscrição hebraica." link https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/2022/03/25/descoberta-antiquissima-tabuleta-circa-1500-aec-com-inscricao-hebraica-no-monte-ebal/. " Já que não se pode comentar lá, faço-o aqui.
Ora temos: "O Dr. Scott Stripling – diretor do Instituto de Estudos Arqueológicos do Seminário Bíblico em Katy – liderou a equipe que descobriu a pequena placa de chumbo dobrada no Monte Ebal, em Israel. A inscrição diz: “Amaldiçoado, amaldiçoado, amaldiçoado – amaldiçoado pelo Deus Yehovah.Você vai morrer amaldiçoado.Amaldiçoado você certamente morrerá. Amaldiçoado por Yehovah«– amaldiçoado, amaldiçoado, amaldiçoado.” E a frase do Dr. Scott Stripling é: “Agora temos o nome ‘Yahweh’, o Deus bíblico de Israel, em uma inscrição datada como sendo do (final da Era do Bronze II), que é anterior ao que muitos céticos argumentariam que a Bíblia existia ou que sequer havia a capacidade de escrever um texto sagrado”, disse Stripling." Interesssante que a foto diz: The Divine Name YHW from M.te Ebal (trigrama?)
A mesma pergunta: Então ele diz que é "Yahweh" e é substituído por Yehovah"?
Desapareceu misteriosamente…..
Também fiz o comentário que segue no
VÍDEO O Nome de Deus JEOVÁ! Com Pedro Calvache(Completo)
cOMENTÁRIO ás 15.31 do dia 12/05/2022 15h30m
@Pedro Calvache: O meu nome é Álvaro Reis, tenho 79 anos, não sou nem fui da JW.ORG. Conheço as crenças e há 61 anos. Sobre o Nome de Deus, tão falado. causando polémicas várias, gostava de perguntar: E porque é que a S.E. Janeiro 2021, PG. 31 tem um artigo intitulado "Como uma inscrição antiga confirma o que a Bíblia diz?"(Nós sabemos que nos manuscritos habraicos o que tem é o Tetragrama, transliterado como YHWH, não é verdade? Só fala em Jeová, porque substituiram o Tetragrama por esse nome "que é o mais familiar, o mais conhecido...)
A inscrição na pedra diz: Maldito seja Hhagaf, filho de Hhagav, por YAHWEH Tsavaoth" e no artigo é traduzido por "JEOVÁ dos exércitos"? Então se diz Yahweh, confirma ou desminte o que a Bíblia diz? Só se foi para "confirmar" que traduziram para Jeová. (CONTINUA)
Também sobre o Nome, Queruvim tem um artigo no site "Tradução do Novo Mundo defendida" um artigo intitulado: "Descoberta no Monte Ebal antiquíssima Tabuleta ( circa 1500 AEC) com inscrição hebraica."
ResponderExcluir(link https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/2022/03/25/descoberta-antiquissima-tabuleta-circa-1500-aec-com-inscricao-hebraica-no-monte-ebal/. " ) O Dr. Scott Stripling – diretor do Instituto de Estudos Arqueológicos do Seminário Bíblico em Katy – liderou a equipe que descobriu a pequena placa de chumbo dobrada no Monte Ebal, em Israel."
E lá está o mesmo caso: Neste artigo da autoria de Queruvim a inscrição diz: “Amaldiçoado, amaldiçoado, amaldiçoado –amaldiçoado pelo Deus Yehovah. Você vai morrer amaldiçoado. Amaldiçoado você certamente morrerá. Amaldiçoado por Yehovah– amaldiçoado, amaldiçoado, amaldiçoado.”
Mas veja o que diz no mesmo artigo :“Agora temos o nome ‘Yahweh’, o Deus bíblico de Israel, em uma inscrição datada como sendo do (final da Era do Bronze II), que é anterior ao que muitos céticos argumentariam que a Bíblia existia ou que sequer havia a capacidade de escrever um texto sagrado”, disse Stripling. O artefato é pelo menos 200 anos mais velho que qualquer outro texto hebraico existente – e 1.350 anos mais velho que os Manuscritos do Mar Morto.
Então o arqueólogo fala em Yahweh e foi traduzido por Yehovah? E este artigo tem várias fotos e uma diz: "The Divine Name YHW from Mt. Ebal in proto-alphabetic script".
Então naquela altura ainda não era o Tetragrama. Então afinal era Trigrama e depois passou para Tetragrama?
Também não aparece. Tornei a enviar hoje. Se calhar é muito comprido e não segue. Pode ser culpa minha.
Em suma. Caso fique comprovado que este seria o nome de Deus; tanto na forma
ResponderExcluirescrita como pronúncia. Vocês aceitarão como o nome real do Deus da bíblia? Se for comprovado sem sombra de dúvida não estranhe se as tjs adotarem. Mas fica a dúvida; caso as tjs adotassem vcs também adotariam ou colocariam dúvidas?
@Jotamax - Eu só pus a questão do porquê dessas inscrições serem YHWH, dizerem que é "Yahweh" e terem traduzido por Jeová. Mas o que está neste último objecto é só YHW e que dizem significar Yahweh. Já não é YHWH o célebre Tetragrama. Agora é o Trigrama (digo eu). Mas agora há mais uma questão: o que significará YHW? Os entendidos dirão ou especularão.
ResponderExcluirAgora digo eu; adoraria que fosse confirmado que agora com essa descoberta fosse possível de uma vez por todas afirmar o nome do verdadeiro Deus. Seria mais fácil as tjs adotarem. Mas seria difícil para opositores aceitarem que as tjs tem o nome do Deus vardadeiro. Mesmo com as descoberas e comprovações.
ResponderExcluir@Jotamax - Nunca li que Jesus disse outro Nome além de "Pai". Os Apóstolos pediram para Jesus mostrar o Pai, nunca falaram noutro nome. E eles deviam conhecer o "YHWH", que agora parece só ser "YHW".
ResponderExcluirAgora vi que está bastante confuso. Mas pela resposta já entendi. Não vou me prolongar mais. Tudo bem pense como queira.
ResponderExcluir@Jotamax - Obrigado por me responderes.
ResponderExcluir