Uma moeda que complica as Testemunhas de Jeová





 Arqueólogos encontraram uma moeda de ouro rara durante escavações feitas na cidade de Tel Aviv, em Israel. A moeda encontrada data do período por volta de 638 D.C.  

Em um lado da moeda encontrada é mostrada uma representação do Imperador Heráclio, ao lado de seus filhos, enquanto em seu outro lado é mostrada uma representação da crucificação de Jesus na colina de Gólgota, em Jerusalém.

 A moeda encontrada é uma prova que Jesus Cristo morreu numa cruz, desmentindo assim as Testemunhas de Jeová que dizem que ele morreu num poste reto. 



 




Fontes da informação: aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/moeda-bizantina-que-retrata-crucificacao-de-jesus-e-encontrada-em-israel.phtml

obolsodovale.com.br/moeda-de-1-500-anos-que-retrata-crucificacao-de-jesus-e-encontrada/

 guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/arqueologos-descobrem-moeda-de-ouro-que-possivelmente-retrata-crucificacao-de-jesus.html

jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/jesus-morreu-numa-cruz/

Comentários

  1. Põe volta do ano 630 o falso Cristiano como o conhecemos na atualidade, já existia há 295 anos, quando houve o concílio de niceia no ano 325. Sem se levar em conta que a postaria já existia nos dias dos apóstolos por volta do ano 50 de. E, que a cultura ao de cruzes remonta a séculos antes de Cristo, como símbolos da adoração falsa pelos fenícios, egípcios, etc.. portanto não surpreende que a cruz já fosse aceita no catolicismo político da época do ano 630.

    ResponderExcluir
  2. Pois, mas leiam por favor isto:
    Cruz ou Estaca
    Vejamos o que diz em Mateus 27:37 em várias TNM:
    - TNM das Escrituras Sagradas segundo a TNM da versão inglesa de 1961, MEDIANTE CONSULTA
    CONSTANTE ao antigo texto hebraico,aramaico e grego 1967 (Edição Brasileira):
    37 “Também puseram POR CIMA DE SUA CABEÇA a acusação contra ele…..”

    - TNM das Escrituras Sagradas- Tradução da versão inglesa de 1984, MEDIANTE CONSULTA CONSTANTE
    ao antigo texto hebraico, aramaico e grego – Revisão de 1986:
    37 –Também puseram POR CIMA DE SUA CABEÇA a acusação contra ele…..

    - TNM das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8) – 1986 (Tradução da versão inglesa de 1961
    mediante CONSULTA CONSTANTE ao antigo texto hebraico, aramaico e grego — Revisão de 1986)
    37 - Também puseram POR CIMA DA SUA CABEÇA a acusação contra ele….

    TNM da Bíblia Sagrada (2016)
    Baseada na Tradução do Novo Mundo em inglês (edição de 2013). As línguas originais FORAM CONSULTADA s durante o processo de tradução.
    Prefácio da Comissão: Reconhecendo a importância da mensagem das Escrituras, nosso objetivo foi produzir uma tradução,não apenas fiel AOS TEXTOS ORIGINAIS …
    37 - Também colocaram POR CIMA DA SUA CABEÇA a acusação contra ele…..

    TNM da Bíblia Sagrada (Edição de Estudo) 2019
    © 2015, 2021
    …..As imagens e os vídeos em 3D das mídias são o RESULTADO DE MUITA PESQUISA…..
    New World Translation of the Holy Scriptures (Study Edition)
    Portuguese (Brazilian Edition) (nwtsty-T)
    Também colocaram ACIMA da sua cabeça a acusação contra ele, por escrito….

    Tinha de haver mudança. Como é que podiam conciliar as imensas pinturas, desenhos, fotos, etc., se não batia certo com o que estava em MT:27:37? Alguém pode fazer um desenho com a placa por cima da cabeça e braços estendidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Areis, tradicionalmente a cruz romana é em forma de "T" maiúsculo com a parte horizontal um pouco mais para baixo... já houve uma época em que os TJ's acreditavam na cruz dessa forma como eu descrevi. Tinh era uma coroa de ouro em volta dela. Esse símbolo era usado nos tempos do Russel e do Rutherford. Ainda hoje essa cruz coroada e usada na seita russelita dos Estudantes da Biblia, ainda hoje existentes. Se der uma vista de olhos em fotos da pirâmide tumular do Russel, está lá esse símbolo gravado na pedra. Eu digo isto porque os TJ's tentam a todo custo esconder esse tipo de cruz e mostram apenas a estaca vertical sem a parte horizontal. Os antigos TJ's também acreditavam que o crucificado não estava com os braços acima da cabeça mas abertos em "T".

      Excluir
  3. Segundo Tertuliano (160-250) "Em todas as nossas viagens e movimentos, em todas as nossas entradas e saídas, ao vestir-nos, no banho, ma mesa, ao accender as nossas lâmpadas, nas nossas ocupações quaisquer que sejam, fazemos na nossa fronte o sinal da cruz. (De Cor. Mil.,3)
    Orígenes (185-255) escreve: A letra THAU assemelha-se à figura da "cruz" e a pro0fecia de Ezequiel "que com um THAU marca as testas dos homens" reffere-se ao sinal que fazem os cristãos na testa, quando começam qualquer trabalho e especialmente no princípio das orações e leituras santas. (In Ezeq. 9.4)

    ResponderExcluir
  4. Só queria saber que diferença faz Jesus ter morrido em uma cruz, ou uma estaca. Mas tudo indica que foi em uma cruz mesmo. Só não entendo essa pira dos TJs em ficar contestando isso. O que isso altera na doutrina cristã? Por acaso eles defendem que se use palitinhos, ao invés de crucifixos, pendurados no pescoço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkk morri de rir dessa, Hugo! Nem as pessoas iriam entender por quê tanto palitinho! Seria um tanto estranho...

      Excluir
    2. Realmente, parece não haver diferença, porém, tem o diferencial: crer, usar, ensinar, venerar algo que não é devido, além de fazer da pessoa ou religião um idolotra, faz dele, algo reprovado, uma vez que a realidade não é assim. Esse achado arqueológico não afeta em nada as TJS e seu conceito sobre o formato da estaca de tortura do Cristo. Afinal, a oposição religiosa é várias outras formas de manifestações de heresias, já estava presentes já no primeiro século. Não me surpreende se acharem relíquias com imagens de trindade, infernos, almas, deusas- mães , prefeitos cristãos, anjos da guarda, velas, rosário e até o nome da igreja católica.

      Excluir
    3. A realidade então é o que diz a torre de vigia?🤔

      Excluir
    4. Eu acho idiotice a veneração, quer seja de uma cruz, de um "X", uma estaca, um "T", ou qualquer outra forma de objeto. Só que a questão do tópico não é a veneração da cruz, mas sobre se foi cruz ou estaca. E o questionamento do meu comentário é sobre a tara da torre de vigia em ficar batendo nessa tecla. Ainda mais quando se sabe que SE UM DIA FOR CONVENIENTE, eles terão um novo entendimento, uma nova luz, que revelará ter sido mesmo uma cruz, uma vez que Tomé deixa claro em João 20:25 que mais de um prego foi usado para fixar as mãos de Jesus. A essa altura, algum TJ teria coragem de apostar todo o seu patrimônio na certeza de que isso nunca irá acontecer?

      Excluir
    5. Até que a arqueologia é a paleontolologia prove o contrário por achado documentais...
      SIM. (Ao meu ver).

      Excluir
  5. Sim, sim. E até pode aparecer uma imagem de Cristo "estacado", braços estendidos, e com a inscrição "acima da cabeça", e virá confirmar que de facto a versão da TNM da Bíblia Sagrada (Edição de Estudo) 2019 © 2015, 2021 de Mt. 27:37 está correcta.
    Vai ser como o artigo "Você Sabia?Como é que uma inscrição antiga confirma o que a Bìblia diz?" S.E Janeiro 2021, pg.31: A inscrição diz: “Maldito seja Hhagaf, filho de Hhagav, por Yahweh Tsavaoth.” Como essa inscrição apoia o que a Bíblia diz? Ela mostra que o nome de Deus, Jeová, escrito em hebraico antigo com as letras YHWH, era bem conhecido e usado no dia a dia nos tempos bíblicos. .....As palavras “Yahweh Tsavaoth”, que aparecem no bloco de pedra encontrado, significam “Jeová dos exércitos”.
    Para mim foi a primeira vez que eu encontrei que Javé significa Jeová.
    Quanto aos anjos, não vai aparecer nada, porque eles já andam aí há anos, por isso têm barbas brancas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário