Testemunhas de Jeová sofrem derrota em tribunal de justiça da Holanda




A justiça da Holanda concluiu que os pastores das Testemunhas de Jeová, conhecidos como anciãos, não constitui uma classe clerical como alegou seus advogados. 

Em abril de 2018, o Ministério Público da Holanda havia determinado a busca e apreensão de documentos na sede das Testemunhas de Jeová local e nas residências de alguns de seus anciãos. Os documentos apreendidos comprovavam os abusos sexuais alegados por algumas pessoas em suas congregações no país. 

As Testemunhas de Jeová não concordaram com a apreensão de seus documentos pelo Ministério Público e pediu as suas devoluções. Segundo elas, os documentos contém confissões de seus membros para seus anciãos, e de acordo com a lei, qualquer conversa religiosa entre  clérigos e fiéis são protegidas e não podem ser divulgadas. 

As Testemunhas de Jeová tentaram argumentar na justiça  que possui uma classe clerical para não ser responsabilizada por seus anciãos não terem ido a polícia denunciar os abusos sexuais de crianças ocorridos em suas congregações na Holanda. 

A justiça da Holanda não caiu na manobra dos advogados das Testemunhas de Jeová e alegou que as conversas entre seus anciãos e fieis não ficam em sigilo, pois elas são compartilhadas para outras pessoas e por isso a lei que protege a confissão religiosa não pode ser aplicada para seus pastores, assim como ocorre com os padres da Igreja Católica.           






Fontes das informações: dvhn.nl/drenthe/Ouderlingen-Jehovahs-Getuigen-kunnen-geen-beroep-doen-op-verschoningsrecht-bij-seksueel-misbruikzaak-Assen-25644473.html

rechtspraak.nl/Organisatie-en-contact/Organisatie/Rechtbanken/Rechtbank-Overijssel/Nieuws/Paginas/Geen-verschoningsrecht-voor-ouderlingen-Jehovah-Getuigen.aspx

trouw.nl/binnenland/rechter-om-mag-in-beslag-genomen-documenten-jehovah-s-getuigen-gebruiken-in-misbruikzaak~bdf58d45/


Comentários

  1. SER OU NAO SER CLERICOS EIS A QUESTAO DA TORRE

    ResponderExcluir
  2. O CONFIDENCIAL E ESPALHADO PRAS ESPOSAS PRA OUTRAS ANCIÃOS PRA BETEL E SABE SE LA PRA MAS QUEM QUISER OUVIR rs.

    ResponderExcluir
  3. "Os primeiros cristãos, incluindo os escritores da Bíblia, não tinham uma classe clerical. As Testemunhas de Jeová seguem esse modelo bíblico."
    https://www.jw.org/pt/biblioteca/revistas/g201008/em-que-testemunhas-jeova-acreditam/

    ResponderExcluir
  4. A CLASSE CLERICAL ESTA SUBTENDIDO NA TORRE NEGAM MAS APARECE NA HORA DE SE BENEFICIAR DA LEI DO CHAMADO MUNDO DE SATANAS

    ResponderExcluir
  5. Quando interessa, são clérigos e pedem sigilo clerical ... quando não interessa não são clérigos, logo, não estavam obrigado a denunciar.

    Aqui no Brasil, pouco importa, pois, o Estatuto da Criança e Adolescente, exige de qualquer um que saiba, que denuncie.

    Ainda bem que a Justiça na Holanda não falhou ... aqui no Brasil, não sei com esse STF!

    ResponderExcluir

Postar um comentário