Testemunhas de Jeová poderão recorrer em ação coletiva aberta na justiça do Canadá por vitímas de pedofilia em suas congregações






As Testemunhas de Jeová poderão recorrer em uma ação coletiva na justiça do Canadá movida por supostas vitimas de pedofilia em suas congregações localizadas no país. 

Em 27 de fevereiro último, a Suprema Corte de Justiça do Canadá autorizou a abertura de uma ação coletiva contra as Testemunhas de Jeová mediante o pedido de um escritório de advogacia que defende uma suposta vítima de abuso sexual infantil dentro de uma congregação da comunidade religiosa no país.

 Segundo a vítima, quando era menor de idade, um adulto membro da organização religiosa a violentou sexualmente e a agressão foi ocultada das autoridades pelos anciãos congregacionais. Segundo a vítima, as Testemunhas de Jeová protegeram seu agressor sexual. 

Na ação a vítima está pedindo cerca de 250 mil dólares canadenses de indenização das Testemunhas de Jeová. O mesmo valor seria pago também para as outras vítimas que fazem  parte da ação coletiva, que segundo a acusação, a organização religiosa é responsável por suas agressões sexuais sofridas.  

Os advogados das Testemunhas de Jeová alegam que grande parte dos abusos sexuais não ocorreram em suas dependências e não existe a certeza que as agressões foram praticadas por seus representantes. As Testemunhas de Jeová também alegam que o prazo para a maioria das vítimas denunciarem para as autoridades os abusos sexuais sofridos haviam expirado e a organização religiosa não tem a obrigação legal de fazer as denuncias e sim as vítimas.  

Mediante os questionamentos das Testemunhas de Jeová, seus advogados estão autorizados  a fazer sua defesa na Suprema Corte antes que a ação coletiva movida pelas vítimas comece a ser julgada.      





Fonte das informações:https://www.lapresse.ca/actualites/justice-et-faits-divers/201906/03/01-5228643-action-collective-pour-crimes-sexuels-les-temoins-de-jehovah-en-appel.php 

https://www.ledroit.com/actualites/justice-et-faits-divers/accuses-dagressions-sexuelles-les-temoins-de-jehovah-peuvent-sopposer-a-une-action-collective-0f7da548016b7845d8c9df6d9eddf66f

Comentários

Postar um comentário