Testemunha De Jeová com poderes em Betel é acusado de abusar sexualmente de criança

 Mais um caso de abuso sexual contra menores de idade abala a comunidade religiosa das Testemunhas De Jeová .
Dessa vez o caso envolve uma Testemunha De Jeová e segundo informações esse ocupa um cargo de confiança dentro da filial das Testemunhas De Jeová no Canadá .

Segue abaixo a reportagem retirada na página da internet de um grande veículo de comunicação no Canadá .
No final do artigo contém os créditos e o link pelas informações .




Exclusivo - Declarado não culpado de agressão sexual, ele está novamente atento aos investigadores da Sûreté du Québec.Michel Courtemanche foi protegido por seus irmãos testemunhas de Jeová? Funcionários de alto escalão sabiam da existência de outra vítima em potencial ... e permaneceriam em silêncio.



Pénélope Herbert tinha cerca de 10 anos quando foi interpretada sexualmente pela primeira vez por Michel Courtemanche, que era quase 30 anos.
Na época, as duas famílias participaram do Salão das Testemunhas Judaicas em Mont-Laurier, nas Laurentians, e sentaram-se lá fora.
O que Penélope descreve como elogios e toque teria evoluído gradualmente para os contatos sexuais mais sérios. Aos 11 anos, ela cuida dos três filhos do casal todas as segundas-feiras, enquanto Courtemanche e sua esposa ensinam a Bíblia a futuras testemunhas.
"Quando ele voltou, ele enviaria sua esposa para obter um restaurante ou alugar um filme. Então ele veio me atacar na sala. Eu sempre me recusei a colocar minha mão em seu pênis e pegue seu pênis na minha boca, sempre ", explica Penélope, agora com 42 anos.
Para silenciá-la, Courtemanche insinua que seu pai não ficaria orgulhoso dela se soubesse o que estava fazendo, lembra-se de Penélope. Ela então não tem noção de educação sexual e não reconhece o horror de sua situação.
"Quando eu era mais jovem, pensei que todos estavam fazendo isso na congregação. Eu estava tentando descobrir quem estava fazendo o que com quem ", diz ela, acrescentando que ela acreditava que todo homem tinha uma" amante da criança ".
"Eu pensei que era normal", disse ela.
Os assaltos continuaram por vários anos, embora a família de Penélope tenha deixado Mont-Laurier. Durante suas visitas, Michel Courtemanche continuaria a exigir relações sexuais completas com Penélope, que tinha 15 anos de idade.



Pénélope Herbert e Michel Courtemanche
Pénélope Herbert e Michel Courtemanche Ilustração: Radio-Canada / Jasmin Simard

A justiça dos homens

Aos 17 anos, Penélope encontrou a coragem de repelir Courtemanche depois de descobrir um artigo sobre pedofilia na revista das Testemunhas de Jeová. Ele não vai mais tocá-la. Ela finalmente confessou seus pais, que imediatamente avisaram a congregação de Mont-Laurier.
Curiosamente, no entanto, o processo interno de justiça das Testemunhas de Jeová não parece estar em movimento ( ver caixa ).
Georges Leclerc é então líder da congregação, um "antigo", de acordo com o jargão da organização. Ele não teria procurado colecionar a versão de Penélope, um passo ainda obrigatório entre as Testemunhas de Jeová. Na época, Michel Courtemanche e ele são bons amigos.
Courtemanche será repreendido, mas ele não será expulso da congregação. Penélope, ela, será forçada a deixá-la, porque ela atende um novo namorado sem se casar.
Desiludada, Penélope então se volta para o que as Testemunhas de Jeová chamam de "justiça dos homens" e denunciará Michel Courtemanche à Sûreté Municipal de Mont-Laurier em 1994.
O registro da polícia do tempo atinge sua magreza. Além de Penélope, nenhuma outra testemunha parece ter sido questionada.
Os pais de Pénélope Herbert afirmam ter sido pressionados pelos membros de sua congregação na época. Três Testemunhas de Jeová pediram-lhes para convencer sua filha a retirar sua reclamação para proteger a reputação da organização.
Penélope recusa e Michel Courtemanche é acusado de agressão sexual e agressão indecente.
Em 19 de dezembro de 1996, ele foi absolvido. Não há vestígios do testemunho ou os motivos deste julgamento.
A investigação descobriu que o juiz, o procurador e os policiais do tempo podem não ter todas as informações relevantes. Na época do julgamento, as Testemunhas de Jeová sabiam que outra jovem já acusara Michel Courtemanche de ter tido uma resposta inapropriada.

Anciãos entre as Testemunhas de Jeová

Os anciãos são os membros mais importantes de cada congregação. Normalmente três, orientam outros membros, ensinam-lhes princípios bíblicos e são responsáveis ​​por manter o código de conduta de Testemunhas de Jeová e por punir aqueles que derrogam. Eles também documentam alegações de pecados sérios por seus membros.
Nestes casos graves, como o abuso sexual infantil, eles devem estabelecer um tribunal interno (ou comissão judicial), mas somente se pelo menos uma testemunha adicional puder confirmar a versão do queixoso. As alegações de abuso sexual infantil também devem ser reportadas à sede em cada país.

História de Carolle




Carolle Poudrier e Michel Courtemanche
Ilustração de Carolle Poudrier e Michel Courtemanche : Radio-Canada / Jasmin Simard
No início dos anos 80, antes da história de Penélope, Michel Courtemanche trabalhou para o pai de Carolle Poudrier em Terrebonne, enquanto retornava a Mont-Laurier no fim de semana.
Às vezes ele guarda os filhos de seu chefe. Foi nessa ocasião que ele teria proposto ao jovem Carolle, 11, para se sentar nele. As carícias e as cócegas criam um desconforto e a garota foge para o quarto, onde ele a convenceu a ficar em silêncio dizendo a ela que "seu pai não ficaria orgulhoso dela se soubesse".
Alguns meses depois, ele a teria beijado duas vezes, uma vez que inseriu a língua na boca da menina.
Desta vez, Carolle vai falar. Ela confia em um amigo Testemunha de Jeová que se apressa em avisar um ancião da congregação de Terrebonne. Uma reunião em breve aconteceu na casa de Carolle para coletar sua versão dos fatos.
"Eu estava realmente estressado para falar sobre uma espécie de sexualidade com um cavalheiro que eu não sabia, na frente do meu pai. Foi estranho. Mas ele me perguntou o que aconteceu, então eu disse a ele e ele me agradeceu. Ele me disse que ele deveria cuidar disso ", ela explica.



Carolle Poudrier conta sua história para o pai e um ancião
Carolle Poudrier conta sua história para seu pai e um ancião. Ilustração: Radio-Canada / Jasmin Simard
As Testemunhas de Jeová de Terrebonne "assumiram" essa situação, como prometido?
O idoso identificado por Carolle é agora um membro de alto escalão da sede da Testemunha perto de Toronto. John MacEwan admite conhecer Carolle e sua família, mas negou conhecê-los sobre as alegações contra Michel Courtemanche. Quando lhe perguntamos se a informação havia sido transmitida da congregação de Terrebonne para a de Mont-Laurier, ele se recusou a responder.
De acordo com várias fontes familiarizadas com suas regras, incluindo a antiga testemunha de Jeová Marilou Lagacé, seria muito surpreendente que a informação não tenha sido transmitida para Mont-Laurier, a residência de Michel Courtemanche.
"Não, é impossível. A primeira coisa que eles têm a fazer é pegar o telefone e chamar sua congregação e dizer: "Seu membro da sua congregação, ele está conosco, e aqui está o que ele está fazendo", " -lo.
Se a informação sobre Michel Courtemanche fosse às Testemunhas de Jeová de Mont-Laurier, os pais dos filhos da congregação nunca conheceram nada sobre isso.
Quanto ao pai de Carolle Poudrier, ele nos disse que perdoou Michel Courtemanche.



O pai de Carolle Poudrier e Michel Courtemanche
O pai de Carolle Poudrier e Michel Courtemanche Ilustração: Radio-Canada / Jasmin Simard

Eram dois

Em 2015, Carolle Poudrier e Pénélope Herbert não se conhecem e não sabem que compartilham um segredo pesado.
Penélope aprenderá por acidente a existência de Carolle, que evocou as transgressões de Michel Courtemanche com um amigo comum. A reunião ocorreu alguns dias depois.
"Foi surreal. Eu nem pensei que poderia ter acontecido ... Tudo o que ela me contou, eu vi as mesmas palavras, vi o mesmo personagem. Carolle tornou-se minha verdade ", diz Penélope, que, no entanto, vê uma grande diferença entre as duas situações. "Ela teve a brilhante idéia de empurrá-lo para longe. Ela era forte. Foi o que fez a diferença. "
Esta reunião também abalou Carolle. "Eu vi uma mulher de minha idade, mas também vi uma garotinha. Realmente me machucou, isso me deixou muito triste por ela. "



Pénélope Herbert e Carolle Poudrier
Pénélope Herbert e Carolle Poudrier Ilustração: Radio-Canada / Jasmin Simard
Pouco antes da reunião, Pénélope Herbert decidiu denunciar Michel Courtemanche novamente às Testemunhas de Jeová escrevendo uma longa carta à sede. Ela não sabia que pelo menos duas outras mulheres tinham feito o mesmo acusando Courtemanche de ter atacado sexualmente quando eram menores de idade. Ele foi finalmente excluído das Testemunhas de Jeová há três anos.

Nova investigação policial




Georges Leclerc e Michel Courtemanche
Georges Leclerc e Michel Courtemanche Ilustração: Radio-Canada / Jasmin Simard
Pesquisadores da Sûreté du Québec (SQ) em Mont-Laurier estão novamente interessados ​​em Michel Courtemanche, bem como o ex-líder da congregação Mont-Laurier, Georges Leclerc.
Pelo menos sete vítimas em potencial foram identificadas, quatro dos quais apresentaram uma queixa, incluindo Pénélope Herbert e Carolle Poudrier.
O SQ agora é atraente para o público nesta matéria. "Estamos tentando identificar outras vítimas potenciais que podem se sentir solitárias, não estão prontas para conversar. Eles precisam saber que os investigadores estão dispostos a se encontrar com eles. Também testemunhas, há pessoas, é claro, quem sabe as coisas ", diz a porta-voz da SQ, Martine Asselin.
Georges Leclerc é o ex-amigo de Michel Courtemanche, aquele que não teria coletado a versão de Pénélope Herbert há mais de 20 anos. Ele ainda é Testemunha de Jeová, mas perdeu seus privilégios anteriores, como evidenciado pela gravação de uma conversa entre Penélope e dois membros de alto escalão da organização.



Penélope discute com os anciãos
Penélope discute com os anciãos. Ilustração: Radio-Canada / Jasmin Simard
"Eu soube muito recentemente que Leclerc foi disciplinado pela pedofilia", disse um dos anciãos durante sua reunião com Penelope.
"É seguido. Se ele se move, ele escreve uma carta e envia-o com todos os detalhes pedófilos ... Leclerc não tem privilégios, ele não tem permissão para ir sozinho porta a porta . Ele deve estar com outro adulto ", acrescenta o outro.
Pelo menos três mulheres denunciaram Georges Leclerc às Testemunhas de Jeová, internamente. O Sr. Leclerc se recusou a responder nossas perguntas sobre este assunto.
Ao telefone, Michel Courtemanche nega ter abusado de Pénélope Herbert e Carolle Poudrier. Ele nos lembrará várias vezes que ele foi considerado não culpado por um tribunal de justiça. "Meu único erro", ele acrescenta, "estava me encontrando sozinho com Penelope. "

"A casa dos tolos"

Em um relatório anterior , a equipe de Inquérito descobriu o sistema de justiça paralelo das Testemunhas de Jeová que puniria as violações de seu rígido código de vida, incluindo acusações de abuso sexual infantil.
A investigação revelou a existência de procedimentos preocupantes, incluindo o tribunal interno chamado comitê judicial, onde, até recentemente, as pessoas que alegavam ser vítimas de agressão sexual tiveram que confrontar seu agressor na presença de três anciãos da congregação.
Tal como acontece com qualquer violação grave do Código de Conduta das Testemunhas de Jeová, duas pessoas devem denunciar o abuso sexual para que a acusação seja confirmada pelo Comitê Judicial. Este procedimento às vezes leva à expulsão da congregação, mas quase nunca a uma denúncia à polícia.
Este diagrama mostra a complexidade do processo de denúncia interna e externa das Testemunhas de Jeová em relação ao abuso sexual infantil.



Este diagrama mostra a complexidade do processo de denúncia interna e externa das Testemunhas de Jeová em relação ao abuso sexual infantil.
A queixa deve passar por um caminho tortuoso antes de ser transmitida às autoridades, o que só será feito se a lei obrigar as Testemunhas de Jeová a fazê-lo. Este é o caso em Quebec, onde o reporte de possíveis abusos sexuais de crianças à Direção de Proteção à Juventude é obrigatório.
Quando as testemunhas chegam para testemunhar ou fornecer casos ao tribunal, as Testemunhas de Jeová procuram acima de tudo manter a confidencialidade (passo 24), particularmente invocando os privilégios eclesiásticos que a confissão pode conferir.
Pode haver até 30 passos para tomar antes de uma testemunha concordar em testemunhar em tribunal ou para fornecer arquivos secretos sobre os membros da congregação.
"Eu olho para isso e há algo que me vem à mente: a casa dos tolos. Quando observamos o processo, percebemos que é um processo de evasão, é um sistema de proteção da reputação das Testemunhas de Jeová ", explica o ex-testemunho de Jeová Marilou Lagacé, crítico de a organização.
Este quadro foi apresentado na Comissão Real Australiana sobre Abuso Sexual Infantil, que conseguiu demonstrar que, durante um período de 60 anos, nenhuma das 1.000 queixas internas havia sido transmitida à polícia australiana ou à proteção de infância.
Em 1 de setembro, as Testemunhas de Jeová enviaram instruções claras em uma carta aos anciãos: "As vítimas e seus pais devem ser informados sobre o direito de denunciar essas alegações às autoridades seculares. Aqueles que fazem essa escolha não serão criticados pelos anciãos "

Fonte das informações :ici.radio-canada.ca/nouvelles/special/2017/09/agressions-sexuelles-anciens-temoins-jehovah-enquete-michel-courtemanche/

Comentários

  1. Somente agora, depois de tantas vidas destruídas, tantos sonhos roubados, a WT decide deixar os pais "livres" para denunciar. Que lindo 👏👏👏👏👏👏 Rezo todos os dias pra que essa seita maldita seja proscrita de todos os países, assim como aconteceu na Rússia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário