Dois anos de prisão para testemunha de Jeová que recusou serviço militar obrigatório




Um tribunal de justiça localizado no Turquemenistão determinou que Azat Ashirov, de 20 anos, membro da seita Testemunhas de Jeová, fosse preso por um período de dois anos por recusar serviço militar obrigatório no país. Alegando motivos religiosos, Azat Ashirov, tentou pedir para as autoridades militares o serviço civil alternativo, mas teve seu pedido negado. Os militares acusam o jovem de tentar cometer fraude para escapar de suas responsabilidades com o serviço militar obrigatório. 

Com a detenção de Azat Ashirov, sobe para quatro o número de membros da seita norte americana Testemunhas de Jeová no Turquemenistão que foram detidas em 2019 por recusar o serviço militar obrigatório. Segundo o site Fórum 18, cerca de sete testemunhas de Jeová estão detidas em prisões do país pelo mesmo motivo.

O Turquemenistão não oferece alternativa ao serviço militar obrigatório. O serviço militar para homens entre 18 e 27 anos é geralmente por um período de dois anos. O artigo 58 da Constituição do país declara como "sagrado e obrigatório o serviço militar". 

Os jovens que recusam o serviço militar por motivo religioso ou outros são processados e podem pegar uma pena máxima de dois de prisão ou dois anos de trabalho corretivo. Quem comete fraude para não realizar o serviço pode pegar quatro anos de prisão.




Fonte das informações: forum18.org/archive.php?article_id=2504

Comentários