Uma polonesa que deixou as Testemunhas de Jeová depois de 27 anos como sua fiel, contou para a imprensa sua análise sobre o grupo religioso.
Em sua análise a polonesa diz que as Testemunhas de Jeová atua como uma seita onde suas regras exerce total controle sobre a vida de seus membros. Segundo ela, dentro do grupo religioso um membro vigia o outro membro onde quando um dele erra e denunciado para seus pastores conhecidos como anciãos.
"As Testemunhas de Jeová têm uma estrutura muito complexa que visa exercer um controle enorme sobre seus fiéis, e isso só se torna aparente quando você sai dela. As Testemunhas de Jeová dizem que esse controle é para proteção. Controlar os membros, denunciar uns aos outros...Dizem que se você tem um amigo que pecou e não vai aos "anciãos" para reclamar dele, que tipo de amigo você é?", diz a polonesa sobre o controle que as Testemunhas de Jeová exercem sobre seus membros.
![]() |
Segundo a polonesa, as Testemunhas de Jeová exercem um total controle sobre seus membros. |
Em sua análise a polonesa também declarou que os pastores das Testemunhas de Jeová conhecidos como anciãos em suas congregações são como deuses humanos sendo reconhecidos como superiores aos demais fiéis.
" Eles se assemelham um pouco a um padre, mas têm muito mais controle sobre a congregação e sempre sabem o que está acontecendo uns com os outros. Entre as Testemunhas de Jeová, a lealdade aos anciãos é maior do que a um marido ou esposa. Se os anciãos descobrem um pecado, sua tarefa é curar espiritualmente o doente, porque o pecado é uma doença. Então, no início, eles se encontram com essa pessoa, e se o pecado for mais grave - alguma imoralidade, embriaguez ou alguém viu uma Testemunha de Jeová cambaleando na rua - isso é inaceitável. Fumar cigarros também é inaceitável. Depois, há uma comissão judiciária, onde três anciãos questionam a pessoa sobre seu pecado e verificam se ela demonstra remorso suficiente para permanecer na congregação. Se esse remorso não for evidente, a pessoa geralmente é expulsa da congregação", diz a polonesa sobre o papel dos anciãos nas congregações das Testemunhas de Jeová.
![]() |
Conforme a polonesa, os anciãos são uma espécie de deuses humanos nas congregações das Testemunhas de Jeová. |
Fonte da informação: opoka.org.pl/News/Polska/2025/lojalnosc-wobec-starszych-wieksza-niz-wobec-meza-lub-zony-mowi
Isso, para mim, já não é novidade para mim saber disso. Esses anciãos (pastores) funcionam como polícias secretos que vigiam e até torturam psicologicamente a quem lá anda. É como os Arapongas no Brasil e como a DGS/PIDE em Portugal que existia durante o Estado Novo antes da vinda da Democracia no dia 25 de Abril. Essa organização funciona como uma ditadura como a Norte-Coreana. Eu, certamente, não me sentia feliz quando andava nisso. Muitas pessoas lá também não. Depois a JW.org venha me dizer que tem "o povo mais feliz do mundo"... de felicidade não tem nada. Veja as estatísticas e tire suas conclusões!!!
ResponderExcluir