Justiça apura se hospitais estão oferecendo tratamento sem transfusão de sangue para fiéis das Testemunhas de Jeová

  



O Ministério Público iniciou uma apuração para descobrir se os hospitais públicos da cidade de Limeira, no interior do estado de São Paulo, estão cumprindo a determinação da Supremo Tribunal Federal (STF) de que os pacientes que são fiéis das Testemunhas de Jeová devem ter acesso a tratamentos de saúde de acordo com suas crenças.

No ano passado, juízes do STF entenderam que o Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS) é obrigado a oferecer métodos de tratamento sem transfusão de sangue para fiéis das Testemunhas de Jeová. Houve a denúncia, que a rede de saúde pública da cidade da Limeira não estava cumprindo essa determinação da justiça brasileira.

Após a denúncia que a rede de saúde pública de Limeira não estava oferecendo tratamento de acordo com as crenças dos pacientes que são fiéis das Testemunhas de Jeová, o Ministério Público pediu uma apuração para descobrir se isso está realmente ocorrendo.

Além da apuração, com o apoio das Testemunhas de Jeová o Ministério Público vai orientar a rede de saúde pública da cidade de Limeira a oferecer tratamento sem transfusão de sangue para os fiéis do grupo religioso.       



Fontes da informação: g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2025/09/06/entenda-por-que-mp-investiga-os-atendimentos-a-pacientes-testemunhas-de-jeova-em-limeira.ghtml

 diariodejustica.com.br/mp-apura-protocolos-para-pacientes-testemunhas-de-jeova-na-rede-publica-de-limeira/

Comentários