Fiel das Testemunhas de Jeová falece um mês após receber condenação da Justiça da Rússia

 



Um fiel das Testemunhas de Jeová identificado como sendo Alexander Lubin, de 68 anos, morreu em uma unidade hospitalar da Rússia. Um mês antes, a Justiça do país lhe aplicado uma multa de valor elevado de acordo com sua Lei de Combate a Grupos Extremistas.

A morte do fiel das Testemunhas de Jeová foi bastante lamentada por grupos que atuam em defesa dos direitos humanos. O fiel era deficiente e tinha sérios problemas de saúde que se agravaram de acordo com sua prisão e processo investigativo feito pela Justiça da Rússia. 

No entendimento dos defensores dos direitos humanos, houve abuso de poder por parte das autoridades da Rússia, que não levaram em consideração a deficiência e saúde do fiel que faleceu e fez sua condenação. 

Segundo as Testemunhas de Jeová, já são 13 fiéis seus que morreram na Rússia enquanto eram investigados e processados pela Justiça do país. A organização religiosa, acusa o judiciário local de ignorar a saúde dos investigados. Muitos são idosos e deficientes. 

Segundo os defensores dos direitos humanos, a perseguição atual contra as Testemunhas de Jeová feita por Vladimir Putin em crueldade supera a feita por Josef Stalin na antiga União Soviética, quando fiéis da organização religiosa também foram perseguidos.     


Fonte da informação: kasparov.ru/material.php?id=6734B1A24A91F

 novayagazeta.ru/articles/2024/11/25/svideteli-umiraiut-pod-sledstviem

Comentários