A Justiça da Finlândia condenou um ex-fiel das Testemunhas de Jeová por ter exibido em seu canal na internet um vídeo de uma reunião da organização religiosa. O vídeo mostrado destaca uma orientação que as Testemunhas de Jeová dão sobre o tratamento que deve ser dado para pessoas que são expulsas de suas congregações.
Dois anciãos das Testemunhas de Jeová que aparecem no vídeo dando a orientação não gostaram de serem exibidos no canal do ex-fiel e foram a justiça alegando dano a suas imagens.
A Justiça da Finlândia entendeu que não houve violação da lei a divulgação do vídeo, mas houve um erro do ex-fiel ao não usar um programa para esconder os rostos dos anciãos das Testemunhas de Jeová.
Por ter mostrado os rostos dos anciãos em seu canal na internet, o ex-fiel das Testemunhas de Jeová foi penalizado com uma multa e obrigado a pagar indenizações aos dois pastores da organização religiosa.
Fontes da informação: iltalehti.fi/kotimaa/a/9fc80aec-b16e-439d-bdb6-1694c7505e34
Three former Jehovah's Witnesses, Joni Valkila, Antero Saarenpää and Mikko Gröhn, have set up a small-scale money collection to cover my legal costs.
ResponderExcluirHere are the details of this collection:
Number of crowdfunding authorisation: RA/2024/1888
Organizer: Joni Valkila, a former Jehovah's Witness working for Victims of Religions: https://www.uskontojenuhrientuki.fi/
Use of funds: Covering Jari-Pekka Peltoniemi's legal costs.
Secondary use: If surplus funds remain after covering legal costs, they will be donated to Victims of Religions Support.
Link to the collection site gofundme:
https://www.gofundme.com/f/shunning-is-a-crime
News made by Yle's MOT editorial team:
District Court: https://yle.fi/a/74-20066011
Court of Appeal: https://yle.fi/a/74-20122517