Governo do Brasil é obrigado a implantar métodos de saúde para fiéis das Testemunhas de Jeová no Rio de Janeiro
Uma ação ajuizada no Rio de Janeiro determinou que num prazo de seis meses o Governo Federal tem a obrigação de implantar na rede de saúde pública do estado métodos de saúde alternativos à transfusão de sangue.
O objetivo da ação no estado do Rio de Janeiro é evitar que fiéis das Testemunhas de Jeová tenha suas crenças religiosas violadas em unidades de saúde por recusarem receber sangue.
Fonte da informação: mpf.mp.br/rj/sala-de-imprensa/noticias-rj/mpf-obtem-decisao-favoravel-para-revisao-de-protocolo-de-tratamento-com-transfusao-de-sangue-no-rj
Isso está previsto na constituição brasileira, sendo assim o governo do Rio de janeiro terá que obedecer a determinação judicial.
ResponderExcluirCuriosamente, essa decisão é um tiro no pé da Torre de Vigia. Primeiro que tratamentos com os tais componentes secundários, permitidos pelo corpo governante, já são práticas comuns para a maioria dos pacientes (mesmo os não Tjs). Segundo, os tratamentos que exigem a transfusão de sangue sempre precisarão de transfusão. Os casos de excessiva perda de volume sanguíneo, como em acidentes gravíssimos, não podem ser tratados do jeito que a Torre de Vigia diz aos seus membros. Eles agora morrerão sem ter a quem culpar, senão o próprio entendimento sobre tratamentos. Os médicos estarão agora livres para deixarem os pacientes TJs morrerem, sem o medo de serem acusados de negligência médica.
ResponderExcluir