Justiça determina transferência de fiel das Testemunhas de Jeová para realizar cirurgia sem sangue em hospital particular

 


A Justiça do estado de São Paulo determinou que o IAMSPE ( Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) faça a transferência de uma paciente ao  Hospital Beneficência Portuguesa para a realização de uma cirurgia cardíaca sem transfusão de sangue.

De acordo com os documentos judiciais, a paciente com grave risco de morte necessita urgentemente de uma cirurgia, mas ser fiel das Testemunhas de Jeová ela não concordou com transfusões de sangue em seu tratamento. 

Para conseguir ser operada sem transfusão de sangue a paciente foi a justiça e teve sua ação julgada favoravelmente. Segundo a justiça, a instituição de saúde dos servidores do estado de São Paulo que não tem máquina para realizar cirurgia sem sangue terá de transferir sua segurada para ser  operada em um dos maiores hospitais particulares do Brasil. 


Fontes da informação: migalhas.com.br/quentes/389626/iamspe-deve-transferir-religiosa-para-realizar-cirurgia-sem-transfusao

 conjur.com.br/2023-jul-08/mantida-transferencia-paciente-grave-cirurgia-transfusao


Comentários

  1. Cirurgias no coração são especialmente complicadas e arriscadas, inclusive já tive casos na família, tendo dito isso sei que esse tipo de operação sem a possibilidade de uma transfusão pode complicar muito a situação e profissionais que podem realiza-la são bem raros. O que as tjs poderiam fazer e ignorar essa doutrina sem base do CG e fazer transfusões mesmo assim, se um número considerável fazer isso eles irão se obrigar a mudar e deixar isso como mais um "caso de consciência" e não vão poder expulsar alguém por isso. Enfim, apenas desejo que essa senhora passe bem apesar de tudo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário