A justiça do estado do Paraná condenou um hospital público da cidade de Londrina a pagar 15 mil reais para uma fiel da organização religiosa das Testemunhas de Jeová.
Segundo os documentos judiciais, a religiosa procurou o hospital de Londrina para remover um tumor cerebral e horas antes da cirurgia a equipe médica desistiu de seu dever por ela não ter assinado uma declaração que garantia transfusões sanguíneas se fosse necessário.
Após a recusa do hospital público em realizar a cirurgia na religiosa por ela não concordar com os riscos de receber uma transfusão de sangue ela procurou um hospital particular que realizou o procedimento médico respeitando seu desejo.
Segundo a justiça, o hospital sabia com bastante antecedência que a paciente era fiel das Testemunhas de Jeová e foi um erro recusar realizar a cirurgia em cima hora por causa de crenças religiosas. Além disso, comentários críticos realizados pelos enfermeiros sobre a organização religiosa da paciente e sua internação no hospital por 40 dias que consumiu recursos do SUS foi determinante para a condenação.
Fontes da informação: conjur.com.br/2023-mai-23/hospital-negou-cirurgia-testemunha-jeova-indenizar
amazonasdireito.com.br/hospital-que-negou-cirurgia-a-testemunha-de-jeova-tera-de-indenizar/
Comentários
Postar um comentário