Os perigos da fé!

 



Um documentário produzido por uma emissora de televisão na Finlândia mostrou os tipos de traumas que os grupos religiosos podem causar nas pessoas. Foram entrevistadas cinco pessoas que alegaram que se sentiram prejudicadas por suas ex-comunidades religiosas. Duas dessas pessoas pertenceram as Testemunhas de Jeová, sendo que uma delas foi ancião. 

No documentário, Tom-Kristian,  diz que foi um alivio ter deixado a organização religiosa das Testemunhas de Jeová onde serviu como ancião (pastor). Tom-Kristian diz que antes de ter deixado as Testemunhas de Jeová estava deprimido pela morte de seu irmão por suicídio e em momento algum recebeu ajuda da organização religiosa para lidar o problema. 


Participantes do documentário.

Tom-Kristian, declarou no documentário que em vez de lhe procurar para ajudar a lidar com a depressão provocada pela morte de seu irmão, as Testemunhas de Jeová mandou um representante segui-lo na rua para descobrir se ele estava praticando algum pecado condenado pela organização religiosa na tentativa de fazer sua expulsão do seu meio. 

No documentário, Tom-Kristian, revela que sente vergonha de ter servido como ancião das Testemunhas de Jeová e se arrepende de ter tomado várias decisões  a favor da organização religiosa. Para ele é vergonhoso lembrar que julgou pecados de pessoas, entre elas estava o de uma mulher que foi violentava sexualmente e que acabou sendo punida por isso. Ele também lembra que foi vergonhoso ter dado punição para um jovem que contou que tinha o hábito de se masturbar. 

Outro ex-fiel das Testemunhas de Jeová  entrevistado no documentário foi Niko, que  declarou um de seus melhores amigos dentro da organização religiosa perdeu sua  vida após recusar uma transfusão de sangue.


Tom--Kristian, ex-ancião das Testemunhas de Jeová. 

          



Fonte da informação: iltalehti.fi/tv-ja-leffat/a/1a644953-ed1f-425d-870d-0e5681f9ac50

Comentários