Cirurgia inédita no Espírito Santo




 No último dia 11, foi realizada na Santa Casa de Guaçuí, no estado do Espírito Santo, uma complexa cirurgia sem o uso de transfusão de sangue em uma paciente de 33 anos de idade que pertence a organização religiosa das Testemunhas de Jeová. O procedimento médico foi inédito na região conforme se pode ver nos links indicados nessa postagem.

Como a paciente por motivo religioso não pôde receber transfusão de sangue de outra pessoa, foi alugada um equipamento (foto abaixo) que aspirou seu próprio sangue e logo em seguida após passar por alguns procedimentos retornou novamente para seu corpo. 




O hospital que realizou o procedimento médico na fiel das Testemunhas de Jeová se sentiu satisfeito com o equipamento que foi alugado e pensa na possibilidade de comprar um simular.    




Fontes da informação: aquinoticias.com/2021/12/sem-sangue-testemunha-de-jeova-faz-cirurgia-inedita-em-guacui/

colatinaemacao.com.br/2021/12/13/cirurgia-complexa-sem-transfusao-de-sangue-realizada-com-exito-em-hospital-de-guacui/

Comentários

  1. Mas a regra ñ é para suster-se de sangue?
    "Abstenha vem do verbo abster. O mesmo que: evite, prive, rejeite, renuncie, desvie, contenha, suste, impeça, refreie"
    A bíblia diz que ñ é pra fazer uso do sangue, ou seja, se levar por essa lógica, usar o próprio sangue também é pecado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não será que os médicos despistaram o paciente durante a operação, Douglas? Olhe que às vezes isso acontece! Tipo esconderem o próprio sangue do paciente para ele pensar que o sangue não vai mais ser usado...

      Excluir
    2. Regras, regras e mais regras. A torre se vangloria em obedecer as regras. Gostaria de ver todo esse esforço destinado a ajudar os mais pobres e necessitados, lembrando q essa é uma regra q Jesus colocava em prática

      Excluir
  2. Nesse caso o paciente TJ tem a opção de utilizar seu próprio sangue para o procedimento. Essa é uma alternativa aceita pela organização, porém alguns membros preferem se abster desse método. Pelo menos foi isso que eu entendi quando era TJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sangue passou por "alguns procedimentos" antes de retorna pra dentro da paciente né? Então será que o sangue que retornou foi o mesmo que saiu? Pra começo de conversa nem deveria ter saído dela. Fez uso de sangue. Violou a norma do corpo governante.

      Excluir
  3. Fiz uma cirurgia e usei meu próprio sangue. Na reportagem não diz. Mas a máquina que foi usada no meu procedimento utilizou meu próprio sangue em movimento. Não ficou estocado e depois transfundido. Apenas era purificado e retornando ao meu corpo. Eu entendi que nesse caso o sangue mantinha o fluxo. Mas mesmo assim vai de cada pessoa. Realmente eu entendo que privar rejeitar
    renunciar etc. Seria de sangue alheio ou o meu próprio caso fosse estocado e guardado. Não posso ser categórico cada um decide conforme sua consciência não a acuse. Ex: Se o sangue for retirado misturado com outros componentes posso considerar ainda como sangue? Caso necessite de plaguetas, considero como sangue ou uma parte do sangue? Posso aceitar?
    Sei que sangue é formadas por 4 componetes Glóbulos
    Branco Glóbulos vermelhos
    Plaquetas e plasma.Se aceito apenas um desses componentes para mim continua sendo sangue?
    No MEU caso eu não aceito o sangue total. Mas aceito
    frações de sangue. Tanto que existem remédios que contém fraçoes de sangue. Minha consciência me permite tomar esses remédios. Enfim varia de tJ para TJ

    ResponderExcluir
  4. Desculpa jotamax,desculpa mesmo mas as suas perguntas me fez lembrar dos fariseus.
    O que pode é o que não pode.
    Lei do sábado:O que era trabalho?quanto tempo para fazer o quê...
    É risco de vida ou não?
    E os rituais de purificação ?
    Etc...
    Regras,regras humanas que só complica cada vez mais a consciência para com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, será que no dia da prestação de contas, Deus vai questiona isso?Jesus disse diferente em Mateus 25

    ResponderExcluir
  6. Pelo que li da matéria foi um procedimento que teve um resultado positivo ...então pra que tá agora com citações especulativas que só leva a perda de tempo!! Cada ser humano independente de suas ações terá seu julgamento pelo supremo!

    ResponderExcluir
  7. Concordo. Por isso fiz aquelas perguntas quando vc ouviremque um TJ aceitou iss ou aquilo mas não aceitou isso ou aquilo lembren: Só ele pode decidir
    Exatamente baseadas nestas questões que ao contrario que pensam as TJs tem esse direito. No caso citado deu certo mas se não desse a noticia aqui seria outra.

    ResponderExcluir
  8. O questionamento a ser feito em cima dessa notícia é: já que é um benefício bastante específico, quanto DINHEIRO a Torre de Vigia investiu para que essa tecnologia beneficiasse seus fieis?

    ResponderExcluir
  9. Nada. A criação de máquina ou produtos substitutos de sangue foram criada por não TJ. Pode se dizer que as TJs na verdade foram cobaias. Hoje se está melhor graças a esses médicos e voluntarios entre tais não só tjs mas pessoas de outras religiões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui operado 6 vezes ao longo dos anos e nunca precisei de levar sangue, mas gosto de bife meio passado. Na minha ignorância sobre cirurgias, entendo que mesmo o sangue entrando e sendo introduzido, há na chamada Hemodiálise que é isso mesmo, e não há perda de sangue uma vez que durante o processo são removidas as impurezas. Numa cirurgia, usar talvez essa máquina ou outra parecida, penso que nenhuma diferença faz, porque há sempre perda de sangue embora possa ser mínima. A máquina não impede que sangue saia pelos vasos sanguíneos Temos muitas “ramificações”. Agora se a pessoa devido a acidente perde bastante sangue, aí penso que terá de haver transfusão. Não se pode comparar com o sangue de outrora, porque a ciência avança. Mas como estamos mesmo mesmo nos últimos dias, talvez não haja interesse em receber transfusão, porque, conforme crêem , serão ressuscitadas muito brevemente. Muitos morreram por causa disso.
      Pelo que julgo saber, sangue completo não é aceitável, mas fracções do sangue são aceites. Isto Se não houver mudança. Esta é a verdade actual, o que não significa que não virá outra, por exemplo, autorizar que as TJ’s dêem sangue para outras TJ’s, para não estarem a receber as fracções obtidas a partir do sangue dos ímpios. Se calhar ainda não pensaram nisso….
      O mesmo se pass(a)ou com os transplantes que foram considerados no passado actos “canibalescos” (receber doutro um coração, pulmão.etc.) agora fica à consciência de cada um.

      Excluir
    2. Jotamax, as TJs foram cobaias porque quiseram. A demanda para investimentos nessa área é para pessoas ricas em geral (o que inclui também os membros da alta casta TJ e algumas TJs do baixo clero, mas de poder aquisitivo elevado). Todos esses, TJs e não-TJs, se interessam por cirurgias sem sangue. A grande massa da população, porém, não tem recursos para se submeterem a esse tipo de tratamento. A Torre de Vigia deveria investir para tornar isso acessível a TODAS as TJs.

      Excluir
    3. As testemunhas de Jeová só serão liberadas a aceitar sangue no dia em que um membro do corpo governante, ou alguém bastante importante na organização, precisar de uma transfusão de sangue completo. Uma nova luz de conveniência seria prontamente criada. Mas isso é difícil, porque a organização providencia recursos suficientes para não deixa-los chegar a esse ponto. Eles têm acompanhamento médico de primeira linha, e as atividades deles dificilmente os expõe a riscos de acidentes graves que torne necessária uma transfusão de emergência. Já o restante das TJs...

      Excluir