Não se deve confiar nas Testemunhas de Jeová!

 



As pessoas devem prestar atenção nas declarações das Testemunhas de Jeová para não serem enganadas por elas. Segundo o evangelista John McKee, vários ensinamentos da organização religiosa surgiram da cabeça de seus líderes e contradizem a Bíblia. 

O evangelista lembrou que as Testemunhas de Jeová por muito tempo ensinaram que as pessoas que estavam vivas em 1914 quando aconteceu a Primeira Guerra Mundial seriam testemunhas do fim do mundo. Essas pessoas foram identificadas como "a geração que não passará" e foi tema de um artigo em sua publicação, a revista A Sentinela de 15 de maio de 1984. Segundo o evangelista, hoje existem poucas pessoas que estavam vivas em 1914 e aos poucos elas vão desaparecendo sem verem o cumprimento do ensinamento das Testemunhas de Jeová. 





O evangelista também lembrou que em 1921 por seu meio de seu líder Joseph Rutherford, as Testemunhas de Jeová ensinaram que milhões de pessoas daquela época não provaria a morte pois seriam testemunhas do fim do mundo em 1925 e receberiam suas recompensas por terem encontrado a religião verdadeira. 

O evangelista também lembrou que além de 1925, as Testemunhas de Jeová ensinaram que o fim do mundo aconteceria em outras datas, tais como em 1914 e 1975. Para o evangelista tais erros da organização religiosa em suas predições mostram que não se deve confiar em suas declarações.     


O evangelista John McKee. 





Fonte da informação: murrayledger.com/church_page/who-can-you-trust/article_e59698c6-78c0-11e9-a578-5be708446e5a.html

Comentários

  1. Toma, Torre! Bela lapada! Mas eu sei que lá os próprios psicopatas da Torre admitem que não acreditam nesses ensinamentos. Eles fazem isso com má-fé com um propósito: submeter, dominar, controlar e escravizar a humanidade para se auto-satisfazerem e se sentirem superiores e poderosos! Esses psicopatas não conseguem olhar para si próprios de forma saudável. Preferem rebaixar as outras pessoas para se sentirem melhor. Por isso, em vez de enfrentarem com maestria as próprias limitações, aprendendo com as pessoas de forma positiva, fogem dessas mesmas limitações e rebaixam (e até matam) as pessoas que são melhores e mais inteligentes que eles. É uma distorção, um defice no auto-conhecimento que tem origem biológica, ou seja, uma possível lesão provocada por problemas intra-uterinos da mãe enquanto os psicopatas são embriões. É por essas e por outras que eles vão para organizações mafiosas como a Torre... só o conhecimento psicanalítico não é suficiente para conhecer as pessoas. A psicologia clinica resolve a situação... pena é os psicopatas não terem cura... pode ser que a ciência cure alguns casos, até porque estando os velhinhos na última etapa da vida, não seria agora que iriam mudar!!!

    ResponderExcluir
  2. O "não confiar" vai muito além do que ensinam. As TJ também são ensinadas pela sua liderança a "concordar para conquistar". Utilizando meias verdades, elas são capazes de concordar com um não-TJ, dizendo que acreditam em vida após a morte (se referindo à ressurreição e aos 144.00), mesmo sabendo que o morador está falando sobre algo completamente diferente.
    Além do mais, qualquer coisa que se espera de um TJ (me refiro a qualquer coisa mesmo!) não depende de sua relação pessoal com ele, seja familiar, uma amizade, comercial ou até um casamento. Depende exclusivamente do que o corpo governante diz como ele deve agir.
    Na verdade, até o próprio Jeová está nas mãos do corpo governante. Ele não pode interagir diretamente com um membro, pois, se não houver uma "autorização de Betel", essa interação será considerada inválida pelo próprio membro.
    A Torre de Vigia é como um sindicato, que não permite a negociação direta entre patrão e empregado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo, vc, que falou que "até o próprio 'Jeová' está nas mãos do corpo governante" faz tudo apontar que o "deus" da Torre é um ser imaginário inventado pelos velhinhos psicopatas da Torre. Se esse ser imaginário existisse nem precisaria de instituições maléficas como a Torre, nem vaticanos, nem qualquer outra organização existente no mundo. Esse ser falaria ao ouvido do indivíduo que tinha fé nele. Conheço um senhora (que nunca foi TJ) que falou uma frase muito inteligente que diz assim: "não foi 'deus' que inventou os homens. Foram os homens que inventaram 'deus'"!!!

      Excluir
  3. É inacreditável como algumas pessoas ainda confiam nessa "religião". Após o meu despertar, me arrependi grandemente do tempo perdido e lamento profundamente por aqueles que ainda estão cegos.

    ResponderExcluir
  4. Pois é. Esta crença é muito importante ser mostrada e tem igual parecença com a crença do nº dos 144.000 que irão reinar com Cristo. Mudanças consecutivas. Vejamos: Sobre 1914, houve TJ’s que participaram da 1ª GM. Interessante que o Anuário de 2015 (pgs. 173/74) fala numa batalha entre húngaros e russos, que ao parece só teve 2 Tj’s e em campos opostos, “lutando” entre si, mas graças ao broche da cruz e coroa da época, pararam de lutar, porque eram irmãos.
    Portanto a geração que não passaria era: a que viveu os acontecimentos de 1914 (S. 1/11/70, pg,657); a seguir os que se lembravam dos acontecimentos de 1914 (S.1/5/92 pg.3); depois os que tinham 15 anos em 1914 (Desp. 22/4/69 pgs.13/14), a seguir os que tinham 10 anos em 1914 (S.15/4/1981 pg.32) depois os seguidores de Cristo que viviam em 1914 e não eram os bebés (S.15/1/79 pg.32); depois já eram os bebés que tinham nascido em 1914 (S.15/11/84 pg.5) e finalmente a novidade de que são os ungidos que conviveram durante a vida dos últimos dessa geração de 1914.
    A Desp. de 8/11/94 pg.10 – Importantíssimo é que esta revista gera a confiança na PROMESSA DO CRIADOR de estabelecer um novo mundo pacífico e seguro antes que passe A GERAÇÃO QUE VIU OS ACONTECIMENTOS DE 1914. Na pg.2 da Desp.22/3/82 dizia semelhante e terminava em EM NOSSA GERAÇÂO. Na seguinte a de 8/4/1982, na pg.2 dizia ao terminar: ANTES QUE A GERAÇÃO QUE VIU OS ACONTECIMENTOS DE 1914 E.C. DESAPAREÇA

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!comentários nota 1000.essa é toda a realidade.agora os t.js de plantão somem!contra prova não há argumentos

    ResponderExcluir
  6. Olá. Achei bacana esse blog.
    Já estudei várias religiões. Mas confesso. A religião verdadeira é a que livra o homem das mentiras de satanás. Deixo claro que apesar de ter meu nome castelo Jeová poderia ser Javé. IAVÉ. Enfim o mais comum aderi. Bom vejo que aqui é um blog para abrir a mente dos tjs para a mentira
    que a torre conta. Mas deixa eu perguntar: Qual é a verdade? Em questão da volta de jesus não foi só as tjs que se decepcionaram ou erraram mesmo. Observem
    enquanto as criticamos elas vão se formando e mudando fortalecendo sua fé com seu Deus Jeová. E outra as suas doutrinas vão se adaptando ao conselho que vão segundo eles aprendendo da Bíblia. E nós? As tjs marcaram datas que não se cumpriram etc... Sabemos disso e elas também. Mas hoje elas acreditam ou fazem novas marcações de fim de mundo? Não.
    Acreditam que jesus foi empossado como rei em 1914. Pronto. Mas nós temos que ficar lembrando de algo que nem elas acreditam mais. Portanto quem está no
    passado? Nós ou as tjs?
    Vamos lá temos a verdade.
    Que verdade? Ficarmos rebatendo? O que estamos fazendo? Temos um grupo
    Ou somos individuais?
    Quando falo em NÓS
    Digo porque não estou com eles. Fui. Mas onde está. Verdade? Nós oramos?
    Temos um credo? Estamos
    Pensando de modo igual? OK ou estamos apenas atrapalhando quem está convicto de suas verdades?
    E nós estamos convictos?
    Que temos a verdade? Não vai adianta dizer que eles estão errados? Nós temos que provar que estamos certos. Em que? Não as defendo mas elas estão convictas de suas crenças
    E nós temos? Só queria refletir um pouco desculpem se fui rude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdade é Jesus Cristo!!quando o Sr.compreender e aceitar este fato,todas as suas perguntas serão com o tempo respondidas.

      Excluir
    2. Provavelmente pelas suas palavras vc é testemunha de Jeová disfarçando,agora vc disse certo este blog é pra alertar testemunhas de Jeová sobre a verdade da torre de vigia.agora se vc está convicto da sua religião o site indicado pra fortalecer sua "fé " é o jw.org. inclusive é uma grande desobediência ao corpo governante está aqui!

      Excluir
    3. Não foste rude, explanaste o teu ponto de vista. (Prov. 14:15)
      Interessante que falaste em Jeová e Javé. Suponho que saberás que houve e vai havendo contestação de ambos os lados. Que o nome tem de ser de 3 sílabas, não pode ter duas, dizem os eruditos. Que Javé foi criado para combater Jeová, até é citado o vídeo com Nehemias Gordon que ele diz que determinado Rabi judeu lhe disse que o nome que os judeus usavam era Jeová, mas tenho certa dúvida sobre o vídeo, porque não é entre ele e o citado Rabi. É entre ele e uma terceira pessoa. Mas o que mais me intrigou foi ler a pg.31 da S.E Janeiro 2021, título “Você sabia?” “Como é que uma inscrição antiga confirma o que a Bíblia diz?” Vou resumir o máximo esse texto. É sobre uma inscrição numa pedra entre os anos 700/600 A.E.C. que está num Museu em Jerusalém e diz: Maldito seja Hhagaf, filho de Hhgav, por YHAWHE Tsavaoth. E no citado artigo diz que significa “JEOVÁ dos Exércitos”. O que é então que confirma o que a Bíblia diz? Se a pedra fala num nome e a Bíblia da TNM (e possivelmente outras) fala noutro?
      Sobre a verdade, sei que Jesus disse que Ele era o caminho, a VERDADE e a vida. Efectivamente eu também não sei onde está a verdade nas religiões. Quando há 60 anos (tenho 78) me apresentaram as crenças da JW.ORG, eu, que já tinha algumas dúvidas na Bìblia, porque desde muito jovem eu tinha um livro chamado Histórias da Bíblia, já conhecia muita coisa desde os meus 10 anos e depois lia outros livros, um intitulava-se Comunidades Dissidentes, onde pude ver na altura em que foi escrito (1940), trazia centenas de nomes de religiões (eu depois já lia mais tempo a Biblia) E, foi o bastante para eu alargar as minhas dúvidas quando pela primeira vez ouvi essa tais crenças, foi a machadada final. Então para aí há uns 40 anos eu desabafei com um colega, que começava a duvidar da existência de Deus, tal a confusão que eu via. E então (Odete Colaço !!) ele perguntou-me: Mas tu em que Deus não acreditas? No Deus que fez os homens ou no Deus que os homens fizeram? Então algo me despertou. Eu creio que existe um Ser ou o que for que nós chamamos de Deus, que nos há-de julgar e dar a cada um o que merecer, porque é o mais racional, senão era o caos total.. Mas digo sempre, que só vou saber a verdade quando falecer (lá para os 120). Não sigo qualquer religião. Mas gosto de falar com o “meu” Deus e gosto da oração do Pai Nosso,e não gosto de coisa apocalípticas nem de fantasias.(Rom. 2:11) (Atos 10:34/35). Eu não sou absolutamente nada contras as pessoas, sejam elas quem forem. Sobre as crenças que conheço ou vou conhecendo, leio tudo o que me chega às mãos sem problemas. Mas não vou em religião organizada, não. E declaro que não sou nem fui perfeito..
      A verdade é que não se pode renegar a HistórIa, senão teríamos de esquecer o Cristianismo. Assim como uns não esquecem a Inquisição, as Cruzadas e outras coisas, outros têm também de se lembrar das suas próprias raízes e percursos. Dava jeito á JW.ORG que não se falasse no passado. Até neste Blog, já foi publicado uma cópia dum pedido do CG para serem eliminadas todas as publicações até 1986. Se estou errado na data, peço desculpa. Olha os Autos de Fé, do passado….
      Não dão datas agora…Pois não, aprenderam. Mas, de facto quando se afirma que quando vier o Armagedão (Estão todos mortinhos por verem os apóstatas desaparecerem em fumaça como o vídeo que mostrou o fósforo do Sr. Morris, acho eu) haverá poucos ungidos vivos na Terra….e o que se vê dos relatórios é que o nº está sempre a subir, devem estar a preparar alguma nova luz, mas agora STOP.
      D. 08/09/97 pgs. 6/7 –….. Não é errado a pessoa tentar refutar os ensinos e as pràticas dum grupo religioso que ela julgue serrem incorrectos.
      Livro É esta vida tudo o que há? (1975, pg,.46) sabendo disso o que fará você leitor? É evidente que o verdadeiro Deus, sendo “Deus da verdade” e odiando a mentira, não considerará com favor os que se
      apegam a organizações que ensinam a falsidade. Realmente gostaria de se associar com uma religião que não o tratou com honestidade?

      Excluir
  7. Ainda vão dizer que numcá falaram q eram profetas nem infalíveis mas essa teoria cai por terra quando qualquer um que discorde publicamente e expulso ditando que o que eles dizem e encarado como sendo a real verdade embora possa mudar quem tá lá e obrigado a acreditar cegamente e o único q nós podemos acreditar cegamente e Deus e não em humanos falhos então eles se põe igual a Deuses .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zezim – Quase que eras um profeta, mas de facto eles já disseram isso antes. Por exemplo, tem a bondade de ver estes excertos de alguns textos.
      S.E. 01708/200 PG.6 -Como Cabeça da congregação, Jesus não só ficou de olho atento nos seguidores ungidos dos seus passos na Terra, mas usou-os também para transmitir a VERDADE, como “escravo fiel e discreto”, desde o derramamento do espírito santo no.Pentecostes de 33 EC.
      S.E. 15/01/2009 , pg.6 -Quer tenhamos aprendido essas verdades há pouco tempo, quer há muito, elas NUNCA perdem seu valor. Antigas ou novas, tais verdades são, sem dúvida, tesouros inestimáveis..
      S.E.Maio 2016- pgs.23/.24: 3 Nós também amamos nossas publicações, porque elas são baseadas na Bíblia. Os livros, brochuras, revistas e outras publicações fazem parte do alimento espiritual que Jeová NOS DÁ. Primeiro de tudo, não podemos nos esquecer de que TODO o alimento espiritual que recebemos VEM de Jeová.
      S. 1/10/1972 pgs 581/584- ‘Saberão que houve um profeta no seu meio’
      Portanto, tem Deus algum profeta para ajudá-las, para adverti-las dos perigos e para declarar-lhes coisas futuras?
      IDENTIFICAÇÃO DO “PROFETA”: A estas perguntas pode-se responder na afirmativa. Quem é este profeta? Ele tinha um “profeta” para dar a advertência. Este “profeta” não era um só homem, mas um grupo de homens e mulheres. Hoje são conhecidos como testemunhas cristãs de Jeová. Ainda proclamam um aviso, e nesta sua obra comissionada juntam-se a eles e ajudam-lhes centenas de milhares de pessoas que escutaram a sua mensagem, crendo nela.
      Naturalmente, é fácil dizer-se que este grupo age como “profeta” de Deus. Outra coisa é provar isso.
      Assim, este grupo de seguidores ungidos de Jesus Cristo, fazendo na cristandade uma obra paralela à obra de Ezequiel entre os judeus, era manifestamente o Ezequiel hodierno, o “profeta” comissionado por Jeová para declarar as boas novas do reino messiânico de Deus e dar aviso à cristandade.
      O rolo foi sem dúvida entregue a Ezequiel pela mão de um dos querubins da visão. Isto indicaria que as testemunhas de Jeová fazem hoje a sua proclamação das boas novas do Reino sob direção e apoio angélicos. (Rev. 14:6, 7; Mat. 25:31, 32) E visto que nenhuma palavra ou obra de Jeová pode fracassar, por ele ser o Deus Todo-poderoso, as nações verão o cumprimento daquilo que estas testemunhas dizem segundo são orientadas DESDE O CÉU.
      Sim, em breve terá de vir o tempo em que as nações terão de saber que houve realmente um “profeta” de Jeová no seu meio.

      Excluir
  8. Pessoas burras, vão pagar com a língua.

    ResponderExcluir
  9. De uma coisa é certa, a tal "verdade" não está na "organização" e acredito que descobriremos gradativamente quem somos e de onde viemos. O problema é ludibriar pessoas com promessas fictícias e sem fundamento, esse é o maior problema das seitas, destruir vidas com perspectivas inverídicas.

    ResponderExcluir
  10. Provérbios 14:15 TNM - A pessoa ingénua acredita em qualquer palavra. Mas quem é prudente pensa bem antes de cada passo.

    S .E. 15/2/2009 -pgs 24/27- 4 Considere o que habilita o escravo fiel e discreto a prover alimento espiritual e sustentador. "Eu te farei ter perspicácia e te instruirei no caminho que deves andar", diz Jeová, acrescentando: Vou dar conselho com o meu olho em ti" (Sal.32:8)
    SIM JEOVÁ ORIENTA O ESCRAVO. PORTANTO PODEMOS CONFIAR PLENAMENTE NO DISCERNIMENTO, ENTENDIMENTO E ORIENTAÇÃO QUE O ESCRAVO NOS PROPORCIONA Á BASE DAS ESCRITURAS.
    11 Se Jeová e Jesus Cristo confiam plenamente no escravo fiel e discreto, não devemos nós também confiar? Afinal, o escravo tem sido fiel em cumprir seu trabalho designado.

    S.E, 01/11/2008,pg. 28 - Perguntas dos leitores: As TJ's acreditam que só elas serão salvas?
    As TJ's acreditam que encontraram a religião verdadeira. Se não acreditassem elas muda-
    riam de religião. Assim como os membreos de muitas religiões elas esperam ser salvas.
    No entanto, TAMBÉM ACREDITAM que não cabe a elas JULGAR quem será salvo. No fim de
    contas Deus é o juiz? É ele quem decide. (Is. 33:229)

    ResponderExcluir
  11. Não precisamos necessariamente saber a verdade para sabermos, ou pelo menos desconfiarmos, que alguém é mentiroso.
    Sobre as questões levantadas pelo "Unknown", quando alguém é libertado de um sequestro, por acaso fica questionando quem agora vai providenciar a água, a comida e a cama que tinha quando estava no cativeiro, por melhores e mais confortáveis que fossem?
    Esse negócio de "ter a verdade", "fazer parte de um grupo", "pensar de forma igual", "convicções", "provar que está certo", é parte do condicionamento das seitas para que o membro sinta falta dela ao sair. Exatamente como as drogas.
    Primeiro, ninguém pode provar qual é, ou que tem a verdade. Segundo, existe uma infinidade de grupos de pensamento no mundo, e outra infinidade de pessoas que vivem felizes fora de todos eles. Terceiro, pensar de forma igual atrasa o desenvolvimento de uma sociedade porque limita o progresso às decisões de uma ou duas pessoas. Quarto, as convicções padronizadas, assim como a unidade de pensamento, engessam a descoberta de novas maneiras de resolver problemas. E, finalmente, se você vive tentando provar para os outros QUE está certo, perde tempo precioso que deveria ser usado para verificar SE você está realmente certo.

    ResponderExcluir
  12. Eu imagino uma pessoa conversando com outra de Religião diferente e abrir a boca para dizer: vocês adoram o que não conhece.
    Nós adoramos o que conhecemos poisa salvação vem da gente JUDEUS.
    SABEM quem falou isso?
    Jesus. Repito sejam firmes em que acreditam só isso.

    ResponderExcluir
  13. Não vejo problema sobre a pronuncia de DEUS. Caso se confirme exatamente como era essa palavra. Mas sabemos da pessoa por trás do nome. O supremo e todo poderoso criador e pai de nosso senhor Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não há problema sobre a pronúncia, porque as TJs se acham a última bolacha do pacote por usar o nome Jeová? Se pudessem registravam uma patente: Jeová™, ou Jeová®.

      Excluir
  14. Salve engano. O nome JEOVÁ não foi criado ou patendiado
    Pelas TJ. Apenas é o nome mais comum e usado a mais tempo. Simples...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não falei que foi. Falei que a organização gostaria que fosse...

      Excluir
  15. Se fôssemos TESTEMUNHAS DE JAVÉ aí você diria que...
    Não o correto é JEOVÁ. Mas como dizemos JEOVÁ... Não esse não é o correto. Ou seja você faz jus a tu mesmo.
    Caso contrário não seria você. Ou seja você está compelido a ser contra.
    Não espero outra coisa..
    Continue assim. Existem apóstatas e Ateus que são tão fanáticos que se assemelham a uma seita..
    Ou por que não dizer... A uma religião. É como vejo aqui os que se dizem libertos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra começar, se fossem TESTEMUNHAS DE JAVÉ eu não diria nada sobre isso. A fissura pelo nome Jeová é de vocês. As críticas à organização Torre de Vigia vão muito, muito além do simples título que adotaram em uma noite em que Rutherford estava sem assunto para o congresso que ocorreria na manhã seguinte.
      Sou compelido pelas atitudes e métodos da organização. Fui vítima dela (não de nenhum membro), e como toda vítima sou compelido pela sede de justiça.
      E você? O que o compele a estar aqui, se os "apóstatas" não fizeram nada pessoal contra você?

      Excluir
    2. Jotamax ou quem quiser responder. Todos sabemos que o nome Jeová foi aceite, por ser "o mais conhecido" e a Despertai de 08/02/84 pg.26, entre outras coisas afirma: Uma enciclopédia bíblica que fala de tantos deuses precisa ser taxativa. Por isso, sob o verbete DEUS, Ajuda diz: “O verdadeiro Deus não é um Deus anônimo. Seu nome é Jeová. (Deut. 6:4; Sal. 83:18)” Mais adiante, no verbete JEOVÁ, mostra-se que a forma Jehova remonta, pelo menos, ao livro Pugio Fidei, de 1270 EC, do monge católico espanhol, Raymundus Martini.
      E, ao contrário do que se poderia pensar, a forma “Jeová” conta com abalizados defensores. Destaca-se entre eles, a autoridade lingüística, o professor Antenor Nascentes que declara: “A forma Jeová, porém, está tão usual [comum, freqüente], que seria pedantismo empregar Iavé ou Iaué, a não ser em livros de pura filologia semítica ou de exegese bíblica. . . . Iavé é a transcrição dos exegetas protestantes e racionalistas, e Jeová, a dos teólogos católicos e de grande número de hebraizantes.” — Dicionário Etmológico da Língua Portuguesa, Tomo II, p. 160. (fim de citação)

      (BibliotecA On Line)Livro E.P.E. Vol 2, pg. 27 - A Pronúncia Correta do Nome Divino.
      “Jeová” é a pronúncia mais conhecida do nome divino, em português, embora a MAIORIA dos hebraístas seja a favor de “Javé” (ou “Iahweh”). Os manuscritos hebraicos mais antigos apresentam este nome na forma de quatro consoantes (YHWH), comumente chamadas de Tetragrama (do grego te·tra-, que significa “quatro”, e grám·ma, “letra”). Estas quatro letras (escritas da direita para a esquerda) são יהוה e podem ser transliteradas em português como YHWH (IHVH, ou JHVH).
      Pgs. 39/40 - Os hebraístas em geral são a favor de “Yahweh” (Iahweh, ou Javé, em Bíblias católicas) como a pronúncia mais provável. Salientam que a forma abreviada do nome é Yah (Jah, na forma latinizada), como no Salmo 89:8 e na expressão Ha·lelu-Yáh (que significa “Louvai a Jah!”). (Sal 104:35; 150:1, 6) Também as formas Yehóh, Yoh, Yah e Yá·hu, encontradas na grafia hebraica dos nomes Jeosafá, Josafá, Sefatias e outros, podem todas ser derivadas de Yahweh. As transliterações gregas feitas pelos primitivos escritores cristãos indicam uma direção algo similar por usar grafias tais como I·a·bé e I·a·ou·é, as quais, conforme pronunciadas em grego, se assemelham a Yahweh (Iahweh). Ainda assim, de modo algum há unanimidade sobre o assunto entre os peritos, sendo alguns a favor de ainda outras pronúncias, tais como “Yahuwa”, “Yahuah” ou “Yehuah”.
      Visto que, atualmente, não se pode ter certeza absoluta da pronúncia, parece não haver nenhum motivo para abandonar, em português, a forma bem CONHECIDA, “Jeová”, em favor de outra pronúncia sugerida.
      A S.E. JANEIRO 2021, pg. 31, artigo "Como é que uma inscrição antiga, CONFIRMA o que a Bíblia diz? Vou resumir: É sobre uma pedra (700 0u 600 AEC) que tem uma inscrição que mostra"Maldito seja Hhagaf, filho de Hhagav, por Yhaweh Tsavaoth".
      Traduziram-na por "JEOVÀ DOS EXÉRCITOS" ( não gostaram que fosse Javé, e portanto fizeram assim). Não percebo porque tanta admiração por uma inscrição que afinal DESMENTE o que TNM diz. Podem explicar?

      Excluir
  16. Outro equívoco.Sua superioridade pela torre o torna egocêntrico que não percebe. APÓSTATAS..diferente de outros não querem sair da organização. Apenas ficam
    tristinhos porque o seu suposto conhecimento não o inaltece acima de todos
    humildade vai embora orgulho fica.. Eram um de nós mas ... A sua beleza ou altivez se sobrepõe. Não consegue adorar a um Deus
    de uma forma unânime.
    e sim segundo o seu MENU
    Típico de um arrogante e orgulhoso. Quando erramos
    confessamos mudamos o nosso entender no que se refere a doutrinas isso não é novidade. Embora para os apóstatas é um absurdo.
    Repito mesmo que mudemos o entender em alguns aspectos doutrinários
    Você será compelido a dizer:
    Mudaram de novo? Não tinham o espirito de JEOVÁ?
    E o espirito de JEOVÁ falha?
    Coisas desse tipo. Você não quer,e nunca vai querer
    Mesmo que encontre uma igreja que você concorde com ela em segui-la. Pois como chamados por Ctisto
    O servimos de ombro a ombro. Apóstatas não sabe o que é isso. O isolamento no seu ego não o permite enxergar que JEOVÁ tem um povo e a esses ele tem um pacto. Claro sou TJ vou puxar sardinho pro meu lado
    Mas poderia ser católico evangélico falando. A questão é. Fazemos parte de um corpo. Em sentido espiritual claro você é compilido a não aceitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jotamax ,quando a torre de vigia confessou,admitiu seu erro ?onde está escrito? Imagine um 'reu'na comissão judicativa usando a mesma desculpa da torre de vigia:errei,mas não recebo revelações divinas,não sou perfeito...como seria julgado? Se vc já teve em uma comissão sabe a resposta.
      Você não pensa nas pessoas prejudicadas com ensinos mutantes...deixaram de casar,um amor pra trás, deixaram de estudar,bons empregos,família,sonhos,missão de vida,acharam que não iam morrer jamais,não aceitaram frações de sangue por que não tinham essa opção no momento,mas só quando mudou a doutrina...enfim muitos prejuízos. Mas a torre não liga pra isso,não tá nem aí, se preocupa só com ela e faz os seus adeptos pensarem da msm forma.

      Excluir
    2. Jotamax - Tens alguma prova desta declaração acima? "......que JEOVÁ tem um povo e a esses ele tem um pacto" Será esta? S. 15/7/2013 pg.21/25 -" 7Com o início da época da colheita, surgiu uma pergunta vital: com tantos cristãos de imitação afirmando ser os verdadeiros seguidores de Jesus, como poderia o trigo (cristãos ungidos) ser identificado? 12 Quando Jesus designou o escravo fiel sobre seus domésticos? Para responder a isso, temos de voltar a 1914 — o começo da época da colheita. Como já analisamos, naquele tempo muitos grupos se diziam cristãos. De qual grupo Jesus escolheria e designaria o escravo fiel? Essa pergunta foi respondida depois que ELE E SEU PAI vieram inspecionar o templo, ou o arranjo espiritual para adoração, de 1914 até a parte inicial de 1919.* (Mal. 3:1) Eles se alegraram com um pequeno grupo de leais Estudantes da Bíblia que mostravam que seu coração estava com Jeová e sua Palavra. É verdade que eles precisavam de alguma purificação, mas humildemente a aceitaram durante um curto período de teste e refinamento. (Mal. 3:2-4) ".
      Na imagem que está na pg.25 , o sentado no trono à frente é Jesus e no trono que está ao fundo sobre o que parece ser um monte, é o PAI?

      Excluir
  17. Olha.. pelo que observo.. Esse jotamax tem uma mente bem progressiva para um TJ. Mas confesso que Sim
    dar para ser TJ sem ser fanático. Já esse Hugo..
    Não dar para entender..
    Como apostado concordo
    Ele está fazendo muito bem o papel dele. Mas tem horas que ele não parece um apóstata mas seguir alguma linha de raciocínio ATEU.
    Acredito que mesmo os apóstata se separando da organização de Jeová eles ainda tem algo em comum
    Crer em Deus.Um bom diálogo seria um bom resultado. Eu sou daquele pensamento. Se sou católico
    não posso ter dúvida. Se sou
    Muçulmano não posso ter dúvida. Se sou TJ não posso ter dúvida. Agora. Se não faço parte de nenhum desses
    Porque da minha dúvida?
    Porque importunar aos que não tem dúvidas? Quando se sai de uma religião suponhe
    Duas coisas:encontrei algo melhor. Ou não quero mais
    estar aqui. Mas muito aqui deixaram as TJ entretanto
    As TJ não deixaram elas.
    Eles sentem que poderia ser
    Melhor se a torre mudasse isso ou aquilo. Ou seja do jeito deles.

    ResponderExcluir
  18. E vc unknow o que o traz aqui??
    Quem está neste blog não está importunando ninguém!!não vamos mas as casas para importunar nem telefonamos sem autorizações,pra dizer as pessoas que devem passar pra tal movimento.aqui é nosso diálogo. Bate papo sobre onde estivemos. Aqui é nosso lugar! os importunadores aqui são vocês!!!

    ResponderExcluir
  19. Unknow se coloca no papel de juiz,de Jesus em classificar tal pessoa como apostata ou como ateu.e daí se o cara segue uma linha de raciocínio do ateísmo?
    Todos aqui que não se identifica mais como testemunhas de Jeová respeita um ao outro. agora vocês que se dizem testemunhas de Jeová (mas estão cometendo pecado,segundo seus líderes ao estar aqui)não respeitam,criticam e importunam.pior ainda ,sabem de todos os erros da torre através desse blog,e continuam no erro,apoiando-o.cuidado !!!

    ResponderExcluir
  20. O desconhecido ainda mantém a marca TJ de achar que a vida é como uma moeda: ou se está estampado na cara, ou na coroa. Não! Se existe um Deus, e se existindo ele criou a todos nós, somos INDIVÍDUOS. Não somos cópias. Temos a capacidade de criarmos nossos próprios pensamentos, desenvolver nossas próprias opiniões. Se assim não o fosse, ELE teria criado um sistema de "atualização espiritual" como é feito em nossos smartphones, muito mais prático do que gastar bilhões em recursos em uma gráfica multinacional que, depois de mais de um século em funcionamento, só conseguiu "convencer" 0,01% da população mundial. Seria até mais convincente, não deixaria margem para estarmos discutindo esses assuntos aqui.

    ResponderExcluir
  21. Realmente vocês tem razão. Nisso concordo. Mas acredito que religiosos podem conversar. Quando se fecham em seus mundos não existe diálogo. Confesso que não vejo com bons olhos essa coisa de pregar por telefone ou de casa em casa. Seria melhor viver a palavra
    Não somente levar a palavra. Mas também não vejo como um absurdo. Em fim. O que quero dizer é discutir e questionar na verdade teria que ser uma conversa boa agradável para encontrar a verdade. Mas não pelo sentimento vazios de ganhos ou perda. Assim fica
    sem sentido tudo o que eu creio. E o que você crer.Vamos ser franco é duro
    para um grupo religioso que tem suas crenças formadas ter que conversar com pessoas que pensam diferentes delas. As próprias
    TJ vão a casa de pessoas de várias religiões. Não se fecham em seu mundo. Seria bom elas ficaram no grupinhos delas e não falar a verdade segundo elas acreditam a ninguém. Quem quiser que vá atrás. Mas quando o próprio jesus mandou que ensinasse a todo tipo de pessoas.. Elas podem optar em não pregar?
    Eu me considero de mente aberta e conheço muitos assim. Ateus e evangélicos
    Ter a mente aberta é bom
    mas não ao ponto do cérebro cair para fora . Mas conheço pessoas tão obcecadas que tem evidências de certezas que só existe na cabeça dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo quando você diz que as TJs "não se fecham em seu mundo". Você estaria certo se elas saíssem para TROCAR informações religiosas, o que inclui também OUVIR argumentos. Se você tentar "pregar" para uma TJ, ela nunc irá aceitar. Isso é 'não se fechar em seu mundo'?
      Religiosamente falando, não existem certezas. Se eu deixo parecer que tenho certeza de algo religioso, me desculpe, mas ocorre justamente o contrário. Meus argumentos são apenas exercícios mentais que questionam as certezas de quem acha que sabe a verdade absoluta.

      Excluir
  22. Sabe unknow,quando outras pessoas vão pregar para as testemunhas de Jeová elas não aceitam.quanto a pregar de casa em casa ,na bíblia, não mostra Jesus ordenando isto.os discípulos pregando assim. Aliás muitas as pessoas que iam atrás de Jesus,multidões. E Jesus muitas vezes falava em parábolas e simplesmente muitas pessoas não entendiam e nem queriam.pregar de casa em casa é uma interpretação da torre.nada contra,porém não é uma ordem bíblica.se fosse nem a pandemia impediria.
    Interessante que agora se diz que a pregação é feita da modo 'não presencial.'diz aí:por que não diz:A pregação não está sendo feita de casa em casa.

    ResponderExcluir
  23. Isso que me intriga. Eu queria pensar que essa pregaçao feita por eles fosse feitas só por elas. Mas quando leio na bíblia que jesus reunião alguns dos seus e deu ordem para pregar de aldeia em aldeia é preocupante. O proprio Paulo diz que quando chegou a certa cidade não deixou de pregar de casa em casa.E verdade a Pandemia não terminou com as reuniões pelo contrário. Existe serviço de campo que é ligar para as pessoas. As reuniões são online. Congresso e assembléia por zoom. Incrivel isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O termo "de casa em casa" como é entendido pelas testemunhas de Jeová é um equívoco, e os contextos em que esse termo se encontra na bíblia mostram isso claramente. Leia esses contextos e tente comparar com o que é feito pelas TJs. Primeiro, pode-se ver que sempre se refere as atividades de apóstolos e homens da liderança. Segundo, muitos dos textos deixam claro que as visitas eram feitas a pessoas que já faziam parte do grupo de seguidores. Terceiro, não há nenhum relato de pessoas que recebiam as cartas dos apóstolos fazendo esse trabalho.
      Quando, por exemplo, o apóstolo Paulo fala "nós", referindo-se a atividade de pregação, fica evidente que ele está falando dos apóstolos.

      Excluir
    2. Jotamax tira-me uma dúvida por favor. Quem deu ordens á ORG. JW para mandar pregar ? A quem Jesus falou quando deu essa missão?

      Excluir
  24. Então hoje as TJ continuam com suas reuniões normais só não presencial mas ligando para as pessoas.
    Não duvido mas um Paulo da vida faria a mesma coisa para divulgar o evangelho
    As modernidade de hoje serviria de prato cheio. Eu confesso queria que não fosse uma ordem biblica o pregar de casa em casa. Mas não é isso que diz a bíblia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é o que o corpo governante diz que a bíblia diz.

      Excluir
    2. Jotamax,pregar de aldeia em aldeia,de cidade em cidade,significa de casa em casa?

      Excluir
  25. Levando em consideração que teria que encontrar pessoas sim teriam que ir de casa em cas. Mas o seu argumento anterior tem lógica eu ja via analizado isso. De casa em casa na verdade seria na casa dos que já eram. Ou casas particulares. O público ou pregação seria com pessoas interessadas. Vi isso numa pesquisa que fiz

    ResponderExcluir
  26. Falei e nem eu me entendi.
    Concordo quando se diz DE CASA EM CASA não é como hoje. Ali dá a entender que seria. casas particulares, não de desconhecidos. Acredito que hoje as TJ deveriam focar mais em o quê são Não no que diz ser. Ou seja a pregação deveria ser focado na prática no seu dia a dia. Falar sobre o evangelho como disse certa vez Jesus
    até as pedras poderia fazer isso.

    ResponderExcluir
  27. Querido jotamax. Creio que vc está um pouco equivocado. A pregação de casa em casa é o diferencial das TJ. E o que nos uni na pregação. A. Prova está aí mesmo na pandemia continuamos fortes na pregação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, "Unknown"! O que une as TJs é a "pregação". Mas Jesus disse que o que uniria os seus seguidores seria o amor. Se não fossem obrigados a darem relatórios de quantas horas aporrinharam as pessoas durante o mês, não haveria essa coesão. A "pregação" TJ tem como único objetivo manter as TJs ocupadas. Só isso.
      O estudo de A Sentinela dessa semana é evidência disso: Não ligue para os resultados. Mesmo que ninguém dê atenção, continue fazendo. Jeová não liga se você conseguiu ovelhas, mas para o esforço que você está fazendo.
      Mas que m3rd@ de obra de salvação é essa?

      Excluir
  28. Então vou ser claro no que aprendi com a bíblia.
    A forma de adoração pura e verdadeira. Sim sei que é ajudar os órfãos... Etc.
    Mas o grau mais sublime que eu percebo na pregação e pregar sem muitas das vezes
    Relatar, ou ir para o campo
    Entendo que a pregaçao como fazemos hoje é uma
    técnica só das TJ. Mas lembre , devemos viver o evangelho, esse é o melhor testemunho que temos e que podemos demonstrar. Através de nossos atos daquilo que aprendemos
    não apenas no que dizemos
    no campo ou por telefone.
    Os atos falam mais.
    Veja Noé, Ele relatava? Veja Jeremias, ele relatava? Creio
    que eles viviam o seu ministério como algo que fazia parte de suas vidas. Sem precisar de dias ou focar em horas era a todo momento a cada instante de suas vidas. Por isso hoje eu noto que existe TJ de CAMPO
    e existe TJ de VIVÊNCIA.
    EX: Quando uma TJ é considerada INATIVA?
    Agora raciocine eu sou TJ
    não participo no campo a alguns meses, mas tenho 10 estudos bíblicos, falo aos meus colegas de trabalho sobre o Reino de Deus. Mostro videos do jw.or
    Podem dizer que estou inativo? Se não vou ao campo? Uma idosa que não vai ao campo por causa da idade, mas conversa com seus netos pessoas que não são TJ porque ela teria que relatar só 15 minutos no mês
    sendo que o testemunho que ela da informal é superior?
    Só porque não foi ao campo?
    Bom respeito a norma do serviço de campo como algo sendo da torre não da bíblia
    Mas que dá resultado entretanto não pode ser nosso foco como se disso dependesse nossa Salvação.
    Bom continuo sendo TJ
    Só pra esclarecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em algum dos dez estudos bíblicos que dirige, você ensina (ou ensinará) ao estudante que há esta opção de não participar nas "modalidades oficiais" e que poderá fazer essa "obra" de forma independente, como você faz?

      Excluir
  29. Oxente!! Canso de ensinar. Inclusive , veja o absurdo..
    Um irmão recem batizado
    estava triste por não poder participar ativamente no
    campo. Conversa vai conversa vem descobri que o irmão falava de JEOVÁ para todos de vizinhos a desconhecidos a colegas de trabalho. Eu disse: irmão se é horas que vc tem que relatar vc tem .. Relate.. Enfim depois disso ele viu que para uma verdadeira TJ
    É impossível relatar só 15 minutos. Vc fala do reino e tem sim horas.. Pode não ter estudos mas o evangelho vc vive não apenas fala ou relata.. Até jesus disse certa vez se essas criança calarem a boca as pedras falarão. Ou seja falar por falar qualquer um se diz publicador mas vivencia o que prega?
    Se bem que depois dessa conversa ele conseguiu 2 estudos e entendeu o que é ensinar..Paulo deu um exemplo no casamento que serve para o publicador.
    O marido ou esposa cristaos pode ganhar seu marido ou esposa descrente sem palavra. Sim pela conduta. Nisso que acredito.

    ResponderExcluir
  30. Caso a modalidade oficiais..
    Eu canso de dizer aos tj irmãos vc É TJ de campo ou convivência? Ou seja vc só é tj quando vai no campo? Ou é tj 24Hs por dia 365 dias no ano? Amigo uma coisa que eu não sou é fanático embora reconheço existem tj
    que passam dos limites

    ResponderExcluir
  31. Existem alguns que passam tanto dos limites que eu os chamo de apóstatas.

    ResponderExcluir
  32. Esses que você chama de fanáticos agem exatamente como a organização espera. Não há uma linha de instrução nas publicações da Torre de Vigia que ensinem esse conceito que relata aqui. Logo, do ponto de vista da organização, o "apóstata" é você. Se tudo o que diz aqui ultimamente é verdade, então estás a aplicar um conselho que um padre católico com quem conversei me deu: "mantenha-se dentro da sua religião e tente muda-la por dentro".
    Eu não acredito que isso funcione na Torre de Vigia. Seria como um cidadão norte-coreano tentar acabar com o totalitarismo no seu país.
    Sua intenção, aparentemente é boa. O que acho estranho em você é ainda defender o corpo governante, que claramente não é afinado com o seu aparente modo de pensar.

    ResponderExcluir
  33. Concordo com o Padre continue na sua religião e mude por dentro. Nesse caso eu vejo o dentro como sendo meu íntimo. Sei que estou em uma religião verdadeira( se não. Não faria parte) mas sei que não é perfeita assim como não existe nenhuma perfeita. Mas o que me mantem nela é isso o entendimento sempre chega no momento certo, mesmo que eu discorde em alguns aspectos não é nada que rompa meu relacionamento com JEOVÁ. O jw.brodcasting
    desse mês. O que ali foi dito como um ajuste, pasme!!ja
    pensava dessa forma. Mas veio no momento certo. E existe outros detalhes que ninguém pode julgar a minha consciência. Lembra de Paulo o que ele achava da circuncisão? Mesmo assim para não fazer outros tropeçar circuncidou Timóteo no templo mesmo sabendo que aquilo não tinha nehum valor. Mas ...
    Assim que eu vejo ... Mude por dentro. Quando vc muda por fora voce se apostata. E isso não é bom. Vai viver a vida toda atras da perfeição que não existe ainda

    ResponderExcluir