Justiça impede que Testemunhas de Jeová seja declarada extremista no Quirguistão

 




A justiça negou o pedido do Procurador-Geral do Quirguistão de declarar 13 publicações e 6 vídeos das Testemunhas de Jeová como extremistas. A organização religiosa temia que o pedido fosse um indício para que suas atividades fossem proibidas no país.

A ameaça das Testemunhas de Jeová de ser declarada extremista no Quirguistão se iniciou em 2019, após a polícia secreta do país acusar falsamente a organização religiosa de incitar o ódio e outros crimes. Com base na acusação foi realizada uma operação em sua sede local para realizar apreensão de publicações e outros documentos.

Para se defender as Testemunhas de Jeová enviaram cartas para o presidente do Quirguistão negando as acusações feitas pela polícia secreta e defendendo a liberdade de religião. 

Com o apoio de sua sede mundial, as Testemunhas de Jeová conseguiram provar na justiça que as acusações da polícia secreta  não tinha fundamentos e a justiça entendeu que não havia motivos para proibir suas atividades.   

    



Fontes da informação:rus.azattyk.org/a/31593604.html

 rferl.org/a/kyrgyzstan-jehovahs-witnesses-extremist/31592362.html

 forum18.org/archive.php?article_id=2700

 washingtonpost.com/religion/kyrgyzstan-is-expected-to-ban-jehovahs-witnesses-publications-for-extremism/2021/11/30/63184862-5230-11ec-83d2-d9dab0e23b7e_story.html

bitterwinter.org/kyrgyzstan-jehovahs-witnesses-books-not-banned/   


Comentários