Se o "bonequinho" visse o último filme produzido pelas Testemunhas de Jeová!

 



As Testemunhas de Jeová lançaram recentemente um filme sobre o profeta Daniel filmado de acordo com suas crenças. Se o filme fosse avaliado pela coluna de cinema do jornal O Globo, a expressão do "bonequinho" sobre sua produção não seria nada agradável. 

Nas redes sociais houve críticas sobre a escolha do elenco, formado por fiéis de suas fileiras nos Estados Unidos, todos pessoas brancas e bem aparentadas que não retrata a cor e traços de sofrimento das pessoas na região onde o profeta viveu. 




Um internauta comparou o profeta Daniel  com o ator Tom Holland que interpretou o personagem Peter Parker/ Homem-Aranha no cinema devido a americanização da produção das Testemunhas de Jeová.  Houve críticas também sobre a produção da organização religiosa por ela retratar o profeta Daniel como um dos ressuscitados de seu prometido "Paraiso", visto que muitos acreditam que ele deveria estar no céu de acordo com sua importância na história da Bíblia. 

Em sua volta a vida retratada na produção das Testemunhas de Jeová, o profeta Daniel aparece sem barba, completamente diferente de sua época onde seu uso era comum. Muitos acreditam que isso seja um mensagem da organização religiosa sobre sua opinião do uso de barba por seus fiéis nos dias de hoje.    



        



Fontes da informação: Jehovah's Witnesses release new feature film | Lifestyles | ncnewsonline.com

Just once I’d like to see Bible characters displayed a bit more realistic. : exjw

Daniel: Uma história de fé — Parte 1

Daniel: Uma história de fé — Parte 2

Comentários

  1. Eu acredito que a bíblia, como livro religioso, deveria se manter no seu formato original, o escrito. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a fé não se baseia na lógica pura e simples, e nem é de se esperar que seja assim, afinal, Deus e assuntos espirituais não pertencem aos domínios do universo físico. Além do mais, existem muitas lacunas que precisam ser preenchidas, para o enredo fazer mais sentido, ao se converter em filmes. E essas lacunas podem induzir a um entendimento errôneo sobre a situação que se retrata. A partir do momento em que começam a transformar seu conteúdo em obras cinematográficas, a bíblia começa a parecer com uma ficção. Ainda mais quando você vê lamparinas com potência para iluminar uma sala inteira à noite, ou guerreiros que viveram séculos antes de Cristo com barbas e cabelos bem feitos, além de dentes perfeitos. Pode até ser emocionante, mas, mesmo inconscientemente fica difícil conciliar isso com a realidade.
    Não duvido que algum dia farão um filme sobre a infância e adolescência de Jesus ou Timóteo, para "fortalecer a fé" dos jovens na organização.

    ResponderExcluir
  2. Em parte concordo. Mas discordo na parte da fé. A fé biblica é racional logica. A fé de igrejas é crendiçes querem alcançar o reino de Deus com mágica. Ou seja existe nessa fé uma crença que vc não pode conhecer a Deus pela razão isso não é fé
    é FIDEÍSMO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho fé! Mesmo assim acredito que a lógica não se aplica a esse assunto. Mas para conversarmos sobre isso, precisamos estabelecer quais são as nossas definições de "lógica". Em resumo, entendo a lógica como uma linha de raciocínio que leva a uma conclusão sem nenhum contradição. Nenhuma fé é isenta de contradições, inclusive a "fé bíblica". E a própria bíblia está cheia de exemplos que mostram exatamente isso. Começando pela definição de fé, feita por Paulo aos hebreus, quando disse que 'fé é a demonstração evidente de realidades NÃO OBSERVADAS'. A seguir, ele lista vários exemplos que corroboram a ausência de lógica na fé. Um deles é o de Noé, que construiu uma arca depois de receber um "aviso divino de coisas ainda não observadas". Tem também o de Abraão, que atendeu um chamado "embora não soubesse para onde ia". O exemplo de Sara, é bem peculiar. Paulo disse que ela demonstrou fé que receberia poder para ter um filho depois da idade fértil (a bíblia diz que ela até riu disso). Onde está a lógica? Se você verificar, todos os exemplos da lista de Paulo envolvem uma espécie de pulo no vazio. Fé é acreditar! Fé não é saber. Quando você sabe, não precisa de fé. Você só exerce fé quando o que você acredita parece impossível. Qual lógica Abraão seguiu quando ofereceu como sacrifício o único filho que estava certo para ser sua descendência prometida? Qual lógica Moisés aplicou quando seguiu a ordem de levar o povo para ser encurralado entre o exército egípcio e o Mar Vermelho? Qual lógica os primeiros cristãos aplicaram quando decidiram seguir por alguém que prometia ser rei, mas havia morrido entre dois ladrões?
      Como você aplica uma fé lógica ao acreditar em um ser que não tem corpo físico, que não sempre existiu e nunca deixará de existir?
      Fé não tem nada a ver com lógica, e é isso o que torna essas coisas mais emocionantes.

      Excluir
  3. Se fizerem um filme baseado em Gênesis na criação do homem, qual narrativa eles escolheriam? Gênesis 1:27 ou Gênesis 2:5,7 ?!

    ResponderExcluir
  4. Há uns 10 anos, em uma conversa com um TJ "veterano", surgiu o assunto sobre Raabe, e ele mencionou que ela tinha uma irmã chamada Zema, que morreu durante a invasão a Jericó pelos israelitas. Eu falei que nunca tinha ouvido falar disso (mas já sabia do que se tratava...rsrsrs) Ele tinha tanta certeza que começou a procurar na bíblia ali mesmo, sem sucesso e prometeu me mostrar depois, o que espero até hoje.
    Eu sabia, porém, que se tratava de um drama bíblico vendido em fita K7 na década de 80 ou 90 pela Sociedade Torre de Vigia, que ambientava a ocasião e mencionava uma tal de Zema, em uma cena bem dramática em que Raabe tenta convencê-la a ficar dentro do quarto para se salvar, mas ela desesperada sai e morre.
    De alguma forma, isso deve ter ficado registrado na mente desse TJ como se fosse um registro bíblico autêntico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Houve tbm outros 'dramas'em fita k7 que ambientação ou tinham personagem fictícios...O de Noé, Moisés por ocasião da rebelião de cora.

      Excluir
  5. O interessante é que as origens das peças teatrais são pagãs. Começaram na Grécia em rituais para o louvor ao deus Dionísio, divindade da diversão, da fertilidade e do vinho. Os eventos deram origem também ao "coro", no qual um conjunto de pessoas homenageavam esse deus cantando e dançando. Acreditava-se que os personagens eram entidades que incorporavam nos atores.
    Quando eu descobri isso, comecei a me perguntar porque não comemorávamos aniversário...

    ResponderExcluir
  6. Sobre não ter barba, segundo a promessa que as publicações dizem, as pessoas serão ressuscitadas jovens, saudáveis, com pele mais rosada do que um bebé, portanto é natural que o Profeta ressuscite assim. Não acho que seja “recado” por causa dos que usam barba, uma vez que,pelo menos, Jesus e os Anjos são ilustrados com barba branca nas publicações actuais. Já são todos idosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa questão de ressuscitar com corpo perfeito gera mais um problema. Se aplicarmos a alegada regra em que "os últimos serão os primeiros", como os que morreram bem idosos, tipo 100 anos, serão reconhecidos em seus corpos jovens se quem os estará esperando só terão lembranças de quando esses eram velhos?

      Excluir
  7. Tá na cara que vão usar barba porque os judeus de 18anos tem Baraba só olhar lá em Jerusalém ele criei barba com 15 oque quiz passar o vídeo e que o profeta adolescente aí chega num sei q idade e logo encontra o barbeador moderno e os tjs e logo incentivam eles a se barbear porq os judeus atuais tão pouco iriam fazer isso...kkk

    ResponderExcluir
  8. No milênio TJ haverá muitos problemas. Primeiro, os TJs que sobreviverem ao armagedom vão achar que são superiores aos ressuscitados por terem sido testemunhas oculares da vindicação do nome de Jeová. Já os TJs ressuscitados não deixarão barato e alegarão que realmente pagaram os seus pecados com a própria morte, dívida que os que sobreviveram não terão pago. Imagina a confusão do povo calculando a sequência de ressurreições, para tentar fazer uma estimativa de quando certa pessoa será ressuscitada. Vai ter gente revoltada por causa da ressurreição de "irmãos" que eles acham que não deveriam ter sido ressuscitados, e outros decepcionados por não receberem aquela pessoa que tinha certeza que voltaria, passando a eternidade sem saber o motivo. Imagino confusão também nos grandes eventos realizados naquelas ressurreições em massa, de pessoas que morreram quase ao mesmo tempo em um mesmo local, como nas guerras mundiais e em grandes desastres naturais. Vai ter que ter muita logística nesses casos.
    Vai ter ressuscitado que vai achar que está no céu e não haverá quem o convença do contrário.
    Penso também em rumores de que, assim como fez na saída do povo do Egito no passado, Jeová dê fim em todo mundo que viveu nesse velho mundo e se rebelou durante o milênio e só deixará ir para o novo mundo mesmo aqueles que nasceram depois do Armagedom.
    Acho que vai ter muita confusão.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário