Médicos na Itália devem respeitar o desejo dos fiéis das Testemunhas de Jeová de não receberem sangue




 Segundo entendimento da Suprema Corte de Justiça da Itália, fiéis das Testemunhas de Jeová no país podem recusar transfusões de sangue caso tenha manifestado isso para os profissionais da saúde e eles são obrigados a respeitar o pedido dos religiosos.

O entendimento da Suprema Corte de Justiça se baseia na Constituição do país. "Ninguém pode ser obrigado a realizar um tratamento de saúde especificado na lei", diz a Constituição italiana. Como a transfusão de sangue é considerada tratamento de saúde, os fiéis das Testemunhas de Jeová podem recusar o procedimento. 

A Constituição italiana também protege o direito de exercer fé. Como a recusa de receber transfusão de sangue faz parte do conjunto de crenças das Testemunhas de Jeová, os médicos devem respeitá-las.

Para evitar conflitos, a Suprema Corte orienta diálogos entre médicos e fiéis das Testemunhas de Jeová, visto que em circunstâncias graves transfusões de sangue podem ocorrer e o profissional da saúde não poderá ser levado aos tribunais por isso.            



Fonte da informação: Uma transfusão de sangue pode ser recusada?

Comentários