No último mês de março se completou 25 anos de uma das maiores tragédias de trânsito da Espanha que provocou as mortes de 29 pessoas, a maioria delas eram fiéis da organização religiosa das Testemunhas de Jeová.
No dia 1º de março de 1996, em uma estrada próxima da cidade de Bailém, um automóvel na contramão colidiu com um ônibus que transportava fiéis das Testemunhas de Jeová que estavam retornando de uma excursão. Com o impacto da batida, o ônibus pegou fogo provocando as mortes de 29 pessoas, das quais 9 eram crianças. Além das mortes, o acidente deixou outras 19 pessoas feridas.
Dos 29 mortos, 23 eram moradores da cidade de Bailém. Todos foram enterrados num cemitério católico, o único da cidade. Aproveitando se da comoção popular que se abateu sobre sua população, as Testemunhas de Jeová aproveitaram se da situação para fazer proselitismo religioso numa tentativa de atrair novos membros para suas fileiras.
Fontes da informação: Hemeroteca | 29 personas calcinadas al chocar su autobús en Bailén
Cinco das vítimas do acidente de Bailén, enterradas sem identificação | Espanha | O PAÍS
Quase todos os mortos em Bailén permanecem não identificados | Espanha | O PAÍS
Os acidentes de trânsito mais trágicos da Espanha
Enfrentando a tragédia na força de Jeová — BIBLIOTECA ON-LINE da Torre de Vigia
Lamento muito a perda dessas vidas... mas as TJ's, apesar das perdas, fizeram proselitismo religioso quando na verdade o amiguinho imaginário a quem elas chamam de "deus", não as protegeu... 🙄🙄🙄🙄🙄
ResponderExcluirDeus é o fluído cósmico criador de todas as coisas, é nossa energia vital e estamos mentalmente ligados a ele. Pode parecer zombaria, mas essa passou a ser a minha crença, e tenho plena convicção sobre o que aprendi.
ResponderExcluirO que entendemos individualmente sobre Deus varia de pessoa para pessoa, até mesmo entre as Testemunhas de Jeová. Por exemplo, algumas TJs agradecem a Jeová por terem conseguido comprar um carro, outros são gratos por Ele ter arrumado um bom casamento, ainda outros, por um emprego de meio período com baixo salário (enquanto alguns atribuem um bom emprego com bom salário ao próprio Satanás). Em toda parte, porém, milhões de TJ agradecem por ter conseguido um pedaço de pão para comer naquele dia. Há TJs também que agradecem a Jeová pelo aprendizado durante o tempo que ficou sem a casa após um furacão passar por sua cidade.
ResponderExcluirÉ difícil entender ou explicar de forma geral um Deus imparcial que age de formas tão distintas com tantas pessoas que mostram a mesma gratidão por "bênçãos" igualmente diferentes.
Por essa reflexão, não deixo de acreditar em Deus, nem posso criticar aquele que não acredita. Só duvido daquele que afirma saber definir Deus. Não acredito em quem diz que Ele é isso ou aquilo... A experiência com Deus é pessoal e intransferível. Como ouvi um certo religioso dizer: "Deus não existe, Deus É"!
Sua reflexão é coerente Moranis. Cada um analisa Deus segundo o seu entendimento. O problema é quando a pessoa se torna refém de suas próprias crenças, um Deus arbitrário como alguns pregam, só prejudica a eevolução do ser neste planeta.
ExcluirSe formos realmente sinceros reconheceremos que tudo o que "sabemos" sobre Deus é puramente especulativo. Ou a gente sentiu, ou foi ensinado por outra pessoa que também não provou nada. Ninguém tem prova de nada. Então, porque eu deveria criticar alguém que entende Deus de outra forma, ou mesmo quem não acredita?
ExcluirEu sempre procuro aquilo que é mais lógico pra mim. É claro que muitos dirão, que o que é lógico pra mim, não fará sentido pra outros. O mais importante é se sentir com a consciência tranquila e ter paz de espírito, algo que nunca alcancei sendo TJ. Considero vc uma pessoa inteligente Moranis, um dia talvez teremos a mesma linha de raciocínio, o importante agora é que conseguimos manter um diálogo entre nós, algo que não existe com TJ e EX-TJ, demonstrando a sua humildade e desejo de ver o mundo de outra forma.
Excluirlegal, Libertador! Até as testemunhas de Jeová eu entendo e respeito. Elas acreditam naquilo, e há sinceridade na maioria deles. Não é o caso de membros superintendentes de circuito para cima. Esses são os enganadores.
ExcluirConcordo contigo. Existem os manipuladores entre as TJS, mas a grande maioria é composta por pessoas honestas.
ExcluirÉ um fanatismo religioso msm.ha pouco tempo assistir um discurso fúnebre de um velho conhecido(t.j.)80% do tempo foi falando da organização ou dando testemunho,do falecido falou pouquíssimo. Quase nada.
ResponderExcluirMas em todo caso as pessoas dentro dessa seita não tem valor msm.são usados.
Apenas usados.