Testemunhas de Jeová continuam perdendo fiéis na Finlândia

 



Relatórios do governo da Finlândia mostram que pelo quarto ano consecutivo as Testemunhas de Jeová registraram perda de fiéis em suas congregações no país. De 2016 a 2020, um total de 1.192 pessoas desapareceram de suas fileiras. 

Segundo os relatórios, em 2016, havia um total de 17.979 pessoas nas fileiras das Testemunhas de Jeová na Finlândia. Em 2017, esse número caiu para 17.685 pessoas. Já em 2018, o número de fiéis da seita diminuiu para 17.303 e em 2019 para 17. 083. 

Em 2020, as Testemunhas de Jeová informaram para o governo da Finlândia que havia um total de 16.787 pessoas em suas fileiras. Um número bem menor dos que foram informado nos quatro anos anteriores. 

Os relatórios do governo da Finlândia  mostram que as Testemunhas de Jeová poderá muito em breve se tornar uma seita de fundo de quintal no país levando em consideração que 10.366 dos seus 16.787 fiéis por lá tem mais de 45 anos de idade e grande parte de seus jovens correm o risco de deixar suas fileiras quando atingirem maturidade para fazer isso.        




Fontes da informação: Site do filho de John - Sobre a Sociedade Torre de Vigia e as Testemunhas de Jeová

População 31.12. as variáveis ​​são Religião, Sexo, Idade, Ano e Dados. PxWeb

Comentários

  1. A tendência é de se tornar uma seita da terceira idade, já que muitos jovens que estão lá, seguem as crenças, por pressão de familiares.

    ResponderExcluir
  2. Todo o sistema que envolve as TJs tem um problema básico: o controle. Tudo o que é excessivamente controlado está fadado ao colapso porque, constantemente, novas regras precisam ser elaboradas para resolver problemas criados por regras anteriores. Com isso, o nível de controle vai aumentando, e mais regras precisam ser criadas. Isso pode ser comprovado ao se observar sistemas de governo como na China, Cuba e Venezuela. A própria Nação de Israel no passado é um exemplo disso. Veja como tudo começou lá na época de Moisés, e como os fariseus já estavam nos tempos de Jesus.
    No caso específico da Torre de Vigia, para que sobreviva, o corpo governante teria de criar um regra que obrigasse s TJs hoje terem bastante filhos, porque as regras atuais, apesar de estimularem o casamento para o alcance de cargos na congregação, desestimulam indiretamente que casais tenham filhos:
    - Há quem não queira ter problemas quando os filhos chegarem na adolescência e ameaçem seus cargos;
    - Há os que querem evitar problemas em situações de acidentes, caso precisem impedir que os filhos recebam transfusão de sangue;
    - Tem também os que estão esperando para ter filhos no "paraíso";
    - Há também aqueles que não podem sair da organização por questões familiares (resultado das consequências de outra regra: a desassociação). Estes simplesmente querem evitar ter filhos que passem pelos mesmos problemas que passaram na juventude por causa da organização.
    Logo, o número de filhos de TJs está diminuindo, e como esses são a maior fonte de novos membros para organização, o declínio também vem daí.
    Só a liberdade individual, com princípios básicos de convívio, consegue fazer com que as coisas sigam seu curso normal. A própria natureza é prova disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão dos filhos entre as TJS é algo grave, são pouquíssimos os casais que se arriscam em colocar filhos no mundo, como resultado a congregação não cresce, já que o recrutamento exterior está baixo. Todos nós já presumimos o final dessa história, uma congregação de idosos depressivos ou o afrouxamento das regras, sendo que a segunda opção pela mente doentia dos líderes, dificilmente acontecerá.

      Excluir
    2. De acordo com as suas palavras, a Torre está desabando e desabará de vez. "Tempos dourados" da Torre desbotando e perdendo o brilho!!!

      Excluir
  3. Mas talvez surja uma nova luz ...tenham muitos filhos ,por que o paraíso vai precisar de jovens por que os velhos irão rejuvenescer aos poucos..

    ResponderExcluir
  4. blog finlandêshttps://vapauttarakastava.wordpress.com/?fbclid=IwAR1ihZiE4xC9FkWbUNuv1xwHGHAqo6B3BMTxl7-vDS-WWKi722jU_d1tX7c

    ResponderExcluir

Postar um comentário