O exemplo dos cristãos do primeiro século é uma ameaça para o Corpo Governante




 No mês passado, por meio de carta enviada para suas congregações, a liderança das Testemunhas de Jeová proibiu seus membros de realizarem reuniões particulares para estudo da Bíblia. Rumores dão conta que o Corpo Governante têm temor que por meio desses grupos de estudos bíblicos possam surgir pessoas com ideias apóstatas. A orientação dos líderes da seita vai na contramão do exemplo deixado pelos cristãos do primeiro século que faziam reuniões em lares particulares para consideração dos textos sagrados.  



Conteúdo da carta sobre reuniões particulares para estudos bíblicos entre as Testemunhas de Jeová 


"Reuniões privadas organizadas por meio de videoconferência: O escravo fiel e discreto forneceu orientação prática e bíblica que destaca os princípios a serem considerados pelos indivíduos ao decidir se organizam ou participam de uma reunião social. Em vez de estabelecer regras, a ênfase deve se aplicar os princípios bíblicos. Quando os princípios bíblicos são aplicados, as reuniões sociais podem ser revigorantes e honrar a Jeová.

Embora não haja objeção a reuniões sociais saudáveis, recebemos relatos de que alguns começaram a organizar reuniões e eventos adicionais para instrução espiritual, até mesmo começando e terminando tais reuniões com oração. Embora os indivíduos que organizam e participam de tais reuniões sejam provavelmente bem-intencionados, não há provisão para tais arranjos.

O povo de Jeová recebe ampla instrução espiritual e encorajamento nas reuniões congregacionais, assembleias, e congressos, bem como por meio da JW Broadcasting e nossas publicações. Sob a orientação de seu espírito santo e com base em sua Palavra da verdade, Jeová fornece o que é necessário por meio do escravo fiel e discreto. Deve se tomar cuidado para não organizar ou promover reuniões para alimentação espiritual além do que foi fornecido pela organização. Essas reuniões podem prejudicar o que Jesus Cristo está realizando por meio de sua congregação na Terra hoje. Seguir essa orientação ajudará todo o povo de Deus a estar completamente unido na mesma mente e na mesma linha de pensamento e a permanecer estabilizado na fé", diz a carta orientadora das Testemunhas de Jeová sobre reuniões particulares para estudos bíblicos entre seus fiéis.  






Fontes da informação: 2021-março-S-147-Inglês e alemão - anúncios e lembretes!

Proibição de reuniões independentes

Comentários

  1. Eles sabem que através destes estudos, poderá surgir argumentos persuasivos contra as ideologias da seita. Aí então veio a proibição, mas essas teorias arcaicas mantidas através da manipulação mental serão extintas aos poucos. Uma nova era se aproxima e com certeza não sobrará espaço para idiotisses.

    ResponderExcluir
  2. Quem foi TJ nas décadas de 1980 e 1990 sabe que esse é um dos maiores temores do corpo governante. Até aquela época, a Torre de Vigia incentivava o estudo profundo da bíblia, obviamente dentro das próprias publicações deles. Os artigos de estudos semanais de "A Sentinela" eram bem minuciosos, chegando a alcançar algumas vezes quase 40 parágrafos. Mergulhavam fundo em profecias, nos paralelos entre elas e os acontecimentos mundiais e nos significados das palavras em seus idiomas originais. Mas isso fugiu do controle quando surgiram vários grupos de estudo independente, que usavam a versão interlinear da bíblia (criada pela própria Torre) e até bíblias de outras versões, como a King James e Almeida, para fazer comparações nas suas pesquisas em grupos independentes. Isso ocorreu até mesmo entre os membros dos Betéis pelo mundo. O resultado em uma avalanche de "apostasia" entre as TJs que perceberam as incongruências na tal "verdade". Desde então, a organização passou a adotar um estilo cada vez mais lúdico de ensino que resultou nessa linguagem tipo "jardim de infância" usada nas publicações de hoje, inclusive na nova atualização da Tradução do Novo Mundo.
    Mas parece que a Internet está aguçando novamente a curiosidade dos irmãos.

    ResponderExcluir
  3. O medo deles é simples: sempre há alguém inteligente que vai descobrir o erro crasso deles, e, numa reunião dessas expor aos outros, que por sua vez, entenderam que essa seita é indigna de confiança. O que pode acontecer? Mais pessoas acordando desse pesadelo que é ser testemunha do porco dominante.

    ResponderExcluir
  4. Tai porque proibem de usar outra traduçao no salao a nao ser a traduçao deles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Zezimm! Até vc, por exemplo, imagine que estivesse estudando uma língua diferente por aplicativo no seu dispositivo eletrônico. Vinha um grupinho de TJ's e dizia para vc o seguinte:"ah, e tals, porque vc não usa o nosso aplicativo do nome tal para estudar idiomas? Vc vai ao google play e vai lá e..." etc, etc, etc... nossa, gente! A vontade que eu tenho quando isso me acontecer é ir para casa estudar em um cantinho sossegada! Affs!!!

      Excluir
  5. “Embora não haja objeção a reuniões sociais saudáveis, recebemos relatos de que alguns começaram a organizar reuniões e eventos adicionais para instrução espiritual, até mesmo começando e terminando tais reuniões com oração.”
    Agora me diz qual o problema em começar um evento desses com oração? É o Corpo Governante quem determina quando uma pessoa deve orar? Eu oro a hora que eu quiser e pronto, não preciso da autorização do CG pra isso.
    .
    “Deve se tomar cuidado para não organizar ou promover reuniões para alimentação espiritual além do que foi fornecido pela organização”.
    Isso tudo é medo dos “irmãos” abrirem o olho para os ensinos da Torre? Quer dizer então que o alimento espiritual que precisamos é só o Corpo Governante que pode preparar? Fora da Torre hoje vejo o quanto tudo é tão robotizado. Você praticamente só pode dar a resposta que está nas publicações das TJ. E ainda se gabam de dizer: “Ah, mas A Sentinela tal falou isso”. Tá bom, mas e a Bíblia fala o quê?
    Hoje agradeço a Deus por não ter sido designado ancião, ter sido apenas um “servo ministerial bem usado”! É cada uma que essa Dona Torre faz...

    ResponderExcluir
  6. O "alimento espiritual" fornecido pelo corpo governante é tão nocivo que não pode ser consumido fora do script da Torre e Vigia. Mesmo as próprias publicações da organização não podem ser estudadas de forma independente sem "efeitos colaterais". Tudo tem que ser lido dentro do esquema programado pelo corpo governante, senão as brechas são descobertas.
    Além disso, ele tem prazo de validade. Um artigo ou livro publicado antes do ano 2000, por exemplo, precisa ser consultado de forma bem controlada para não revelar as incongruências. Se for algo lançado antes de 1970, não pode nem mesmo ser acessível a alguma TJ novata que não passou por todo o processo de atualização feito por eles desde aquela década.

    ResponderExcluir

Postar um comentário