Testemunhas de Jeová lutam para que justiça não use seus documentos em investigação de crimes de pedofilia



As Testemunhas de Jeová conseguiram nesse mês de janeiro uma vitória na Suprema Corte de Justiça da Holanda que dará tempo para que seus advogados à defenda da acusação de ocultar casos de pedofilia em suas congregações do país.  

Segundo o processo, as Testemunhas de Jeová recorreram a Suprema Corte de Justiça da Holanda por não concordar com a apreensão de vários documentos feita pela polícia a pedido do Ministério Público em sua sede local chamada de Betel e também na casa de três de seus pastores (anciãos) em novembro de 2018. A apreensão dos documentos foi motivada após as Testemunhas de Jeová se recusarem a entregarem eles para o Ministério Público numa investigação de agressões sexuais infantis de nove vítimas que hoje são pessoas adultas. 

Com a decisão da Suprema Corte de Justiça a favor das Testemunhas de Jeová, o tribunal  judicial superior da região onde foram realizadas as apreensões dos documentos decidirá se o Ministério Público tinha direito em recolhê-los, visto que a comunidade religiosa alega que eles contém depoimentos de confissões religiosas de seus membros para seus pastores (anciãos) e segundo seu entendimento eles são confidenciais conforme declara a lei.  

  A decisão da Suprema Corte de Justiça da Holanda a favor das Testemunhas de Jeová  foi totalmente criticada pois a lei de sigilo em confissão religiosa vale apenas para aquelas comunidades religiosas que tem uma classe sacerdotal. As Testemunhas de Jeová em suas publicações alegam que não possuem essa classe, por isso as confissões de seus membros que alegaram terem estuprado crianças não devem ser mantidas em sigilo e seus pastores (anciãos) devem ser responsabilizados judicialmente por não terem denunciados eles para a polícia.


Segundo as Testemunhas de Jeová, seus
anciãos atuam como clérigos.

 


"As Testemunhas de Jeová seguem de perto o padrão estabelecido na Bíblia e por isso não têm uma classe clerical, diz o site das Testemunhas de Jeová sobre seus membros. 



Fontes da informação: 'Tribunal tem que decidir novamente sobre invasões Testemunhas de Jeová' - RTV Drenthe

Ouderling van Jehovah’s Getuigen kan in uitzonderlijke gevallen verschoningsrecht hebben - Hoge raad

Deve existir distinção entre clérigos e leigos?

Comentários