Quando a desassociação acaba em tragédia





Todos os anos mais de 70.000 pessoas são excluídas das fileiras das Testemunhas de Jeová e a maioria delas tem suas vidas arruinadas pela discriminação que passam a sofrer de seus ex-companheiros espirituais e familiares leais a seita. Muitas vezes essa discriminação acaba de maneira trágica.  

Em 2018, em Michigan nos Estados de Unidos, uma mulher de 45 anos matou seus dois filhos, o marido e logo em seguida se suicidou. A família da mulher tinha deixado as fileiras das Testemunhas de Jeová anos antes e passou a ser ostracizada por seus membros, alguns seus próprios familiares. Segundo relatórios da polícia a discriminação incentivada pelas Testemunhas de Jeová contra a família foi determinante para a tragédia.









Na época da tragédia, um jornal escreveu da seguinte maneira relacionando a discriminação praticada pelas Testemunhas de Jeová com o ocorrido;    

De acordo com registros policiais e entrevistas com familiares, amigos e vizinhos, a mulher lutou contra muitos problemas, incluindo depressão, ostracismo da seita Testemunhas de Jeová e feridas mentais decorrentes de um suposto abuso sexual quando criança.

Cerca de cinco atrás, a mulher e seu marido deixaram as Testemunhas de Jeová, uma denominação cristã que tem sido criticada por sua doutrinação estrita e por sua prática de evitar ex-membros. 

Amigos e outras pessoas acreditam que a discriminação pode ter levado a mulher a matar seus dois filhos, o marido e logo em seguida por fim a sua vida.

"Eles foram discriminados de todas as maneiras possíveis. Se ela fosse ao supermercado, elas não a cumprimentava. Quando você e criado como fiel das Testemunhas de Jeová, elas dizem quem deve ser seus amigos. São elas que decidem com quem você vai se associar", diz uma amiga da mulher.  





      

Fontes da informação: patheos.com/blogs/thefreethinker/2020/08/jws-shunning-practices-led-to-yet-another-violent-death/


freep.com/story/news/2018/05/18/keego-harbor-murder-suicide-lauren-stuart/620709002/

freep.com/story/news/local/michigan/2018/02/19/keego-harbor-jehovahs-witness-mom-triple-murder-suicide/351559002/

Comentários

  1. TRAGEDIA ATRAS DE TRAGEDIA E O POVO NÃO APRENDE!! SÃO VOCÊS QUE TORNAM ESSAS REGRAS REAIS... SIMPLISMENTE NÃO OBEDECE E PRONTOS!!! NÃO FICA TRISTE, VIVE A VIDA COMO CRIATURA QUE DEUS AMA!!

    ResponderExcluir
  2. A pessoa quando tem a mente dominada por mil regras de 'não pode', fica triste mesmo. O principal é Watchtower diz que Deus odeia o Desassociado e que a pessoa passa a ser um condenado a morte. Ao perder até os amigos a pessoa perde o juízo,pq a mente está dominada e não raciocina. Este"Amor nunca Acaba" do Corpo Governante, desmancja quando a pessoa para de obedecer o Bezerro Azul JW.ORG. Desassociados façam a Deslavagem cerebral antes de adoecer, retire o CG de dentro de vcs.Comecem a Conhecer o Jesus Cristo Verdadeiro, que age com Amor. Conheçam o Verdadeiro Jeova Deus que age conforme a Biblia e não age com as injustiças dos homens do CG. Acorde em tempo.

    ResponderExcluir
  3. A Torre se não tivesse essa doutrina maléfica, tudo correria bem para quem sai dessa seita. Simplesmente a pessoa saía e pronto, né? Ninguém é obrigado a pertencer nem permanecer nessas fileiras. Que sentido faz uma pessoa se manter fiel a uma coisa que não a faz se sentir bem?

    ResponderExcluir
  4. O problema é que o corpo governante não abrirá mão dessa regra. Eles sabem que isso provocaria uma debandada em massa. Então eles preferem ostracizar os que se libertam de suas ideologias.

    ResponderExcluir
  5. O tratamento dado ao desassociado vai muito além da punição àquele que saiu da seita. É também uma intimidação para que ainda continua lá. Tudo está associado a um bem elaborado sistema de controle. Mesmo aquele membro que secretamente continua o contato com o desassociado, carrega um pesado sentimento de culpa por isso. Aliás, até mesmo uma mãe, que faz um esforço hercúleo para evitar contato com um filho desassociado, têm a consciência afetada pelo simples fato de sentir vontade de falar com ele. Esse sofrimento só não afeta aqueles que sentem nojo de um desassociado, muitas vezes sem nem mesmo saber o motivo da sua saída. Mas isso, por si só, já demonstra uma deficiência moral que também deve causar algum tipo de sofrimento.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que esse absurdo de ostracizar quem sai é uma questão de tempo a ser reformulado. Não pelo fato de se trazerem novas "luzes" mas primeiro por que a torre está a cada dia perdendo mais adeptos dessa doutrina esdruxula pois muitos tjs atuais falam sim com ex-membros sim e também pq "as autoridades superiores" estão tomando aos poucos ciência de como essa seita trata os ex-membros. Eu comparo isso a antiga forma de "escravidão" da seguinte forma : "Se vc se batiza nas tjs você se torna ESCRAVO DA TORRE PARA SEMPRE (independente da sua idade e o que sabe ou pesquisou sobre qualquer assunto religioso). Quando você sai da torrre (você deixa de ser escravo dos dogmas da torre mas continuar com a marca de Escravo só que desta vez sua marca de Escravo é : Agora você é um ESCRAVO DO MUNDO, ESCRAVO DE SATANÁS, ESCRAVO DO PECADO,ETC.. ou seja:
    A pior das testmunhas de jeová e a melhor pessoa que qualquer outra que vc conheça que NÃO PERTENCE A JEOVÁ . Como pode isso ? Centenas de pessoas que não sabe o que aconteceu e simplesmente acreditam piamente no que os burros anciãos dizem para fazer seguem isso ?" Não tem o menor sentido em nenhum sentido ". Os processos por discriminação religiosa , alienação parental e outros vão chover em todo o mundo e a torre não poderá manter essa doutrina por muito tempo. Basta ver a recomendação atual de janeiro desse ano de 2021 do c.g. que se algum inativo não quiser mais ser contatado e deixar isso claro aos anciãos a vontade do mesmo será feita , (Uma mudança e tanto do ponto de vista de trazer pessoas para o salão). O que a torre espera com isso ? Que diminuam as comissões judicativas e que as pessoas inativas se afastem sem fazer alarde. . Será que os anciãos vão seguir essa ordem ? Aguardemos os próximos capítulos

    ResponderExcluir
  7. Comigo aconteceu ão contrário. Vieram me encher o saco com abobrinhas do tipo: "Você precisa refazer sua amizade com Jeová"."O fim está próximo". Resolvi afrontar e dizer que os ensinos da organização perdeu o sentido pra mim. Como consequência fui desassociado, espero que isso mude, só assim os inativos viverão em paz e não perderão laços familiares.

    ResponderExcluir
  8. No meu caso peguei logo pesado com eles.fiquei INATIVO e eles procuram saber de outros se eu tinha feito algo errado.
    Disse que queria continuar inativo e se achassem qualquer 'motivo'pra comissão judicativa eu iria com maior prazer...
    Com meu advogado.
    Sumiram.
    Nunca mais!

    ResponderExcluir

Postar um comentário