A existência de homens que usam barba entre as Testemunhas de Jeová já não é mais mistério, assim como a existência do Pé Grande (Big foot). Com exclusividade nosso blog desvendou uma das maiores polêmicas envolvendo os fiéis da seita no Brasil, o uso de barba.
Pé Grande (Big Foot) , uma lenda dos Estados Unidos. |
Existe a cultura entre as Testemunhas de Jeová no Brasil, a não recomendação do uso de barba por seus varões. Em uma de suas publicações pode se ler a seguinte orientação;
"Já em alguns países usar barba não é comum e, por isso, não é considerado apropriado para um irmão. Aliás, nesses lugares, se um irmão usasse barba, ele poderia passar uma má impressão e talvez não fosse considerado irrepreensível". wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2016684#h=27:0-27:790
Devido a essa recomendação dificilmente será possível de avistar um varão da seita usando barba no Brasil. Para isso não virar um mistério em nosso país, assim como a lenda do Pé do Grande (Bigfoot) nos Estados Unidos, o TJ EM FOCO publica várias fotos de varões das Testemunhas de Jeová que usam barba sem se sentirem envergonhados.
É por isso que eu fico chateado com alguns bitolados que querem defender a todo custo essa torre caída, eles tentam fazer as pessoas de palhaço, criando regras esdrúxulas e sem base alguma. Bando de hipócritas
ResponderExcluirNo mínimo surreal! Com tanta barba bonita que certos homens haveriam de usar porque não entre os TJ's?
ResponderExcluirEles criam as regras, condenam os que desrespeitam, e depois mudam de ideia. Será que se basearam na bíblia? É difícil de entender essa seita, sentem o prazer de arbitrar e escravizar pessoas.
ResponderExcluirSão sádicos, é isso! Senão vejamos uma simplificação do esquema: um pai grita com o filho pequeno e dá um tapa nele:"Responda a minha pergunta!" O filho responde e o pai dá outro tapa no filho e grita:"não me responda!" Gente, assim continuará este ciclo vicioso: preso por ter cachorro, preso por não o ter... 🙄🙄🙄🙄
ExcluirUm parágrafo do estudo de A Sentinela na edição de 9/16, sob o tema "Sua roupa mostra que você serve a Deus?", após o tópico "USE BEM SUA LIBERDADE DE ESCOLHA", diz:
ResponderExcluir"17 Seria correto um irmão usar barba? A Lei que Jeová deu aos israelitas exigia que os homens usassem barba. Mas os cristãos não precisam obedecer à Lei, pois ela foi cancelada. (Lev. 19:27; 21:5; Gál. 3:24, 25) Em algumas culturas, as pessoas não veem problema nenhum em um homem usar uma barba bem-feita. Isso não impede que as pessoas deem atenção à mensagem do Reino. Na verdade, em alguns países há anciãos e servos ministeriais que usam barba. Mesmo assim, alguns irmãos talvez prefiram não usar. (1 Cor. 8:9, 13; 10:32) Já em outros países usar barba não é comum e, por isso, não é considerado apropriado para um irmão. Aliás, nesses lugares, se um irmão usasse barba, ele poderia passar uma má impressão e talvez não fosse considerado “irrepreensível”. — Rom. 15:1-3; 1 Tim. 3:2, 7."
O problema é que essas explicações deixam as TJs confusas, porque elas são sistematicamente doutrinadas a OBEDECER ORDENS. Elas ficam doidinhas procurando saber o que o escravo quis dizer com isso: pode ou não pode? É assim que elas pensam!
O jeito então é obedecer o que o ancião da congregação disser, porque se ele tomar uma decisão pessoal, vai ter um monte de membros da congregação que vão criticar, e ele sabe disso.
Concordo totalmente com o cidadão acima. Bom senso é tudo. Nunca ouvir dizer que alguém foi dessasociado por usar barba. Não é comum confesso. Questão de custume. Mas não vejo problema. Muitos irmãos na verdade é que criam. Tenho barba sou tj. Hoje tive parte. Qual problema. O que eu não posso é fazer um abaixo assinado pedindo que todos usem. Cada qual tem sua liberdade
ResponderExcluirO que aconteçe é que muitos irmãos ficam sensíveis a certos assuntos e causam um reboliço na congregação.
ResponderExcluirO problema, Jotamax, é que o parágrafo deixa margem para um ancião dizer, por exemplo, "em nossa região, usar barba não é comum, e isso pode causar má impressão". A verdadeira questão é que, entre as Testemunhas de Jeová, ninguém pode ter alguma característica que o destaque. Se só um irmão usar barba na congregação, ele vai ser repreendido. Se três ou quatro usarem, tudo bem, porque a característica estará diluída entre eles. Se apenas um não usar, esse também será frequentemente sugerido a pensar em usar.
ResponderExcluirCreio que esse um é capaz de criar mais problema do que os outros. Nesse caso a humildade seria sensato. Como dizia Paulo se eu comer carne vai fazer o irmão tropeçar só comerei legumes não pela minha consciência mas pelo o outro que é fraco por isso não me torno uma pedra de tropeço. Bom senso. Só isso. E que secura é essa de querer usar barba? Vai morrer se não usar? Seja maduro. Perder a salvação ou causar uma divisão por causa de uma barba? Inclusive nessas fotos o irmão do verdade é lógica está com barba. So faltou se desassociar por causa desse tema. Misericordia!!
ResponderExcluirVocê disse certo, Jotamax! Paulo falou "Se eu...". Ele não estava dando um conselho. Além do mais, o bom senso ou a razoabilidade precisa ser demonstrada por TODOS. Eu não uso barba, mas não estou nem aí para que usa. Esse assunto nem deveria ser levantado em artigos publicados pela organização, muito menos discutido entre as TJs. São essas coisas que levam à intromissão na vida dos outros. Além do mais, seus questionamentos me fazem levantar outros: que secura é essa de usar relógios caros e anéis de ouro em exibições de broadcasting? Vai morrer se não usar? Muitos questionam isso entre as TJs, acham estranho. A divisão só não é causada por medo de criticar o corpo governante.. Então não é uma questão de escolha pessoal. É uma questão de "manda quem pode, obedece quem tem juízo".
ResponderExcluirSejam meus imitadores assim como eu sou de Cristo. Tudo que Paulo fazia fazia pensando no próximo. Você tem condiçoes de TER relogio caro? Vai ser feliz irmão... Tire o olho gordo em cima dos outro? Cara é gente com esses pensamentos que não crescem espiritualmente. JESUS o próprio tinha pena do povo. Ajudava aos necessitados. Mas o melhor ele tinha dentro de suas condições. Você sabia que a veste de Jesus era de primeira linha?. Ele não ostentava. Mas será que muitos iguais a vc não ficavam de olho? Tipo pra que essa roupa cara? Pra que desperdiçar esse óleo no cabelo e pés? Isso vale furtuna? Esse seria seu pensamento perto de Jesus. Igual o que está demonstrando agora.
ResponderExcluirDeixa ver se entendi. Quando alguém quer usar barba, e isso incomoda outro, você diz que ninguém morre se não tiver barba. Mas quando se trata do corpo governante, aqueles que criticam a ostentação são, na verdade invejosos. Difícil entender!
ExcluirQuanto ao caso de Jesus, eu lembro mais do "ele não tinha onde deitar a cabeça". O corpo governante fez voto de pobreza, amigo. Não lembro de Jesus ter feito. Pela sua lógica, os pastores da Universal também podem ser considerados representantes de Deus.
Não. Ninguém fez voto de pobreza. Primeiro não são monges. Se vc pode ser rico na organização de Jeová isso não é pecado. A soberba avareza sim. Você sim ficou chocado com o relogio do irmão. Inveja? Não sei. Vc que sabe. A boca fala daquilo que o coração está cheio. No povo de JEOVÁ nunca se incentivou pobreza. Modéstia sim. ...
ResponderExcluirNota que vc observa muito questões materiais como algo ruim. O amor ao materialismo sim. É ruim. Conheço muitos tj ricos. Mas não colocam sua esperança na riqueza. Sabia que o povo de JEOVÁ sabiam muito bem lidar com riquezas sem deixar de servir a Deus. Claro existiam os que iguais a hoje amavam ou amam mais o dinheiro.
https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1101993024#h=65:0-65:466
ExcluirNesse link você verá que não conhece aqueles em quem confia:
"Todos os que são aceitos para o serviço especial de tempo integral na sede mundial das Testemunhas de Jeová fazem voto de pobreza, assim como fizeram todos os membros do Corpo Governante e todos os demais membros da família de Betel ali. Isto não significa que sua vida seja austera, sem confortos. Significa, sim, que partilham, sem parcialidade, as modestas provisões de alimento, abrigo e reembolso de despesas, fornecidos a todos os que participam nesse serviço."
Como pode ver, eles fizeram sim um voto de pobreza. Agora me diz se um relógio de 25 mil dólares é uma provisão modesta e se isso é partilhado, sem parcialidade, entre todos os membros de Betel. Conforto é uma coisa. Luxo e ostentação é outro nível.
Veja esta frase de um compositor, citada em uma revista A Sentinela que criticava a ostentação de líderes religiosos na década de 1990.
Excluir*** w94 15/8 p. 11 par. 3 Estas boas novas têm de ser pregadas primeiro ***
“Usaria Jesus um Rolex [relógio de ouro muito caro] no Seu Programa de Televisão?”
Comparar oque jesus usava com oque o Corpo Dominante usa hoje e total sem noçao primeiro porque jesus usava coisas de extrema necessidade entao precisava ser boa pra durar segundo jesus era um bom carpinteiro teve algum recurso q ele mesmo trabalhou coisa q escravo num fez segundo jesus numca ostentou terceiro a roupa q ele usou servio pra se cumprir uma professia terceiro o Corpo Dominante assinou um voto de probreza mas de vida simples ou humilde pelo menos nao tem nada ao contrario vivem no luxo e arrodeados de servos ate pra levar suas malas nas primeiras classes d aeroportos quando jesus o lider rei e Senhor dizia q nem onde deitar a cabeça ele nao tinha e num era porque ele nao tinha condiçoes q dinheiro ele ganhava muito mas doava tudo e deu o exemplo ate pra judas doar mas ele nao queria pois amava o luxo q o dinheiro podia proporcionar nao que seja errado mas se eu assinei termo de pobreza e fiz um voto deveria cumprir e nao demonstrar ao contrario..
ResponderExcluirEu não sou nem nunca fui TJ. Espero que aceitem que eu comente. Tenho 78 anos e fui abor-dado há 60 anos, e apercebi-me logo que eram umas crenças “estranhas”. Há quem ache que pertence aos de Prov.14:15, mas eu sou dos que “não se acreditam em tudo o que se lhes diz”.
ResponderExcluirEsta postagem resolveu um mistério para mim, por causa das barbas….É que, não sei desde quando, vejo, na literatura, Cristo com barbas, os Anjos com barbas, Ungidos com barbas, (ainda por cima brancas, o que denota velhice, pelo menos aqui na Terra). Agora percebo: Deve ser por causa do que diz na postagem: assim todos estão iguais a usar barba (mas deve haver algum erro no link que foi escrito, pois deu-me erro). É que o Ancião de Dias descrito em Daniel 7:9 também deve ter barbas brancas uma vez que tem cabelos brancos. Portanto no céu todos têm barbas, menos as ungidas(?), é o que eu concluo face ás SE de Dezembro 2020, pgs.4, 11, 12, e capa da de Novembro 2020 e VMC de Jan/Fev 2021 pg. 9, e na SE de Junho 2021, pg.9.
https://www.jw.org/pt/biblioteca/revistas/a-sentinela-estudo-setembro-2016/sua-roupa-mostra-que-voce-serve-a-deus/
ExcluirNo parágrafo 17
Muito obrigado.
Excluir@Frederico Moranis
ExcluirEstava a ler o artigo:
Eles envelheceram ! Relembre a promessa que não se cumpriu feita para os jovens Testemunhas De Jeová em 1969
publicado em abril 17, 2017
e tem lá uma indicação da Despertai de 22/5/75 pg.15 que menciona essa "promessa" .
No site da jw.org só tem a partir de 1970. Mas tenho em meu poder cópia da pg.15 mas na Despertai de 22/11/1969, que fala precisamente disso. Título é: "Que futuro há para os Jovens?" Será diferente aí?
@areis
ExcluirConheço esta revista. Entre as Testemunhas de Jeová existe dois mundos: as TJs comuns e os membros da Ordem Mundial de Servos de Tempo Integral. Esses últimos são a alta casta de betelitas que tem o presente e o futuro garantidos pelo resto das TJs. Para eles, o paraíso já existe. É só ver as instalações em que vivem.
Para o resto das TJs só resta manter tudo isso funcionando enquanto esperam uma felicidade que sempre está ali na esquina, mas nunca vem.
Muitíssimo bem descrito, eu não diria melhor. Mas lá diz Prov: 14/15: Os simples acreditam em tudo o que se lhes diz...
ResponderExcluirProvérbios 14:15 descreve muito bem os "estudantes" das Testemunhas de Jeová, como a maioria de nós um dia fomos. As TJs são treinadas sistematicamente para pegar a "vítima" em algum momento de fragilidade emocional. Por isso aproveitam situações trágicas para fazer proselitismo. Eles chegam falando que vão tirar as suas dúvidas. Sem perceber, você nunca expõe suas dúvidas. ELES é que apresentam as dúvidas que você pode ter. Já vem tudo nos livros: perguntas e respostas. E assim segue em toda sua carreira TJ. Você só pode ter as "dúvidas" que já tem respostas nas publicações. O que for além disso é considerado apostasia.
ExcluirMuito boa descrição. Também a mim, que nunca fui nem sou, também me dizem que falo como um apóstata.
ResponderExcluirGostava de lhe mandar uma mensagem por mail. Sabe o meu endereço de e.mail, acho eu, por isso mande-me por favor por mail o seu, para eu comunicar directamente consigo.