Testemunhas de Jeová estão perdendo forças na República Tcheca






"As Testemunhas de Jeová estão enfraquecendo. Ela perde centenas de pessoas por ano e precisa economizar muito", diz um especialista sobre a atual situação da seita na República Tcheca e no mundo num programa de televisão local. 




Zdenek Vojtísek 


Segundo o especialista em religião na República Tcheca, Zdenek Vojtísek, atualmente as Testemunhas de Jeová tem pouco mais de 15.000 membros no país. Esse total de membros vem desde 1990. Não diminuiu e nem aumentou muito, indicando que a seita está com dificuldades em atrair as pessoas para suas fileiras.

O especialista também mencionou que hoje as Testemunhas de Jeová estão realizando de maneira precoce o batismo de seus novos membros, uma tentativa de ocultar as perdas importantes de pessoas que por conta própria está deixando suas fileiras. 



Batismo precoce. Uma tentativa de
ocultar perdas importantes. 


Outro motivo apontado pelo especialista para mostrar que as Testemunhas de Jeová estão em dificuldades é por permitir que pessoas que gostam de ficar na zona de conforto (amigos da verdade) se identifiquem como seus fiéis. No passado você era identificado como testemunha de Jeová por viver como tal, ou era desassociado. Hoje você não vê mais isso. 



A tenista Serena Williams se declara ser
fiel das Testemunhas de Jeová sem
ser batizada. 



Outros motivos apontados pelo especialista que as Testemunhas de Jeová estão com sérios problemas são as mudanças significativas em suas doutrinas como ocorreu com a do sangue. Segundo ele, no passado qualquer tipo de transfusão ou tratamento que envolvia uma simples gota de sangue era totalmente condenável, hoje isso não ocorre mais. Também houve um grande relaxamento em seus padrões, como ocorreu com a internet, que na década de 1990 foi amplamente criticada como ferramenta do Diabo e hoje se tornou sua principal ferramenta de pregação.


Chamada de ferramenta do Diabo no passado,
hoje a internet é bem usada pelas
Testemunhas de Jeová. 


Para finalizar, o especialista também citou o quase esquecimento do ano de 1914 como um forte indicativo das mudanças que as Testemunhas de Jeová vem fazendo para sobreviver. Hoje o ano, não é tão destacado como foi no passado. A pouca propaganda sobre a volta de Cristo e os últimos dias na pregação perdeu força também entre as Testemunhas de Jeová. As pessoas não acreditam muito nisso hoje em dia e para não serem rotuladas como seita ou fanáticos religiosos a mensagem tenta ser um pouco moderna, bem diferente do que foi no passado.             


Aos poucos as Testemunhas de Jeová vão
esquecendo o ano de 1914



Fonte da informação: seznamzpravy.cz/clanek/jehoviste-slabnou-ztraci-stovky-lidi-rocne-a-musi-hodne-setrit-rika-expert-90955

Comentários

  1. Os adeptos diminuem a cada ano. Muitos persistem para agradar familiares e amigos, mas a mente e o coração está distante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário