O ostracismo praticado pelas Testemunhas de Jeová contra seus ex-membros tem causado situações onde os pais não conversam mais com seus filhos adultos, ou inversamente os filhos também se recusam a entrar em contato com eles, e os avós ignoram seus netos na rua. Devido a isso, muitos entram em depressão e alguns chegam a cometer suicídio.
As Testemunhas de Jeová consideram seu ostracismo como uma provisão amorosa de Deus. Uma maneira dele corrigir aquelas pessoas a quem ele ama. Muitos discordam e consideram o ostracismo praticado pela seita como uma chantagem. Uma maneira de fazer com que aqueles que deixaram suas fileiras retornem após perderem as relações com seus familiares.
Fontes da informação: luzernerzeitung.ch/zentralschweiz/zug/sekten-zum-sozialen-tod-verurteilt-ld.1139975
jw.org/pt/biblioteca/revistas/w20150415/desassociacao-uma-provisao-amorosa/
O artigo de A Sentinela mencionado na matéria acima mostra o outro lado bizarro da desassociação. Além do ostracismo ao qual o membro expulso é submetido, o corpo governante também induz os membros a ficarem paranoicos com medo de que um dos seus parentes ou amigos seja desassociado. O primeiro parágrafo inicia o texto com a seguinte frase de uma mãe: “AO ESCUTAR o anúncio da desassociação de meu filho, meu mundo desabou”.
ResponderExcluirNa verdade, a pior coisa que pode acontecer com uma Testemunha de Jeová não é SER desassociado, mas TER um filho desassociado. E é o medo de desapontar profundamente uma mãe ou um pai que torna a desassociação tão dolorosa para uma testemunha de Jeová sincera.
Um pai ou mãe TJ é bombardeado desde o nascimento de um bebê sobre a sua responsabilidade de manter esse filho dentro da organização. Isso é encarado como o trabalho de uma vida. Um filho desassociado é o ápice do fracasso como testemunha de Jeová, e o próprio filho sabe disso. Essa responsabilidade é literalmente compartilhada por pais e filhos porque perante a congregação, um filho desassociado significa uma família destruída, mesmo que este filho seja educado, tenha boa moral e seja bem sucedido como pessoa, mas apenas tenha escolhido não continuar sendo testemunha de Jeová.
Évero, isso mesmo, país não soube educar, fracassado espiritual.
ResponderExcluirO.medo governa essa gente intensamente num e atoa que vivem nos remedios
ResponderExcluirA manipulação da sociedade torre de vigia é absurda. É triste saber que muitos não conseguem enxergar.
ResponderExcluir