Rigor militar




Em  agosto de 2019, Jovidon Bobojonov, de 19 anos, membro da comunidade religiosa das Testemunhas de Jeová no Tajiquistão, recebeu em sua residência uma convocação para prestar o serviço militar obrigatório de seu país e devido as suas crenças religiosas se recusou a comparecer a uma unidade militar para receber o treinamento. 

Em outubro de 2019, militares foram até sua residência e o levou a força até uma unidade militar. Dentro da unidade, o religioso foi pressionado a vestir um uniforme militar e prestar juramento de lealdade a corporação e a pátria. Por recusar de atender os pedidos dos militares ele acabou ficando detido.  







Jovidon está detido aguardando seu julgamento. Seus advogados informaram que ele tentou prestar um serviço alternativo ao militar, que foi negado. Segundo seus advogados, a Organização das Nações Unidas recomendam que os países tenha um serviço alternativo ao militar, exigência que o Tajiquistão tem recusado a oferecer para seus cidadãos. 

Segundo um porta-voz da base militar onde Jovidon está detido, sua prisão foi motivada porque ele cometeu um crime grave no país, de recusar servir as Forças Armadas. 



Fonte da informação: forum18.org/archive.php?article_id=2533

Comentários