Justiça dos Estados Unidos reverte condenação contra Testemunhas de Jeová







A Suprema Corte de Montana nos Estados Unidos reverteu na quarta-feira (8), uma condenação anterior de US $ 35 milhões contra a organização religiosa das Testemunhas de Jeová por não denunciar o abuso sexual sofrido por uma garota às autoridades. 

A decisão anula um veredito de 2018 que concede danos indenizatórios a vítima que foi agredida sexualmente quando criança nos meados dos anos 2000 em um Salão do Reino e multas as Testemunhas de Jeová por não terem relatado a agressão sexual para as autoridades. 

Por 7 votos a 0, a Suprema Corte de Montana entendeu que as Testemunhas de Jeová estão isentas de cumprir uma lei que exige que autoridades, incluindo religiosos, nesse caso clérigos, denunciem abuso sexual,  quando existir razão para isso.   

Segundo os advogados das Testemunhas de Jeová, seus pastores conhecidos como anciãos atuam com clérigos e segundo a lei, o clero não é obrigado  a denunciar abuso sexual infantil, quando esse se tornar conhecido por meio de confissão voluntária.

 O advogado da vítima se declarou indignado com a decisão da Corte de Montana e os advogados das Testemunhas de Jeová evitaram de comemorar a vitória, apenas declarando que não há vencedores em casos de pedofilia.








Apesar dos advogados das Testemunhas de Jeová  informarem para a justiça que seus pastores (anciãos) constituem um classe clerical, não é essa informação que se encontra em suas publicações e site, conforme se pode ler abaixo.   


Será que as Testemunhas de Jeová têm um clero remunerado? 

Seguindo o modelo do cristianismo do primeiro século, não existe entre as Testemunhas de Jeová uma divisão entre clérigos e leigos. Todos os membros batizados são ministros ordenados e participam na obra de pregação e ensino. As Testemunhas de Jeová estão organizadas em congregações, cada uma com cerca de cem membros. Homens experientes em sentido espiritual servem em cada congregação como "anciãos". Eles fazem isso sem receberem nenhum pagamento pelos seus serviços.


Fontes da informação: abcnews.go.com/US/wireStory/court-reverses-35m-verdict-jehovahs-witnesses-68159631

missoulian.com/news/state-and-regional/mt-court-reverses-m-jehovah-s-witness-case/article_5072d819-761b-5cc6-aa22-283794dd0871.html

apnews.com/95b03b21a0c86f7ec1dfa25372e36f39

jw.org/pt-pt/testemunhas-de-jeova/perguntas-frequentes/clerigos-nao-remunerados/

jw.org/pt/testemunhas-de-jeova/perguntas-frequentes/clerigos-nao-remunerados/

Comentários

  1. Cada dia que passa eu me convenço que as testemunhas de Jeová, é uma empresa que não Está
    nem se lixando com os seus adeptos. Empresa demoníaca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Povo distinto, pacificador, não revidam, sábios, com o site mais publicado e completo e que cresce todos os dias!
      NÃO LARGO NUNCA!
      Angola

      Excluir
    2. "Pacificador" e "não revidam..." Não são características das testemunhas de Jeová. São imposições do corpo governante. Se eles mandarem vocês fazerem o contrário, vocês o farão sem pensar duas vezes, assim como tratam parentes que deixaram a seita como se estes estivessem mortos.
      "Sábios..." São tão sábios que qualquer assunto precisa ser consultado nas publicações da Torre de Vigia. Se fossem sábios, encontrariam as respostas por si mesmos NA BÍBLIA.
      "Site mais completo" para quem gosta de consumir o "alimento" exaustivamente reciclado da organização. "Completo" para quem gosta de linguagem infantil, do tipo "Jeová gosta...", "Jeová fica triste...".
      NÃO LARGAR é um direito seu. Mas largar também é direito de quem quer sair.

      Excluir
    3. Pedofilia é crime, e crime tem que ser denunciado às Autoridades, mesmo que a jw.org NEGUE esse direito aos adeptos. Se ameaçar os adeptos, os adeptos deveriam saber que até 1870 não existia jw.org para " salvar "..." os verdadeiros adoradores". Só havia a Bíblia Sagrada e Atos 4 : 12, João 14: 6 e Timóteo 2 : 5 como BASE PARA A ESPERANÇA DA SALVAÇÃO . Infelizmente , as TJs foram ENGANADAS, EMGAMBELADAS pelo CG a não prestar depoimento às Autoridades, e isso deu mais força e desimpedimento para os pedófilos continuarem abusando de outras vítimas em outras congregações. Ou eu estou errado ?

      Excluir
  2. Com certeza os advogados da Whatchtower, foram bem instruídos a esconder de todos a verdade. Assim como fazem dentro da Org. Se a Justiça de Montana investigar vai achar muita coisa escondida. Barbara Anderson deixou bem claro a mil coisas q eles esconderam sobre pedofilia e escondem ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso Evanildo denunciado no Programa Cidade Alerta,do Brasil,deixou bem claro q eles deixam os pedófilos a vontade dentro das congregações. Por culpa das leis idiotas q eles enfiam na cabeça dos Testemunhas de Jeová.

      Excluir
    2. Já foi em algum salão do reino por acaso?....

      Excluir
  3. A Torre de Vigia é um verdadeiro camaleão. Quando precisam argumentar em sua defesa, dependendo da conveniência:
    - São uma religião, e não são uma religião;
    - Deixam, e não deixam de falar com ex-membros;
    - É simples ser testemunha de Jeová, ao mesmo tempo em que é uma pesada responsabilidade;
    - Pedem, e não pedem dinheiro aos seus membros;
    - O serviço prestado a eles é voluntário, mas também obrigatório;
    - Quem não for TJ morrerá no Armagedom, mas "não é bem assim";
    - A distribuição das publicações é sem custo, mas "alguém tem de pagar por isso";
    ...
    ...e, finalmente
    - Anciãos atuam com clérigos, ao mesmo tempo em que não têm uma classe clerical.

    ResponderExcluir
  4. É uma seita manipuladora que engana até a justiça, só estou decepcionado porque nos Estados Unidos a coisa deveria funcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é que funciona. Só precisa-se ter advogados habilidosos e que conheçam bem as publicações da organização. Se esse artigo, em que a organização alega que os anciãos não são clérigos, fosse utilizado pelos advogados da vítima, certamente o resultado seria outro.

      Excluir
    2. O sucesso deles está em defender a verdade divina! Os atentos já deram conta e apoiam.

      Excluir
    3. A "verdade divina" que muda constantemente? Aquela "verdade divina" do sangue, de 1914, de 1975, de que o povo de Sodoma vai e não vai ser ressuscitado, e outras mais que hoje viraram mentira?

      Excluir
  5. Existem outros processos contra a organização, vamos aguardar o desfecho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda arma que se forjar contra o meu povo..nunca será bem sucedida!

      Excluir
    2. Quer dizer que todos aqueles que ganham uma causa na justiça é "povo de Jeová"? Bom saber que George Soros é do grupo de vocês.

      Excluir
  6. Existe ainda a suprema corte federal, a sociedade torre de vigia poderá respirar aliviada por um tempo, mas não escapará no veredito final. É um direito de todos recorrer de sentenças, até mesmo pra ganhar tempo. Aguardaremos ansiosos o julgamento da suprema corte.

    ResponderExcluir
  7. Se a suprema corte disser que anciãos não são clérigos e mesmo se fossem não teriam o direito de acobertar pedofilos, a condenação será mantida.

    ResponderExcluir
  8. contando que evitem pagar com dinheiro qualquer multa ou sanções os anciãos nao se importam de ser chamado de clero ..

    ResponderExcluir

Postar um comentário