A testemunha de Jeová que virou deus




A informação que cerca de 3.000 corpos seriam desenterrados e transferidos para outros lugares para dar início a construção de uma barragem causou preocupação nos moradores de uma cidade localizada em Zâmbia. 

A preocupação se deu porque no lugar que em breve será inundado pelas águas está enterrado os restos mortais da divindade conhecida como Jeremiah Gondwe, o deus do Movimento Torre de Vigia.  


Por volta da década de 1920, Jeremiah Gondwe, um europeu que estava na Rodésia do Sul (atual Zâmbia),  como missionário das Testemunhas de Jeová abandonou a pregação da organização religiosa norte americana, para fundar o Movimento Torre de Vigia. Ao lado de seus apoiadores, ele realizava batismos entre as pessoas para protegerem elas das bruxarias. 

O Movimento Torre de Vigia fundado por Jeremiah Gondwe, também ficou conhecido pela pregação hostil contra chefes políticos e religiosos, fato que motivou sua prisão em 1929.

Na década de 1930, outros movimentos religiosos se juntaram ao criado por Jeremiah Gondwe. Os aderentes do movimento eram submetidos as práticas de feitiçarias e ritos de iniciação sexual. 

A morte do fundador do Movimento Torre de Vigia ocorreu em 1974 e pouco se sabe sobre o grupo religioso, pois Jeremiah Gondwe pediu a seus seguidores que não fizesse seu registro junto as autoridades de Zâmbia. 



Túmulo de Jeremiah Gondwe em Zâmbia, conhecido por ter abandonado a pregação das Testemunhas de Jeová


















Segundo alguns historiadores, Jeremiah Gondwe, era um europeu que estava em Zâmbia servindo como missionário das Testemunhas de Jeová, informação que nunca foi confirmada pela organização religiosa, apesar dela conhecer a existência do Movimento Torre de Vigia. Em algumas de suas publicações pode se ler as seguintes informações; 

'O início dos anos 20 foi um período de incertezas. Surgiram, entre os nativos, "movimentos da Watch Tower" que contribuíram para manchar a boa reputação do verdadeiro ministério cristão dos servos de Deus. Relatou-se que alguns que tinham pouco conhecimento de verdades bíblicas praticavam coisas erradas, como trocas de esposas, e ainda afirmavam falsamente ser Estudantes da Bíblia, nome que as Testemunhas de Jeová usavam naquela época. Porém, ao tudo indica muitos grupos possuíam características típicas da verdade, como devoção sincera a princípios bíblicas e pregação feita com zelo.

O desafio era identificar aqueles que estavam sinceramente interessados em servir a Deus. Thomas Walder e George Phillips, ambos da Grã-Bretanha, chegaram ao escritório dos Estudantes da Bíblia na Cidade do Cabo, na África do Sul, em 1924. O irmão Walder, um homem de 30 e poucos anos, viajou pela Rodésia do Norte e do Sul (hoje Zâmbia e Zimbábue) para determinar quem estava usando o nome Watch Tower." 

   




Fontes da informação: daily-mail.co.zm/our-god-gondwe-stays/

ecu.edu/african/sersas/BrianSiegel.htm

wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/302006009

wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/301972008#h=7







Comentários

  1. Talvez seja porbisto q hj em dia,o Corpo Governante não aceita Apologeticos q defende a Organização nas redes sociais. Eles nao querem q atrapalhem a formula deles de Consciência Cognitiva. Para não enfraquecer a Org e para manter seus luxos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário