Liderança das Testemunhas de Jeová já são réus em processos de pedofilia nos Estados Unidos





No primeiro dia de vigência da lei estadual que suspende por um ano a prescrição de crimes de abuso sexual de menores, mais de 400 ações foram protocoladas nos tribunais do estado de Nova York por vítimas que agora são adultas. 

A lei Child Victims Act (CVA), que foi promulgada em 14 de fevereiro e entrou em vigor nesta quarta-feira (14), deverá resultar em milhares de ações de adultos que foram vítimas de abuso sexual quando crianças, mas não tiveram coragem de denunciar os criminosos e as instituições que os protegeram. 

Só um escritório de advocacia, o Weitz & Luxenberg, está preparando ações de 1, 2 mil clientes em todo o estado. São do escritório 10 das 427 ações protocoladas na quarta-feira. 

Do total de ações movidas até agora, 169 foram protocoladas em tribunais da cidade de Nova York, e 258, em tribunais de outros distritos da cidade, informou a porta-voz do Sistema Unificado das Cortes de Nova York, Lucian Chalfen.

O porta-voz informou que o Judiciário já montou uma equipe inicial de 45 juízes para presidir os julgamentos. Em um comunicado, o chefe administrativo das cortes de Nova York, o juiz Lawrence Marks, declarou que o Judiciário assumiu o compromisso de fornecer recursos suficientes e apropriados para julgar esses casos "expeditamente". 

Entre as organizações processadas até o momento estão a Arquidiocese de Nova York, a direção das Testemunhas de Jeová, conhecida como Corpo Governante, a Universidade Rockefeller e a organização Boy Scouts of America, que tem mais de 4,5 milhões de membros nos EUA. 

As Testemunhas de Jeová e sua liderança, o Corpo Governante,  de acordo com a lei que entrou em vigor na quarta-feira, foram processadas por duas pessoas adultas com idades de 48 e 47 anos que sofreram abuso sexual infantil nas fileiras da organização religiosa. 

Segundo os advogados das vítimas, Irwin Zalkin seus processos foram entregues no Tribunal Criminal do Condado de Kings (Brooklyn). 


Fontes das informações: edition.cnn.com/2019/08/14/us/new-york-child-victims-law/index.html 


patch.com/new-york/brooklyn/jehovahs-witness-sued-brooklyn-court-under-new-child-sex-act


wgem.com/2019/08/14/new-york-sex-abuse-cases-a-look-at-lawsuits-filed-wednesday/

Comentários

Postar um comentário