Sem clemência!





Uma testemunha de Jeová com 68 anos de idade vive um drama no Tajiquistão, país localizado na Ásia Central. Detido em fevereiro último sob acusação de "incitar o ódio religioso", Shamil Klakimov, foi condenado pelas autoridades locais a cumprir uma prisão preventiva de dois meses. 

Com esperanças de solto após cumprir os dois meses de detenção, Shamil Klakimov teve sua prisão preventiva prorrogada por mais um mês no último dia 23 de abril. Com isso, sua saída da cadeia passou para o mês de maio. Mas novamente as autoridades frustaram seus planos de ganhar a liberdade. Em 24 de maio as autoridades prorrogaram novamente sua prisão preventiva por mais um mês. Com o pedido pela segunda vez de estender sua prisão, somente no dia 26 de junho que ele poderá ganhar a tão esperada liberdade. 

Testemunhas de Jeová na região onde está detido Shamil Klakimov temem que ele não pode ser solto no próximo dia 26, pois segundo as leis do Tajiquistão, as autoridades podem prorrogar sua prisão preventiva por até um ano. Se as autoridades fizerem isso, somente em fevereiro de 2020 que ele ganhará a liberdade. Se for condenado pelo crime de "incitar o ódio religioso", Shamil Klakimov poderá permanecer pelo período de 5 a 10 anos na cadeia. 

Advogados que defendem Shamil Klakimov tentaram evitar sua prisão, pois dias antes de ser detido, ele havia passado por uma cirurgia em uma de suas pernas. Além de estar em processo de recuperação da cirurgia, ele sofre de pressão alta.  Seus advogados também relatam que as autoridades proibiram ele de ter um exemplar da Bíblia em sua cela, ferindo assim as leis dos Direitos Humanos. 

Testemunhas de Jeová relataram para o site Fórum 18, que a prisão de Shamil Klakimov está sendo usada pelas autoridades como forma de intimidação para acabar definitivamente com as atividades da organização religiosa no país, que é proibida.

Para a justiça do Tajiquistão, Shamil Klakimov, é um dos responsáveis por organizar as atividades das Testemunhas de Jeová no país.  


Prisão onde Shamil Klakimov está detido 










Fonte das informações:www.forum18.org/archive.php?article_id=2484

www.asianews.it/notizie-it/Testimone-di-Geova-in-carcere-per-quattro-mesi:-vietata-la-lettura-della-Bibbia-47230.html

Comentários