Justiça do Canadá investiga violência sexual contra duas menores de idade em congregação das Testemunhas de Jeová











A justiça do Canadá está investigando a denuncia realizada por duas mulheres que relataram que foram abusadas sexualmente por uma ex Testemunha de Jeová na década de 1980. Segundo as mulheres, o responsável pelas agressões sexuais  é Michel Courtemanche de 63 anos de idade . 

Uma das vítimas identificadas como Penelope Herbet. relatou que começou a ser abusada sexualmente por Michel Courtemanche quando tinha 11 anos de idade numa sessão de estudos bíblicos realizada por uma congregação das Testemunha de Jeová. Segundo a vítima, Michel Courtemanche era responsável por dirigir a pequena reunião das Testemunhas de Jeová e pedia que tomasse conta de seus filhos pequenos enquanto ele dirigia a sessão de estudos bíblicos. A vítima relatou que no início dos abusos, Michel Courtemanche passava suas mãos em seus seios e também tocava em sua vagina. Segundo a vítima, quando ela completou 14 anos de idade, Michel Courtemanche passou a manter relações sexuais com regularidade com ela se aproveitando de sua posição como uma dedicada Testemunha de Jeová. 

Segundo Penelope Herbet, seu agressor sexual Michel Courtemanche se aproveitava de seu cargo de confiança dentro da congregação das Testemunhas de Jeová que sua família frequentava para cometer os estupros. Com desculpas de visitas de pastoreio em sua residência, ele entrava em seu quarto e realizava as agressões sexuais.

Penelope Herbet relatou que quando seus pais descobriram as agressões, eles procuraram os responsáveis pela congregação das Testemunhas de Jeová que sua família frequentava para  denunciar Michel Courtemanche, mas ele acabou se livrando das acusações devido a sua amizades com os anciãos congregacionais. 

Por ter sido protegido pelos anciãos congregacionais,  as agressões sexuais de Michel Courtemanche contra  Penelope Herbet foram relatadas para as autoridades, mas devido a carência de detalhes e testemunhas, a justiça do Canadá encerrou o caso inocentando o agressor. 

As agressões sexuais de Michel Courtemanche contra Penelope Herbet que não  foram relatadas para a justiça na década de 1990, estão no novo processo e o acusado terá que comparecer novamente num tribunal para dar explicações. 

Michel Courtemanche terá dificuldades de se livrar das acusações no novo processo na justiça do Canadá, já que Penelope Herbet conheceu outra vítima que alegou ter sido violentada sexualmente quando era menor de idade pelo acusado dentro da comunidade religiosa das Testemunhas de Jeová e os relatos dela serão de suma importância para sua condenação. 

Em 2014, Michel Courtemanche foi expulso da comunidade religiosa das Testemunhas de Jeová após outras duas  vítimas procurarem os anciãos para relatar que também foram estupradas pelo acusado. Para protegerem a reputação da comunidade religiosa, essas vítimas se negaram  a  ir até a justiça para relatar as agressões. 

Até o momento se tem conhecimento de que  Michel Cortemanche abusou de quatro menores de idade na comunidade religiosa das Testemunhas de Jeová.  




Fonte das informações:https://www.cbc.ca/news/canada/montreal/jehovah-s-witness-michel-courtemanche-new-sexual-abuse-charges-1.5018712

https://ici.radio-canada.ca/nouvelle/1152859/nouvelles-accusations-agressions-sexuelles-michel-courtemanche

Comentários