Após anos de depressão jovem decide deixar a seita Testemunhas de Jeová




A crença que existe entre as Testemunhas de Jeová, que elas são as pessoas mais felizes do planeta,vai aos poucos sendo desmentida pela mídia. Com frequência são publicadas informações de pessoas que pertencem ou já pertenceram a organização religiosa que sofrem de depressão, algumas chegando ao ponto de cometerem suicídio. 

No último dia 13, um site do Canadá publicou a história de um jovem com a idade de 33 anos, dos quais 24, foram dedicados a organização religiosa das Testemunhas de Jeová.    

Segundo o jovem, sua fase depressiva dentro da seita começou quando ele manifestou interesse romântico em uma jovem da mesma comunidade religiosa, mas recebeu conselhos que era imaturo o suficiente para assumir as responsabilidades de um casamento. Após os conselhos, o jovem entrou em depressão e para esquecer sua frustração se tornou viciado em bebidas alcoólicas, algo que levou a ser expulso das fileiras das Testemunhas de Jeová. Desassociado e isolado pela maioria, o jovem se tornou morador de rua em uma grande cidade do Canadá. 

O blog Testemunhas de Jeová Em Foco faz abaixo a tradução do relato da ex Testemunha de Jeová sobre seu drama vivido dentro da seita.  





Uma ex Testemunha de Jeová diz 

Isolamento, culpa, depressão, liberação




Gaetan, foi criado entre as Testemunhas de Jeová. Aos 24 anos, após uma grave depressão, ele deixa o movimento. Este é o começo de uma reconstrução longa e difícil. 

Quase 10 anos depois de sua partida, ele evoca para o site L 'Express seu caminho cheio de armadilhas. 

Gaetan, 33 anos, mora em Toronto há quatro anos. Durante toda a sua infância, ele passou na comunidade das Testemunhas de Jeová em Saint Georges de Beauce, Quebec. 

Sua vida como um jovem recruta não é facil. Seu tempo livre é dividido entre ir ao serviço e ir de porta em porta. "Tanto quanto me lembro, dei panfletos."

Sua vida gira em torno da adoração: "Se você ler um livro, ele deve ser um livro da Organização". 

Uma filosofia que isola 

Gaetan sofreu muito com o isolamento forçado que teve que enfrentar desde a infância."Eles colocam na cabeça para não fazer amigos não Testemunhas de Jeová, dizem que seus vizinhos serão destruídos, então isso o separa, isola você." 

De fato, para seguir os princípios ditados pelo que ele chama de "a Organização", Gaetan se recusa a participar de muitas atividades dentro de sua escola.  

"Eu não tinha muitos amigos porque estava sempre separado", lembra ele. "Se algo tinha a ver com uma comemoração, eu tinha que ir para aulas especiais, então eu estava sempre sozinho, como se eu não fosse esperto ou esperto suficiente. Mas não foi isso, foi apenas que eu não pude participar por causa da Torre de Vigia".

A ditadura da culpa 

O estrito dogma religioso cuidadosamente monitorado por membros da comunidade tem regularmente testado Gaetan, incluindo as regras relativas à recusa do sangue ( oralmente ou na forma de transfusão ), a recusa em participar das celebrações e da proibição de fazer sexo fora do casamento.

Na vida de Gaetan, a culpa é um slogan familiar que nunca o deixa. Ele foi ensinado a desconfiar de alimentos que provavelmente contêm traços de sangue, como o peppéroni.  

Ele se lembra do que ele experimentou quando tinha 10 anos de idade, quando toda a sua turma estava desfrutando de uma pizza que acabara de ser recheada:  Eu removi o peppéroni e joguei fora. Mas sobrou um pouco que eu comi e me senti culpado". 

Essa mesma culpa o seguirá durante a adolescência, mesmo em sua vida privada. 

"A sexualidade não é bem vista na Organização . Antes da adolescência, você é informado que a masturbação é ruim, é uma fraqueza. Você ainda se sente mal, você se pergunta por que não é capaz de superar essa fraqueza. Você não se estima." 

Uma lenta descida ao inferno 

Aos 22 anos, Gaetan se sente mais solitário do que nunca. Enquanto planeja se casar com uma garota que também faz da comunidade, o último o deixa julgando que ele " não é espiritual o suficiente". 

Rejeitado por seus amigos, o jovem se sente abandonado. "Chequei a um ponto em que estava batendo a cabeça contra as paredes, queria me matar. Eu me senti que não fui capaz de obter a aprovação dos meus pais".  

Deprimido, Gaetan vai encontrar consolo no fundo de uma garrafa, um ato proibido para as Testemunhas de Jeová.  "Foi uma autodestruição absoluta. Foi uma decisão consciente da minha parte, eu usei álcool para tentar destruir minhas células, para curar minhas fraquezas". 

As consequências não demoraram a chegar. Ele confessa seu "crime" e, por se recusar a se arrepender, é imediatamente excomungado. "Eu não me importei, eu só queria morrer." 

Vida fora 


Toda  a sua vida, ele incutiu em Gaetan uma visão particular do "mundo", ou seja, aqueles que não pertencem ao "povo escolhido" . 

" As Testemunhas são coloridas e o mundo é preto e branco", diz ele. Excomungado, ele faz parte do "mundo". 

" Eu me vi como sendo má. Eu estava pensando que vou beber álcool porque é o que alguém está fazendo nojento. Eu estou indo para bares porque é o que alguém imoral faz". 

Sentindo-se miserável, ele acaba na rua. Ele ficará sem teto por quatro longos anos. Reconhecido pela comunidade e despreparado para a vida fora, Gaetan tem dificuldade em encontrar o seu lugar. "Eu morava na rua porque não trabalhava no mundo. Ninguém me entendeu. 

Ainda hoje, ele diz que tem dificuldade em construir relacionamentos. "Eu tenho muito tempo para misturar com os outros . (...) nunca aprendi o básico da socialização . Apenas dizer "oi' para mim é enorme".

Quando a arte se torna terapêutica 

Desde que Gaetan vive em Toronto, ele esteve envolvido em muitos projetos criativos em teatro e circo. 

Desde a infância, ele gosta de desenhar. "Eu estava expressando minhas emoções com meus desenhos, mas meus pais não gostaram porque era um pouco livre demais para eles como um meio de expressão."

Graças aos programas de transição, ele volta ao seu lápis. "Eu percebi que eu era artístico. "Eu fiquei com muita raiva quando voltei contra mim. A arte me permitiu expressar minhas emoções de uma maneira mais positiva sem me machucar." 

Após 11 anos de terapia, Gaetan diz que sente mais feliz hoje, apesar dos momentos de depressão e raiva. 

"Sinto muito porque eles tiraram muita coisa da minha vida, o que era normal no desenvolvimento de uma criança, por exemplo, para socializar com os outros e ser integrado ao mundo. Eu também os culpo por me fazer sentir culpado por coisas que eram normais.

Quanto aos pais, ele não os visto. "Quanto mais eu me tornei independente e saudável, mais eles se distanciavam. Eu acho que talvez eu nunca mais os veja. Eu tenho um luto para fazer, como se eles estivessem mortos". 


Uma causa que avança 

O curso de Gaetan está longe de ser um caso isolado. No Facebook, grupos de apoio para ex membros estão florescendo e a resistência está se organizando. Eles são cada vez mais numerosos para denunciar os excessos do movimento.   

Entre eles, Manon Boyer lançou recentemente uma petição que coletou quase 3.000 assinaturas após a morte de sua sobrinha, Éloise Dupuis. A mãe de 27 anos perdeu a vida depois de dar à luz por causa de sua recusa de receber transfusão de sangue. 

Uma ação coletiva também foi registrada no Superior Tribunal de Quebec após as numerosas agressões sexuais que ocorreriam sem impunidade entre as Testemunhas de Jeová. 

Pouco a pouco a lei do silêncio se rompe, ajudando assim as vítimas a sair da arregimentação. 

Artigo original e fonte da informação:https://l-express.ca/un-ex-temoin-de-jehovah-raconte/









Comentários

  1. É triste a situação que jovens têm que passar por isto devido ao mau ambiente deixado pelas (des)orientações da torre... isso é grave e tem que ser combatido mesmo! Tomar as devidas providências para evitar esse tipo de situações. Felizmente no Brasil tem a ABRAVIPRE que é uma organização para vítimas de preconceito religioso. Quem sofrer esse tipo de preconceito e tiver lendo este blog vá o mais cedo possível. O autor do blog, o Galo Doido, pode ter uma opinião sobre isto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz irmãos! Verdade Odete. Os TJs seguidores do CG sofrem de uma tristeza que eles não conseguem explicar de onde!

      Excluir
  2. Que coisa hein ? Deve haver muitos jovens tjs em situação semelhante.
    O lance de sentir-se diferente é realmente assim. Se o caboclo não tiver uma boa auto-estima vai pirar mesmo

    ResponderExcluir
  3. A torre é como o rei da estorinha de "O Rei Vai Nu"...

    ResponderExcluir

Postar um comentário