Drama no Reino. Abusada sexualmente quando criança por uma Testemunha de Jeová durante as sessões de estudos da Bíblia





Começaram a aparecer as primeiras informações sobre abuso sexual infantil nas congregações das Testemunhas de Jeová da Nova Zelândia. Uma das vítimas dos predadores sexuais de crianças que foram protegidos da polícia pelo Corpo Governante decidiu relatar para a imprensa de seu país sobre seu drama vívido na comunidade religiosa das Testemunhas de Jeová. 

A vítima identificada como Debbie Oakley, relatou que sempre sente um mal-estar ao ouvir da boca de uma Testemunha de Jeová as palavras "estudos bíblicos". Segundo ela, durante as sessões de "estudos bíblicos" realizados com seu padastro, uma Testemunha de Jeová batizada, acontecia algum tipo de violência sexual. 

Segundo Debbie, quando tinha quatro anos de idade, seu padastro começou a realizar sessões de " estudo da Bíblia", no livro " Escute o Grande Instrutor" , um livro elaborado para doutrinar crianças baseado nas histórias de Jesus produzido pelas Testemunhas de Jeová. Sua irmã mais velha também participava das sessões de estudos . Os "estudos bíblicos", eram realizados num quarto e sua porta era trancada para ninguém entrar. 


Os abusos sexuais  foram descobertos quando Debbie tinha doze anos idade. Nessa ocasião, sua mãe chegou em casa e seu padastro havia acabado de manter relações sexuais com ela. Debbie foi flagrada sem roupas por mãe deitava no sofá, enquanto seu padastro havia corrido para o banheiro. 

O assunto foi levado pela mãe de Debbie até os anciãos da congregação das Testemunhas de Jeová, que decidiu tirar o cargo de servo ministerial de seu padastro, mas isso não foi suficiente para os abusos sexuais terminarem. Segundo Debbie, por um período de 18 meses, seu padastro continuou praticando violência sexual contra ela. 

Quando tinha dezesseis anos em preparação para ser batizada como Testemunha de Jeová, os anciãos perguntaram a Debbie se ela tinha algo que talvez atrapalhasse sua relação com Deus, foi quando ela confessou, que ainda mantinha relações sexuais com seu padastro que anos antes tinha perdido o cargo de servo ministerial pelo mesmo motivo. 
Segundo Debbie nessa ocasião os anciãos não puderam tomar nenhuma ação, pois seu padastro havia sofrido um acidente e estava hospitalizado. 


Fonte das informações: https://thespinoff.co.nz/the-best-of/23-07-2018/silent-lambs-child-sexual-abuse-and-the-jehovahs-witness/










O drama de Debbie conforme foi relatado para a imprensa da Nova Zelândia. ( O blog Testemunhas de Jeová Em Foco não fez alterações no texto)








Para Debbie Oakley, as palavras “estudos bíblicos” têm um peso inimaginável. Sob o disfarce dessa atividade, Owen Tutty abusou sexualmente de Debbie e sua irmã mais velha.


“Meu padrasto nos levaria para o quarto e teríamos um estudo bíblico deitado em sua cama”, relembra Debbie.
“Eu lembro que mamãe passava, mas a porta começou a ser fechada. O estudo sempre foi feito no The Great Teacher Book , que é um pequeno livro rosa. Ele teria isso em um travesseiro no colo e estaria fazendo coisas para minha irmã e para mim.


Começou logo depois que ele se casou com sua mãe em março de 1972. “Eu tinha quatro anos e três meses de idade”, diz Debbie, apontando para uma fotografia desbotada de si mesma e de sua irmã, sentadas lado a lado. As irmãs esportivas recortavam cachos, uma loira, uma morena, com vestidos brancos e sapatos mary-jane. "Foi quando eu comecei a molhar a cama", diz ela. "Eu fiz isso pelos próximos 12 anos."
Quando Debbie tinha 12 anos, sua mãe entrou na sala logo depois que Tutty a agrediu.
“Eu não sabia o que deveria fazer. Ele foi ao banheiro e eu estava deitada lá sem calça. Mamãe me perguntou: "O que você está fazendo?" e me disse para pegar minhas calças e ir para o meu quarto, então eu fiz. Minha irmã estava no quarto que nós compartilhamos e eu me lembro de nós dizendo: 'Ela vai deixá-lo, ela vai deixá-lo', mas não houve discussão, não houve gritos, não havia nada. Apenas silêncio.
Era dia quando Debbie a mandou para seu quarto e a escuridão caiu quando sua mãe entrou sorrateiramente, sussurrando para sua filha, “se você pode perdoá-lo, eu também posso”.
“Isso é tudo que ela disse. Nós não entendemos. Nunca se falou de novo, levantamos no dia seguinte como se nada tivesse acontecido.
Debbie acredita que sua mãe e Tutty foram até os anciãos para orientar sobre como lidar com a situação.
“Eles teriam pensado: 'Você sempre vai aos mais velhos se tiver um problema', e isso era de natureza séria. Estou assumindo que eles foram direto para anciãos naquela noite porque não os ouvimos gritar, ou ela batendo ou tentando matá-lo como a maioria das mães faria, encontrando o marido abusando sexualmente de sua filha. Os presbíteros a teriam orientado a perdoá-lo e a não darem vergonha ao nome de Jeová. Eles teriam dito: 'é assim que vamos lidar com isso, ninguém precisa saber e vamos puni-lo do nosso jeito' ”.
Logo depois que o abuso sexual foi descoberto, foi feito um anúncio em uma reunião das Testemunhas de Jeová de que Tutty não estava mais no papel sênior de servo ministerial na congregação.
"Ninguém foi informado de por que ele estava de pé, mas eu presumi que era por causa do que ele tinha feito comigo, e que esse era o seu castigo - um bofetão na mão e ele não tem mais privilégios."
Debbie esperava que sua mãe fosse vigilante para protegê-la de seu padrasto a partir de então. Em vez disso, o abuso continuou por mais 18 meses.
“Em determinado momento, Owen disse que, enquanto ele estava me abusando, 'sei que o que estou fazendo é errado, mas não consigo evitar.' O que eu poderia fazer nesse momento? Eu não posso dizer a minha mãe, nada acontece. Eu não posso dizer aos anciãos, nada acontece.
Os anciãos foram novamente informados da ofensa sexual de Tutty quando Debbie tinha 16 anos e ela e sua irmã decidiram ser batizadas Testemunhas de Jeová. Como parte de sua preparação para o batismo, eles foram aconselhados a “limpar suas consciências” para os anciãos. Foi então que divulgaram o abuso.
Logo após a divulgação, Tutty estava envolvido em um grave acidente, hospitalizando-o por vários meses com queimaduras graves. Debbie e sua irmã não ouviram mais nada a respeito do que disseram aos anciãos, mas assumiram que nenhuma ação estava sendo tomada depois de saber de um apelo público para que os membros da congregação visitassem Owen no hospital.
Enquanto Tutty se recuperava, a mãe das garotas contatou-as e perguntou: “Você me odeia tanto que não veio visitar seu padrasto?” As garotas concordaram em ir ao hospital, onde encontraram Tutty arrependido e apologético. “Essa é a maneira de Jeová me punir”, relembra Debbie. "Sinto muito pelo que fiz com vocês, meninas."
Depois que ele recebeu alta do hospital, Tutty voltou para sua congregação. "Não houve absolutamente nenhuma conseqüência pelo que ele fez para nós", diz Debbie.
Não foi até que Debbie tinha 28 anos que ela decidiu tentar processar Tutty, motivada pela preocupação de que ele poderia estar abusando sexualmente de sua irmã mais nova, uma das filhas biológicas de Tutty.
“Durante anos e anos, acordei e me vi gritando pela janela. Toda noite eu acabava com mãos e unhas ensanguentadas e uma cama quebrada. Eu disse ao meu marido que não podia mais viver assim e fui à polícia. ”
Dois anos depois, o caso foi a julgamento e, em 10 de fevereiro de 1998, Tutty foi condenado por sete crimes sexuais contra sua enteada e condenado a seis anos de prisão. Ele também foi desassociado como Testemunha de Jeová.
Tutty tentou recorrer da condenação, mas foi rejeitado pelo juiz de sentença que observou que “o Sr. Tutty tinha mantido a menina em seu 'escravo' por um período de cinco a sete anos até que ela completasse 12 anos de idade. Ele a usou como seu "brinquedo sexual".
O juiz acrescentou: “Um relatório detalhado do psicólogo revela o alcance dos efeitos do abuso. Afetou todos os aspectos do ser físico, emocional, mental e espiritual da vítima; todo o seu "senso de auto-capa". Deixou sua marca de várias maneiras em sua sexualidade, sua capacidade de confiar e manter relacionamentos, e "seu senso de quem ela é".
Não foi até o último argumento de seu advogado que Debbie ficou sabendo que Tutty tinha uma história de ofensa sexual. Em 1968, verificou-se que ele havia sido condenado a uma multa e liberdade condicional por ofender de "natureza semelhante". Nos documentos dos tribunais vistos pelo Spinoff, o juiz declara que “houve queixas às autoridades da igreja, mas, a longo prazo, nada de apropriado foi feito”.
Depois que Tutty foi aprisionada, a mãe de Debbie deixou as Testemunhas de Jeová. Para o desânimo de Debbie, sua mãe contou que aprendera que os mais velhos sabiam da ofensa anterior de Tutty contra as meninas antes de se casarem. Debbie, agora com cinquenta e poucos anos, continua apavorada com o fato de que isso não foi revelado a sua mãe, no interesse de proteger seus filhos.
Um indivíduo que tenha sido desassociado não é expulso para sempre. O manual de instruções dos élderes Pastor do rebanho de Deus declara: “O comitê deve ter o cuidado de permitir tempo suficiente, talvez muitos meses, um ano, ou mais, para que o desassociado prove que sua profissão de arrependimento é genuína”.
Aquele que encontrou seu caminho de volta, The Spinoff estabeleceu, é Owen Tutty. Um pedófilo duas vezes condenado, ele foi novamente reintegrado como Testemunha de Jeová e atualmente é membro ativo de uma congregação na Ilha do Sul.






Comentários

  1. É de doer o coração, não só o caso de abuso sexual, da menor que era na altura, mas ele ser readmitido como TJ de novo ao passo que a vítima estâ sofrendo para toda vida! E aqueles senhores da cobgregação que em vez de não expulsarem para sempre, fazem o contrário! Prisão perpétua para os perversos sejam eles quais forem!

    ResponderExcluir
  2. https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/programacao-da-tv/2018/10/ae-apresenta-cultos-e-crencas-extremas

    ResponderExcluir
  3. A torre vai perdendo de hora a hora a noção da realidade... é assim que ela irá caindo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário