Pode uma testemunha de Jeová batizada fazer negócios com um desassociado ?



Pode uma testemunha de Jeová batizada fazer negócios com um desassociado ?
 Essa pergunta surgiu em uma congregação das Testemunhas De Jeová na cidade de Belo Horizonte recentemente quando surgiu dois casos de testemunhas de Jeová fazendo negócios com pessoas desassociadas .

Primeiro caso : Um ancião que atua na área da construção civil fazendo pequenas reformas em lojas e residencias contratou como bico ( serviço sem vínculo empregatício ) um ajudante de pedreiro para ajudá-lo no trabalho .
O ajudante de pedreiro é conhecido por todos como uma testemunha de Jeová desassociada na região aonde mora .

Segundo caso : Duas testemunhas de Jeová batizadas procuraram um desassociado em sua residencia para fazerem negócios em sua fazenda .
A fazenda tem grandes fontes de recursos naturais e as duas testemunhas de Jeová viram nela uma forma de ganhar dinheiro .

Terceiro caso : Uma testemunha de Jeová batizada abriu uma pequena lanchonete e colocou seu irmão desassociado como responsável pelo comercio durante sua ausência .

Quarto caso : Uma testemunha de jeová batizada se tornou sócio de seu filho desassociado numa grande casa de eventos e festas em Belo Horizonte .

Existe vários relatos de negócios envolvendo testemunhas de jeová batizadas e desassociados .
Seria isso permitido pelo Corpo Governante ? 

Veja o que diz a revista a Sentinela de 15 de dezembro de 1981 , página 19 .

 " O que se dá quando você é agora empregado dum homem que foi expulso da congregação ou você emprega alguém com quem isso aconteceu ? 
O que se dá então ? 
Se você estiver contratual ou financeiramente obrigado a continuar a relação comercial no momento certamente teria então uma atitude diferente para com o desassociado .
Talvez sejam necessárias palestras sobre assuntos comerciais com ele ou contatos no serviço , mas palestras espirituais ou associação sociais seriam coisas do passado .
Demostraria assim a sua obediência a Deus e ergueria uma barreira protetora para si mesmo .
Isso também poderá incutir nele quanto lhe custou seu pecado ." 

Veja o que diz A Sentinela de 15 de novembro de 1971 , pagina 703 .

" As circunstancias de cada caso talvez influenciem a resposta ( fazer negócios com alguém desassociado )  . 
De modo geral , e desejável que não mantenhamos contatos com pessoas desassociadas quer em negócios , quer de modo social e espiritual  .
Se não for possível estabelecer novas relações comerciais quanto ao patrão , ao empregado , a compra de matérias primas ou a prestação de serviços necessários e assim por dante seria aconselhável fazer isso no entanto se a situação nem sempre permitir isso .
Ao continuar a fazer as devidas provisões para si mesmo ou para a família em sentido material terá de decidir se deve continuar a ter contato comercial com o desassociado , mas se achar que e necessário terá de ter muito cuidado para que não mantenha a companhia do expulso e não considere com ele as coisas espirituais .
Tenha sempre presente que nossos interesses espirituais são muito de mais importância do que interesses materiais e siga de perto as recomendações da congregação . "


RESUMINDO . É PERMITIDO NEGÓCIOS ENTRE TESTEMUNHAS DE JEOVÁ BATIZADAS E PESSOAS DESASSOCIADAS .
A desassociação de uma pessoa não encerra os vínculos comerciais com seus ex irmãos espirituais .
Segundo as publicações ambos podem se sentar na mesma mesa e assim fazerem negócios .
Somente não podem falar de assuntos espirituais .
Isso mostra que o Corpo Governante considera as relações comerciais mais importante que os vínculos familiares .

Segundo um vídeo exibido no ano de 2016 nos congressos das Testemunhas De Jeová , não é aconselhável os pais atenderem um simples telefonema de um filho desassociado .
Os pais devem evitar o máximo de terem contatos com seus filhos desassociados  .
Note que na pratica comerciais , uma testemunha de jeová pode ter sem restrições contato direto com um desassociado .
Ele pode falar somente de negócios e não de assuntos espirituais .
Por que a regra não é aplicada nas relações familiares ? 
Um  desassociado não pode levar seus filhos para os avós deles verem , porque isso não é aconselhável dentro da seita .
Note que se a regra das relações comerciais fosse aplicada na família ,  um  desassociado poderia levar seus filhos para os avós verem e assim poderiam ambos ficarem conversando por algumas horas , sem falar assuntos espirituais  .
Mas o Corpo Governante exige que os contatos entre pais e filhos desassociados sejam somente de assuntos de extrema importância .
Isso envolve problemas graves de saúde e casos de morte .
Um desassociado levar seus filhos para visitarem os avós que são testemunhas de Jeová não é considerado algo importante pela direção das Testemunhas De Jeová .


Negócios são mais importantes que relações familiares
























Comentários

  1. sabe, esse povo é tão ridículo, que chega a me dar nojo !

    ResponderExcluir
  2. No caso os vínculos comerciais citados na revista foram através de contratos, ou seja, a pessoa é obrigada a manter o contato comercial. Não vejo incoerência e nem algo que dê a entender que o comércio é mais importante que a família

    ResponderExcluir

Postar um comentário