Frankentein espirituais ! Quem é o criador e pai dos anciãos congregacionais

Hoje nessa postagem vamos destacar os anciãos congregacionais como ponto de destaques , o ano de sua criação e o idealizador dessa classe de homens espirituais .
Para muitas Testemunhas De Jeová sempre existiram homens servindo como anciãos congregacionais em suas congregações  em todo o mundo .
A própria organização religiosa passa essa ideia em suas publicações  .
No livro O Reino De Deus Já Governa  ! , no capítulo 12 destaca que o arranjo de anciãos congregacionais para supervisionar as congregações vem desse o ano 1895 .
O próprio livro destaca também a realização de escolas teocráticas para anciãos a partir de 1959 .
Pode parecer estranho para alguns , mas o cargo de anciãos nas  congregações das Testemunhas De Jeová se iniciou no ano de 1972 .
Nunca existiu homens servindo como anciãos congregacionais nas congregações das Testemunhas De Jeová antes de 1972 .
Qualquer citação da existência de anciãos nas congregações por parte das Testemunhas De Jeová antes do ano 1972 pode ser considerada mentira por parte da organização religiosa  .
O que existia nas congregações das Testemunhas De Jeová antes de 1972 era Superintendentes de congregação ou servo de congregação . 
Cada congregação era supervisionada por um varão , algo muito parecido com as igrejas protestantes , aonde um pastor toma conta da igreja . 
Todas as decisões congregacionais era tomada pelo superintendente de congregação sem a interferência ou aprovação de demais pessoas . 
Segundo o livro O Reino De Deus Já Governa ! , na página 122 , o Corpo Governante em 1972 abriu caminho para uma mudança histórica .
As congregações não seria mais supervisionada por um homem , mas 
por vários homens teocraticamente designados para servir como anciãos congregacionais .
Esse novo arranjo começou a funcionar a partir de 1 de Outubro de 1972 .
O livro cita apenas esse arranjo como uma provisão do Corpo Governante das Testemunhas De Jeová .
Mas a ideia da criação do cargo de ancião , partiu de Raymond Franz , membro do Corpo Governante que renunciou de seu cargo e mais tarde foi desassociado por manter associação com ex Testemunhas De Jeová  .
Raymond Franz era sobrinho de Frederick Franz  , presidente da Sociedade Torre De Vigia de Biblias e Tratados  .
Raymond Franz era responsável dentro da Sociedade Torre De Vigia pela comissão de redação .
Ele era responsável por escrever e supervisionar grande parte dos ensinamentos das Testemunhas De Jeová entre 1965 e 1978  .
Foi ele que ao pesquisar , descobriu que nas congregações cristãs do primeiro século havia homens servindo como anciãos e procurou o presidente da Sociedade Torre De Vigia na época para comunicar sobre isso .
Em 1971 numa série de congressos das Testemunhas De Jeová nos Estados Unidos , Natan Knorr deu o anúncio que as congregações das Testemunhas De Jeová seriam desde então supervisionadas por anciãos congregacionais . 
Nunca na história a organização das Testemunhas De Jeová admitiu que foi Raymond Franz o criador do cargo de ancião . 
Raymond Franz ao criar o cargo de ancião tinha em mente que somente homens maduros suficiente podia exercer o cargo , assim como na primitiva congregação cristã. 
É  foi assim nas congregações das Testemunhas De Jeová por muito tempo . 
Somente homens maduros ou idosos na maioria das vezes serviam como anciãos. 
Com o tempo a criação de Raymond Franz sofreu uma mutação. 
Sua criação quase perfeita virou Frankenstein ou algo monstruoso . 
A partir dos anos 80  , a organização das Testemunhas De Jeová entendeu que os anciãos como homens maduros não envolvia a idade ou cabelos grisalhos e sim madureza espiritual . 
Com isso homens mais jovens passaram a serem designados anciãos . 
Em muitas congregações jovens de vinte e poucos anos passaram a serem designados anciãos . 
Com isso os homens designados passaram a entrar em declínio espiritual perante suas congregações . 
Com a falta de experiencia para lidarem com certos assuntos , esses homens levaram muitas congregações aos caos , causando divisões e contestação nas congregações das Testemunhas De Jeová .


Raymond Franz

Comentários