Dois anos de trabalho forçado




Foi enviado para um campo de trabalho forçado localizado no Tajiquistão no dia 2 de abril, onde terá de cumprir uma condenação de dois anos, o fiel da organização religiosa das Testemunhas de Jeová de nome Jovidon Bobojonov, de 20 anos de idade. O religioso foi detido no último mês de outubro por ter recusado o serviço militar obrigatório local. 

Antes de ser enviado para o campo de trabalho forçado, o jovem das Testemunhas de Jeová  ficou preso numa prisão militar, onde foi torturado por seis soldados da unidade por ter recusado vestir uniforme e prestar juramento . O site Fórum 18, que atua em defesa dos direitos humanos relatou que a sessão de tortura causou seu desmaio no local. Um outro site informou que o jovem escapou de ter sido condenado a uma pena mais longa, já que no Tajiquistão a pena máxima para quem se nega a prestar serviço militar obrigatório é de 5 anos de prisão. 

Em sua defesa o Tajiquistão informou que ofereceu ao jovem das Testemunhas de Jeová a opção de prestar o serviço militar obrigatório sem oferecer armas de fogo para ele, que acabou sendo recusado. O país também informou que isenta do serviço, estudantes universitários de tempo integral, homens que são filho único em suas famílias, homens responsáveis pelo sustento de seus filhos, como também homens com problemas de saúde.     



Fontes da informação: forum18.org/archive.php?article_id=2559

rferl.org/a/tajik-court-sentences-jehovah-s-witness-to-prison-for-refusing-military-service/30527315.html

Comentários

  1. Testemunha de Jeová e um povo complicado mesmo, não raciocina mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Pelo que eu entendi para ser isento do serviço militar basta ser estudantes universitários de tempo integral, há!!! A TORRE DE VIGIA desaconselha os Jovens fazer faculdade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário