Crianças humildes na visão das Testemunhas de Jeová







A revista Despertai! N° 2 de 2019 trás seis lições sobre educação de crianças na visão das Testemunhas de Jeová. Mais uma vez ouve vários questionamentos, pois os editores dos artigos em sua maioria não são pais e devido a isso não tem experiência em educação de crianças.  Para muitas pessoas os artigos foram elaborados com o objetivo de fazer crianças que seus pais são testemunhas de Jeová sejam submissos a organização religiosa no futuro.  Um dos artigos que teve vários questionamentos sobre educação de crianças publicado na revista foi o que destaca a humildade. Para muitos alguns pontos destacados podem trazer dificuldades para as crianças no futuro. Veja o que a revista publicou sobre crianças humildes. 






O QUE É SER HUMILDE?

Quem é humilde respeita outras pessoas, não é arrogante e não espera ser tratado de forma especial. Ele também se interessa de verdade por outras pessoas e está disposto a aprender com elas. 

Alguns acham que uma pessoa humilde é fraca. Mas, na verdade, ela é forte porque é preciso coragem para admitir seus erros e entender que há coisas que você não consegue fazer. 

POR QUE SER HUMILDE É IMPORTANTE? 

. Quem é humilde tem mais amigos. O livro A Epidemia do Narcisismo diz que, "em geral, as pessoas humildes se dão bem com todo mundo" e "são mais compreensivas". (As testemunhas de Jeová são incentivadas a terem amizades somente com pessoas que fazem parte da comunidade religiosa.)

. Quem é humilde vai ter um futuro melhor. Apreender a ser humilde vai ajudar o seu filho agora e no futuro - por exemplo, quando ele for procurar emprego. O Dr. Leonard Sax disse: "Na entrevista de emprego, um jovem pode causar uma má impressão se demostrar uma autoestima exagerada e não conhecer suas limitações. Mas, se o jovem estiver aberto às sugestões do entrevistador, ele vai ter mais chances de conseguir o emprego." ( Muitas testemunhas de Jeová nos Estados Unidos trabalham em setores de serviços. Por não terem investidos na educação, não estão qualificados para exercerem cargos qualificados. É preciso demostrar humildade para aceitar um cargo de faxineiro numa rede de fast food, enquanto a maioria de seus antigos colegas de escola estão em departamentos maiores porque valorizaram a educação.)  

COMO ENSINAR SEU FILHO A SER HUMILDE 

Ajude seu filho a ter os pés no chão. 

PRINCIPIO Bíblico: "Se alguém acha que é alguma coisa, quando não é nada, está enganando a si mesmo."- Gálatas 6:3. ( As testemunhas de Jeová acreditam que são superiores as demais pessoas.)

.Cuidado para não iludir seu filho. Frases como "Todos os seus sonhos vão se realizar" e "Você pode ser o que quiser" podem até parecer inspiradoras, mas normalmente não é o que acontece na vida real. Seu filho tem mais chances de ser feliz se tiver metas realistas e se esforçar para atingi-las.( Se um filho de uma testemunha de Jeová pensa em  estudar e entrar para a NASA, agência espacial norte americana, faça ele desistir desse sonho. Incentive ele, a pensar no serviço de tempo integral por ser um pioneiro especial.)  

. Melhor que elogiar seu filho é elogiar o que ele faz. Ficar dizendo o tempo todo para o seu filho o quanto ele é incrível não vai ajudá-lo a ser humilde. Por isso, elogie ações específicas. 

. Limite o uso que seu filho faz das redes sociais. Geralmente, as pessoas gostam de usar as redes sociais para ficar se gabando dos seus talentos e das coisas que fazem. Isso é o contrário de ser humilde. ( Por quais motivos as Testemunhas de Jeová tem medo das redes sociais?) 

. Incentive seu filho a pedir desculpas. Ajude seu filho a entender o que ele fez de errado, a admitir o erro e a pedir desculpas o quanto antes. ( Isso não foi ensinado pelos pais da liderança das Testemunhas de Jeová, o Corpo Governante. Até o momento eles não vieram a público pedir desculpas para milhares de vítimas de predadores sexuais de crianças que atuavam dentro dos Salões do Reino. Muitas se tornaram vítimas devido as políticas de abuso sexual infantil criadas por eles.)

Ensine seu filho a sempre grato. 

PRINCÍPIO BÍBLICO: "Mostrem-se gratos."- Colossenses 3:15.

. Ajude-o a dar valor à natureza. As crianças devem observar a natureza e entender que precisamos dela para viver. Precisamos de ar para respirar, de água para beber e de alimento para comer. Use esses exemplos para ajudá-las a admirar e dar valor às coisas que Deus criou e a ser gratas por elas. 

. Ensine-o a valorizar as pessoas. Lembre ao seu filho que sempre vai ter alguém melhor que ele em alguma coisa. E, em vez de ficar com inveja das pessoas, ele pode admirar suas habilidades e até aprender com elas. 

Mostrar gratidão. Ensine seu filho a dizer "obrigado" de coração, e não por obrigação. A gratidão é o começo da humildade. 

Explique ao seu filho que é bom fazer coisas pelos outros. 

PRINCÍPIO BÍBLICO: "Com humildade, considerem os outros superiores a vocês, buscando não somente os seus próprios interesses, mas também os interesses dos outros."- Filipenses 2:3,4. 

. Ensine seu filho a ajudar nas tarefas de casa. Dispensar seu filho das tarefas domésticas pode dar a ele a impressão de que ele é importante demais para fazê-las. Ele deve entender que as obrigações vêm antes da diversão; por isso, ele tem que ajudar em casa para depois ir brincar. Explique que ajudar em casa é bom para a família toda e que todos vão ficar felizes e respeitá-lo se ele fizer isso. 

. Mostre que fazer coisas pelos outros é uma honra. Servir os outros é a principal maneira de amadurecer. Por isso, ajude seu filho a descobrir quem precisa de ajuda e o que pode fazer a respeito. Elogie seu filho e o apoie no que ele fizer pelos outros. 






Como ensina as crianças a serem humildes segundo educadores. 

Sem dúvida, a humildade é um dos valores essenciais na educação das crianças. Ser humilde significa sentir respeito em relação aos outros, não desvalorizar ninguém nem se considerar superior, e sobretudo ter uma atitude permanente de aprendizado. 
A principal forma de ensinar as crianças a serem humildes é explicando como exemplos e situações reais dessa palavra tão abstrata, e, é claro, dando exemplo. Os pais têm, nesse aspecto, um papel muito importante. 

Se você falar de humildade à uma criança, o mais lógico é que ela não entenda. A palavra humildade, que vem do latim, significa 'reconhecer as limitações de si mesmo'. Ou seja, reconhecer os erros e fraquezas. 
Para que uma criança possa entender o significado da humildade, os pais podem aproveitar situações reais ou cotidianas: 

- Aproveite se o seu filho brinca em equipe para explicar a ele que nem sempre se ganha e que aceitar a derrota e parabenizar o vencedor é humildade.

- Ensine ao seu filho a ganhar, sem ridicularizar nem rir dos que perdem. E explique que isso é humildade. 

- Os avós são fantásticos transmissores de valores como humildade. Ensine ao seu filho a respeitar as pessoas mais velhas e a escutá-las. E diga que isso também é humildade. 

- Se o seu filho se chateia quando tira notas ruins e pensa que o seu professor o está 'perseguindo' , ensine-o a se esforçar mais. E explique que isso também é humildade. 

- Quando o seu filho vir animais pequenos como mariposas ou insetos, explique a ele que nenhum deles é menos importante que os maiores. Ensine-o a respeitá-los e entenderá que isso também é humildade. 

- Pedir desculpas não é tarefa fácil. No entanto, é um ato de reflexão e arrependimento necessário.Ensine ao seu filho que é muito importante pedir perdão para consertar uma ação. Se, em algum momento ele bateu em um amiguinho, por exemplo, ou se disse algo feio a ele, ou se brigou com um irmão, explique a ele que deve pedir perdão. E que isso também é humildade. 

Porque humildade é aceitar que um pode cair e sempre se pode levantar. É aprender a perder e também a ganhar. É respeitar aos que têm mais experiência e ser tolerantes com as diferenças. É ter a mente aberta e estar disposto a aprender durante toda a vida. 




Poderá notar que a maneira em que a revista Despertai! destacou a humildade e a fonte secular,  os exemplos citados na revista religiosa  são destinados para crianças desenvolverem a característica dentro da organização das Testemunhas de Jeová. A de se observar que a revista é distribuída gratuitamente em todo o mundo. 




Fonte das informações: https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/despertai-no2-2019-jul-ago/vale-a-pena-ser-humilde/

https://br.guiainfantil.com/materias/educacao/valoreso-valor-da-humildade-nas-criancas/

Comentários

  1. A base das instruções da Torre de Vigia é tornar todo membro completamente dependente dela. Podemos observar, nesse caso, que toda sugestão de ensino sobre humildade aos filhos visa desvalorizar o indivíduo e torná-lo dependente do grupo. Esse artigo ensina os pais a prepararem a criança para viver dentro da congregação sem causar problemas para os anciãos.
    Quem é testemunha de Jeová sabe que a organização Watchtower proíbe tudo o que valoriza a individualidade. Perceba que permitem aniversários de casamento, porque envolve uma relação em que a organização está envolvida (o tal cordão tríplice), mas não permitem o aniversário natalício, em que somente o indivíduo é o alvo das atenções.
    Quando uma pessoa estuda com as testemunha de Jeová, o indivíduo vai morrendo aos poucos. O que vai ganhando vida é uma pessoa oca, totalmente subserviente à organização.
    Esse artigo ensina os pais a tornar isso mais fácil, matando a individualidade da pessoa enquanto ainda é criança.
    O próprio fato de um pai TJ ser instruído a fazer isso com seus filhos, mesmo que discorde, mostra que nem eles [os pais] têm autonomia sobre sua própria família como indivíduos. Pais TJs são apenas as babás dos seus filhos, sob as ordens do "escravo fiel e prudente". Isso é provado pelo seguinte fato: se um dos pais TJ se negar a continuar seguindo as regras da organização, e o filho permanecer, a autoridade sobre esse filho passa 100% para o cônjuge que continua TJ acatando as ordens da Torre. E, se este também sair, o filho que já foi dominado passa a se subordinar a um avô, tio, ou sei lá qual membro da família que continua lá dentro. Ou ainda passa a se considerar órfão.
    Isso é a Torre de Vigia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem comentado, a torre só pensa em submeter os indivíduos a seu jugo . Eles matam a individualidade e a iniciativa de pensar .

      Excluir
  2. Respostas
    1. Não é apenas isso. A Torre de Vigia vai muito além. Não sei se existe alguma outra tão organizada no que diz respeito a preparar o seu gado com tanta antecedência para o controle, a se resguarda juridicamente de maneira tão precisa e precavida.

      Excluir
  3. Será que o CG vai ser HUMILDE em admitir que aprendeu o significado real de Deuteronômio 22 : 25-27 com o Promotor de Justiça da Austrália ? Será que ele vai admitir isso PUBLICAMENTE provando a sua HUMILDADE..ou..vai continuar sendo do tipo : " FAÇA O QUE MANDAMOS MAS NÃO FAÇA O QUE FAZEMOS "?

    ResponderExcluir

Postar um comentário