Testemunhas de Jeová chateadas com a Rússia




Um porta-voz da organização religiosa das Testemunhas de Jeová informou  em fevereiro que dois de seus membros foram condenados por extremismo e mais quatro foram presos, do qual um deles relatou ter sido torturado.

Na sexta-feira (14) daquele mês, um tribunal de Kamchatka condenou Mikhail Popov e sua esposa Yelena a multas de 350.000 e 300.000 rublos (5.500 e 4.700 dólares) por se envolverem em atividades extremistas relacionadas à suas participação nas Testemunhas de Jeová. 



Mikhail Popov e sua esposa Yelena fora multados na
Rússia por participarem das atividades das
Testemunhas de Jeová 


Dias antes da condenação do casal, a polícia havia invadido cerca de 40 casas de membros das Testemunhas de Jeová em Chita, uma cidade no sul da Sibéria, e prendeu quatro membros da seita. Um deles, Vadim Kutsenko, foi espancado e agredido por homens que se identificaram como oficiais da Guarda Nacional da Rússia, disse seu advogado Artur Ganin a imprensa.

"Eles o algemaram, colocaram um chapéu na cabeça e nos olhos e o levaram para um local desconhecido", disse Artur Ganim em sua entrevista para a imprensa. Ele também disse que policiais levaram Vadim Kutsenko a uma floresta, onde eles o sufocaram, espancaram e o provocaram, tentando extrair uma confissão. 
"Ele está atualmente sob custódia - sofrendo e preocupado com sua família, porque estava ameaçado de que algo pudesse acontecer com sua esposa", disse Ganin.




Um membro das Testemunhas de Jeová alegou
que foi torturado na Sibéria 



A Guarda Nacional foi procurada para se pronunciar sobre a acusação de tortura contra o membro das Testemunhas de Jeová, mas nenhum de seus responsáveis quiseram dar qualquer tipo de declaração.

A Rússia baniu oficialmente as Testemunhas de Jeová em 2017 e declarou a seita como uma organização extremista. Desde então, centenas de seus membros foram submetidos a ataques, prisões e ações penais. Vinte e oito membros foram condenados, nove deles enviados para prisões e mais de duzentos outros estão sendo investigados no momento.

Em fevereiro de 2019, sete testemunhas de Jeová no oeste da Sibéria relataram terem sido torturadas durante interrogatórios de agentes do Comitê de Investigação, provocando indignação generalizada do público.

A repressão aos membros das Testemunhas de Jeová continua, apesar da promessa do presidente russo Vladimir Putin de declarar "como absurdo completo" a perseguição contra a seita.
"As Testemunhas de Jeová também são cristãs, então não entendo por que as perseguem", disse Putin em uma reunião com o Conselho Presidencial de Direitos Humanos em 2018.



Putin não consegue entender porque as
Testemunhas de Jeová estão sendo
perseguidas 


As autoridades russas aumentaram a pressão sobre as Testemunhas de Jeová nesse ano de 2020, adicionando mais de 200 de seus membros a um registro de extremistas e terroristas, efetivamente cortando-as do sistema financeiro do país - estar na lista faz com que suas contas bancárias sejam congeladas, como também severas restrições sobre quaisquer transações financeiras.

Jarrod Lopes, porta-voz da sede mundial das Testemunhas de Jeová nos Estados Unidos, disse em comunicado que o grupo está "bastante perturbado" pelos relatos de tortura de seus membros. "É difícil compreender que essa barbárie persiste em um país moderno com uma constituição que promete liberdade de religião", disse Lopes.



Dificuldades financeiras para os membros das
Testemunhas de Jeová que estão entrado
no registro de extremistas e terroristas na
Rússia 


Fonte da informação: nytimes.com/aponline/2020/02/14/world/europe/ap-eu-russia-jehovahs-witnesses.html

Comentários

  1. E aí Watchtower? Cade vcs q não aparecem e mandem uma ordem para as pessoas pararem de sofrer no lugar de voces? Corpo Governante tem que mudar as ordens antes mais pessoas sofram e morram por culpa das suas doutrinas ingratas. Tem graça de Deus nenhuma,ao ser perseguido e torturado. E vcs da redação ja enviou esta publicação pra Watchtower? Cobraram?

    ResponderExcluir
  2. Resposta ao forista ateu Absinto (de outro site) Parte 1

    Em 2015 fui expulso da organização da STV. Parte de minha experiência nesta organização está publicada no site Desperta, do Antônio Madaleno.
    Logo em seguida entrei no único fórum de relevância para o tema ex-testemunha-de-jeová fora do Facebook. Infelizmente, para o meu desagrado, todos os moderadores lá eram ateus ou tinham sérias críticas contra a Bíblia, o que por si só representava uma situação de preconceito da parte deles nos julgamentos sobre os debates. Desde o início tornei claro minha decisão de responder cada comentário que tinha por alvo atingir a fé cristã ou que continha algum preconceito contra a Bíblia. Hora, é sabido por todos que a Bíblia contém diversos relatos que tornam completamente descabida sua análise simplesmente através da razão. Basicamente por causa dos relatos dos milagres. Porém, neste fórum à que me referi, sempre haviam pessoas dispostas a todo dia atacar tal compêndio, tentando analisar tais conteúdos usando apenas critérios racionais, ou abalizados por "métodos científicos". Isso evidentemente gerava debate com a minha pessoa, pois sempre me mostrei disposto a defender a visão cristã sobre a vida. Com o tempo esta minha atitude resultou em meu banimento de tal fórum.

    Pois bem, ontem lendo certo tópico, que nem devia estar lá, pois tal fórum deveria ter como foco dar ajuda espiritual e emocional às ex-tjs vítimas das políticas nefastas da STV; e consequentemente tratar a Bíblia com o maior respeito, visto ser esta um compêndio vital para as TJs a quem desejam convencer; encontrei a seguinte declaração do certo sr. anônimo que usa o nickname Absinto:

    "Acho que definitivamente este fórum não é espaço para debates que nos desunem como já ocorreu há certo tempo atrás, onde certo forista, no auge de sua prepotência, tentava impor seu ponto de vista isolado, desestabilizando debates que até poderiam ser proveitosos."

    Pois bem Sr. anônimo Absinto, se você não estivesse tomado do característico preconceito que muitos ateus demonstram para com os cristãos, teria percebido/entendido/compreendido que eu debatia neste fórum onde você faz sua defesa dos pontos de vistas ateus; apesar de constantemente estar negando que deseja convencer outros; que meu objetivo não era convencer meu interlocutor, sequer outros foristas. Meus objetivos diziam respeito aos leitores do fórum, a maioria deles não cadastrados. Eu fiz várias vezes esta afirmação, e o fazia exatamente quando era acusado de ter a intenção de impor meu ponto de vista para outros, exatamente como você fez. Porém o seu preconceito não te permitiu assimilar esta minha declaração, exatamente como aconteceu com o seus colegas de crenças atéias que eram moderadores. Como consequência decidiram me banir, desrespeitando a vontade de diversos outros foristas que me defenderam em tópico criado para este fim, que certamente foi apagado pelos moderadores ou administradores. Sequer pensaram nos leitores, mesmo e contraditoriamente agindo de modo contrário às suas afirmações de que tinham por objetivo ajudar as TJ e EX-TJ a se libertarem do julgo ou das consequências das políticas maléficas da STV. E neste sentido, eu contribuía com um bom conteudo, recebendo elogios de pessoas que me prezavam ou que de alguma forma foram ajudados. Se não fosse a insistência de ateus em colocar conteúdo contrários à Bíblia e à fé cristã, fazendo parecer que a cosmovisão cristã é uma simples fantasia, eu ainda estaria neste fórum dando com todo o prazer a minha contribuição na nobre causa de ajudar TJ e EX-TJ. Acredito que não está longe o dia em que cristãos fundarão um Forum próprio. Quando isso acontecer, vocês ficarão do verdadeiro tamanho real que verdadeiramente são, sem a projeção que os acessos e as consultas daqueles que respeitam o Cristianismo lhes dão. Então livres da presença de cristãos, poderão se locupletar com seus preconceitos e suas afirmações sem esperança, conforme os apraz.

    ResponderExcluir
  3. Resposta ao forista ateu Absinto (de outro site) Parte 2


    Você me acusou de prepotência!

    Seu preconceito sequer o permitiu aplicar corretamente a palavra na circunstância acusatória desejada, pois a prepotência é um defeito ou vício daqueles que tem o poder e o controle sobre determinada esfera.
    EU! SIM, EU FUI VÍTIMA DA PREPOTÊNCIA!
    Fui vítima da prepotência de pessoas que não estavam aptas a julgar estas questões por estarem intelectualmente comprometidas com um lado, como você! Desta forma agiram de modo contrário à diversidade de opiniões e à democracia do ambiente. Minhas palavras nunca foram ofensivas à alguém! Nisto eu te desafio a mostrar efetivamente alguma afirmação ofensiva ou desrespeitosa que eu fiz; ao invés de apenas usar suas palavras para denegrir a imagem de quem colocou o seu nome pessoal num fórum por acreditar que encontraria condições justas para se manifestar livremente.

    O que eu sempre afirmei e continuo afirmando é que o ateu pregador e proselitista (não todo e qualque ateu) é uma pessoa inconsequente. Isto porque ele ataca um sistema de crenças de elevada moral que trouxe muito benefício à humanidade; e não tem absolutamente nada para substituir como opção de padrão moral como contribuição para fazer do mundo um lugar melhor! O que muitos de vocês fazem, infelizmente, é distorcer os fatos ao afirmarem que o Cristianismo produziu as Cruzadas, a Inquisição e produz a maioria das guerras atuais; quando tais pessoas que foram e são responsáveis por tais atos desobedecem tacitamente as orientações de Jesus Cristo e seus apóstolos! O que faz uma pessoa conhecer as instruções justas e de amor de alguém e mesmo assim acusar o movimento que ele criou baseado em tais instruções de serem culpados de atos violentos e cruéis! Ou seja, ao longo da história, qualquer um que se auto-declarou cristão, você automaticamente contabiliza como cristão, mesmo que ele tenha praticado coisas completamente contrárias ao que Jesus Cristo ensinou! Não é cegueira ideológica que faz um ateu ter este julgamento medonho, quanto ele pensa assim? Mesmo que você pessoalmente não tenha feito tais afirmações equivocadas, você é conivente com quem as faz e costuma atacar pessoas que defendem o contrário, conforme em senti em meu próprio caso com respeito à mim!

    Finalmente, você se dá conta de como as pessoas chamam alguém que ataca a reputação de outro que sequer tem condições igualitárias de defender-se? Se você não é covarde não haja como tal!

    ResponderExcluir
  4. Essa situação das TJ na Rússia é de cortar o coração. A vida em si já tem suas complicações. Às vezes membros da família adoecem, desemprego, mortes de entes queridos ou amigos, educação dos filhos, lidar com doenças etc. E as TJ sofrendo barbaridades por obedecerem estritamente o corpo governante!

    Como pode estes caras se sentirem bem consigo mesmos produzindo através de sua influência tanto sofrimento para outros?

    ResponderExcluir
  5. sendo uadados como exemplos de martires p outros tjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário