Transfusão de sangue em fiel das Testemunhas de Jeová




O Hospital San José de Santiago no Chile entrou com um recurso num tribunal de justiça local para realizar uma transfusão de sangue em um paciente que pertence a seita norte americana Testemunhas de Jeová.

 O religioso foi diagnosticado com anemia grave e precisava ser submetido a uma transfusão de sangue, mas recusou o procedimento médico por causa de suas crenças religiosas. 

 O tribunal de justiça local acatou o pedido do hospital argumentando que o direito à vida prevalece sobre as crenças religiosas.  




Fontes da informação: radioagricultura.cl/nacional/2020/02/25/justicia-ordena-transfusion-de-sangre-a-paciente-miembro-de-testigos-de-jehova.html

biobiochile.cl/noticias/nacional/region-metropolitana/2020/02/25/corte-de-apelaciones-ordena-realizar-transfusion-de-sangre-a-testigo-de-jehova-en-riesgo-vital.shtml

infocatolica.com/blog/infories.php/2002270902-chile-la-justicia-ordena-real

Comentários

  1. O Tribunal de Justiça tem razão mesmo! Eu sou da mesma linha de raciocínio. Pois não há direito mais importante que o direito à vida. Quem está de acordo comigo?

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ser radicalmente contra a política de abstenção de sangue da Torre de Vigia, acredito que os amigos acima não estão falando de direito à vida. Obrigar uma pessoa a viver não é defesa do direito. É imposição. E quando a justiça impõe a transfusão, apenas reforça o poder que a Torre de Vigia exerce sobre o membro, ao mesmo tempo que livra a organização da responsabilidade por mais uma vida perdida. Muitas TJs resistem à transfusão porque sabem que a justiça irá intervir no final das contas. Ele assim sustenta a narrativa do corpo governante sem precisar pagar com a própria vida. As TJs de um modo geral não tem noção dos custos dessa política de abstenção de sangue. Ainda mais agora que podem receber as frações.
    Quando as instituições judiciárias deixarem elas exercerem livremente esse "direito" de decidir pelo tratamento sem sangue, e elas começarem a morrer as pencas, esses TJs bitolados terão um choque de realidade das consequências da loucura do corpo governante.

    ResponderExcluir
  3. Esse termo "direito a vida" dá muito pano para manga. O que penso sobre isso é que a palavra direito aqui não me parece muito bem aplicável. Acho que o melhor que todos, inclusive os governos poderiam fazer é propagar "o direito a informação'. Não sou contra alguém se permitir colocar sua vida em risco desde que : 1) Saiba que isso está acontecendo e 2) Seja uma decisão pessoal individual baseado em todos os fatos . Creio que esse seja o problema maior das tjs. Tem uma fé tão cega no corpo governante que se permitem morrer baseado no que os velinhos dos eua determinaram e sem nenhum apoio bíblico fidedigno. Tanto é que as tjs tem muita dificuldade em explicar como podem aceitar componentes de sangue e não podem aceitar sangue ? Colocando então os que doaram sangue para fornecer os tais componentes como "violadores da lei do sangue" , isso é realmente insano,afinal se não houvesse quem doasse sangue não haveria componentes de sangue.Infelizmente essa política é também estendida para as crianças e aí, sim sou veementemente a favor da justiça autorizar a transfusão para menores de idade. Quanto aos demais, sinto muito e embora não concorde com essa política creio que cada pessoa em são consciência e com " todas as informações, sendo advinda de sua decisão quanto a origem e objetivo da lei religiosa estabelecida" deveria ter autonomia para fazer o que quiser. Note que essa opinião é para todas as questões que envolvam esse chamado "direito de vida". E como falou o Fred acima essa situação só aumenta a narrativa de "estamos seguindo a jeová e fazendo a vontade dele e por isso somos perseguidos". Enfim, pena, muita pena das tjs e nojo, muito nojo do corpo governante. é o que penso.

    ResponderExcluir
  4. Em alguns casos eles conseguem reverter uma anemia grave sem o uso so sangue, pelo menos é isso que as tjs dizem, eu particularmente acredito que o sulfato ferroso, ou outro medicamento similar, não terá as mesmas propriedades do sangue transfundido direto na veia. Quando o caso é grave o melhor é não correr riscos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente como "não sou médico" não posso dar minha opinião sobre qual o tratamento adequado no caso de necessidade de sangue. Na época de informação e desinformação há tantas coisas que se dizem por ai "sem comprovação". A própria torre de vigia é campeã disso. Em outras épocas as vacinas eram instrumentos do diabo. na época de rutherford o radiobiola (aparelho que era vendido na despertai) prometia curar muita coisa, havia também o "trigo mágico" nos EUA, É só pesquisar e o bom senso me diz que "essa seita não tem nenhuma credencial para assuntos médicos" afinal até mesmo transplantes de orgãos era "canibalismo". O que mais me impressiona é como eles "não tem nenhum artigo médico ou patrocinam alguma pesquisa para alternativa a transfusão de sangue" e ainda "separam o sangue em componentes " baseado "em alguns artigos MÉDICOS" nÃO dá pra entender . Tudo louquinho , louquinho. Ah em tempo foi participante da Colhi ná década de 90, fui a apenas uma reuniçao e SAÍ FORA, TUDO, TUDO, ABSOLUTAMENTE TUDO QUE SE DIZ E MANDAVA FAZER LÁ ERA BASEADO NO QUE ERA SELECIONADO PELA TORRE DE VIGIA. Como eu era acadêmico de Física e Matemática na época (embora fosse ancião) pesquisava muito e via as "referências " muito frágeis. Pulei fora, ficar responsável pela tomada de decisão de transfusão não foi algo que Deus deixou para outras pessoas fazerem . para isso deu o livre-arbítrio e como falei deveriam ter acesso a "livre informação".

      Excluir
    2. Muito além da discussão sobre a necessidade ou eficácia da transfusão existe um fator importantíssimo a se considerar sobre esse assunto: OS CUSTOS. Tratamentos alternativos são sim, mais seguros com respeito ao risco de contaminação. Porém seus custos são bem mais elevados. Será que os hospitais que atendem pelo SUS, que paga tão pouco pelos repasses dos procedimentos, iriam querer correr riscos desnecessários utilizando um procedimento que implica no risco de um processo futuro por ter administrado sangue contaminado? Só na cabeça das TJs!
      Poucas TJs, além do corpo governante que utiliza recursos da organização, possuem grana para bancar esses tratamentos em hospitais particulares.
      A maioria das TJs não tem dinheiro para isso.
      Além disso, há casos em que a perda de sangue é tão elevada que não há como tratar sem o sangue.
      A GRANDE QUESTÃO É: ESTÃO AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ REALMENTE DISPOSTAS A MORRER "PARA NÃO DEIXAR JEOVÁ TRISTE" CASO ACEITEM UMA TRANSFUSÃO?

      Excluir

Postar um comentário