Jornada nas Estrelas para superar os traumas causados pelas Testemunhas de Jeová



Criada dentro da seita norte americana Testemunhas de Jeová, Jenee Fowler, viu sua vida mudar aos seus 14 anos de idade, quando um membro da comunidade religiosa de 51 anos de idade passou a manter relações sexuais forçadas com ela, que acabou causando sua desassociação algum tempo depois.

Expulsa das fileiras das Testemunhas de Jeová, Jenee Fowler, viu o relacionamento com sua mãe ser prejudicado e foi morar na casa de seu irmão. Para começar sua nova vida longe das Testemunhas de Jeová, ela procurou motivação na série de ficção científica Star Trek, conhecida no Brasil como Jornada nas Estrelas. 

O depoimento de como a série Star Trek ajudou motivacionalmente Jenee Fowler foi publicado no site do jornal The Guardian e foi reproduzido pelo TJ EM FOCO no texto abaixo. 





'Em Star Trek, vi um futuro em que investir'   

Crescendo como testemunha de Jeová no Arkansas, minha televisão estava estritamente controlada. My Little Pony e Os Smurfs foram banidos por serem "demoníacos", mas de alguma forma Star Trek deslizou pela rede. 

Os anciãos nos ensinaram que celebrar feriados, mesmo os aniversários das crianças era "mundano" e que o ensino superior era perigoso. (Quando você está obcecado com o Armagedom eminente, por que investir no futuro?) Mas em Star Trek em vi um futuro em que investir, onde cientistas racionais viajavam aprendendo com outras culturas e onde dogmas religiosos eram vistos com suspeita. Mulher designada - agora me identifico como não binária - nunca teria permissão para falar no Salão do Reino, mas, depois dos cultos, meus amigos e eu fingíamos que estávamos na Empresa. Lá eu poderia ser um oficial de ciências ou mesmo um capitão.

Quando eu tinha 14 anos, um membro de 51 anos da congregação começou a me preparar. Depois que os anciãos descobriram que ele havia me coagido a fazer sexo, eu fui "desassociada" - o começo do meu caminho para a morte espiritual, aos olhos de minha mãe. Saí de casa e fui morar com meu irmão em Utah.


As Testemunhas de Jeová atuam como os
Borgs da série Star Trek 



Longe da igreja, me virei para Star Trek com novos olhos. Fiquei impressionado com os paralelos entre as Testemunhas de Jeová e os Borg, uma raça de zangões irracionais que tentam assimilar outras em seu coletivo. On-line, ex-testemunhas de Jeová referem-se ao site oficial JW.ORG como "JW.BORG". Eu me senti inspirado por Seven of Nine (Jeri Ryan) no Voyager, um drone emancipado que lutou para recuperar sua individualidade.

Vivendo no mundo secular, muitas vezes me sinto como alienígena nascido de um planeta atrasado. Ainda luto para comemorar aniversários ou digo "Deus te abençoe!"Quando alguém espirra. Mas estou determinado a seguir meu próprio caminho em direção ao futuro de alta tecnologia de Star Trek. Nos meus 30 anos, comecei a faculdade comunitária e agora estou na universidade estudando bioengenharia.




Jenee Fowler 



Fonte da informação: theguardian.com/tv-and-radio/2019/nov/13/how-star-trek-saved-fans-lives

Comentários

  1. Otima comparação, eu ja tinha percebido esta ideia. E em casa os tj nao gostavam do Star Trek.(eles sao loucos e demonizam td,pq tem a mente monitorada). A CULPA DISSO TUDO É DO CORPO GOVERNANTE DAS TESTEMUNHAS DE JEOVA. na Watchtower as vitimas sempre se tornam culpadas. Esta Seita lava a mente dos seus membros e coloca na consciência,o Medo do Armagedom e o Medo de Deus! E assim continua manipulando 8milhoes de pessoas. Agora q sabemos de todas suas injustas leis,podemos ajudar outros. Todos qndo acordam precisam de ajuda psicológico,e Conhecer o verdadeiro Deus, se apegar com Jesus Cristo,Nosso Senhor e Salvador.

    ResponderExcluir
  2. Eles manipulam bem menos que isso, a maioria está lá por seus parentes ou fazem as coisas de maneira mecânica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário