Sem sangue




Em uma decisão inédita, a Suprema Corte de Justiça do Chile ordenou que um hospital público do país realizasse uma cirurgia sem o uso de transfusões sanguíneas em uma paciente que pertence as fileiras da seita norte americana Testemunhas de Jeová. 

Segundo informações da imprensa chilena, a paciente sofre de incontinência urinária com prolapso e estava aguardando a realização de uma cirurgia no hospital público há três anos. 

O hospital recusou de realizar a cirurgia sem transfusão de sangue conforme pedido pela paciente, mediante suas crenças religiosas. 

Com a recusa do hospital em realizar a cirurgia sem transfusão de sangue, a paciente recorreu a justiça, que interviu em seu favor.  






Fontes da informação: radioagricultura.cl/nacional/2019/12/16/corte-suprema-ordena-cirugia-sin-transfusion-de-sangre-para-testigo-de-jehova.html

biobiochile.cl/noticias/nacional/region-metropolitana/2019/12/16/corte-suprema-acoge-recurso-para-que-hospital-capitalino-opere-a-testigo-de-jehova-sin-transfusiones.shtml

publimetro.cl/cl/noticias/2019/12/16/inedito-suprema-ordena-cirugia-sin-transfusion-sangre-testigo-jehova.html

Comentários

  1. Justiça ajudando medico a ser mais proficionais. Eles sabem agir sim dessa forma

    ResponderExcluir
  2. A verdadeira questão aqui envolve o fato de a testemunha de Jeová não estar correndo esse riso, acionando a justiça e obrigando um profissional (é com dois S, Jotamax) a executar um procedimento contra a sua vontade, por questão de consciência pessoal, mas apenas por um capricho da sua liderança organizacional.
    Nenhuma testemunha de Jeová se nega a receber transfusão porque vê lógica no argumento do corpo governante, nem por medo de desagradar a Jeová, mas apenas por medo de sofrer as punições administrativas da organização.
    Prova disso é que, caso algum dia os membros do corpo governante simplesmente acordem inventando uma mudança no entendimento, todo esse risco e custos com advogados se tornarão obsoletos. E não adianta negar a possibilidade porque isso já ocorreu inúmeras vezes.
    Nesse caso, de quem será a culpa pela morte daqueles que não conseguiram uma autorização da justiça? De quem inventou a loucura, ou de quem não se convenceu dela a tempo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário