Ex-ancião das Testemunhas de Jeová condenado na Suíça por fraude financeira




Um tribunal de justiça localizado em Lucerna na Suíça condenou um ex-membro da seita norte americana Testemunhas de Jeová a cumprir uma pena de três anos de prisão por ter cometido fraude financeira que causou prejuízos a várias pessoas. 

Segundo a justiça,  o religioso de 53 anos de idade que não teve seu nome revelado e servia como ancião (pastor) entre as Testemunhas de Jeová, abusou de sua posição dentro da organização religiosa para conseguir dinheiro entre seus irmãos espirituais que acabou ocasionando prejuízos para eles. 

Em sua decisão a justiça acusa o ex-ancião das Testemunhas de Jeová de ter falsificado documentos e relatórios que lhe renderam mais de 5 milhões de reais no período de sete anos e meio. 

Em seu golpe, o ex-ancião das Testemunhas de Jeová conseguiu dinheiro emprestado entre seus irmãos espirituais  para abrir uma empresa onde os lucros seriam destinados as atividades da organização religiosa. Durante a gestão da empresa, o religioso gastou todo o dinheiro conseguido no meio das Testemunhas de Jeová em gastos pessoais. 



Fonte da informação: 20min.ch/ro/news/suisse/story/Il-berne-ses-compagnons-de-foi-et-obtient-1-2-million-27598753

Comentários

  1. O grupo religioso das testemunhas de Jeová não é somente o paraíso dos pedófilos. É o paraíso para qualquer tipo de criminoso, principalmente para aqueles que ocupam cargos de autoridade. Resolver internamente assuntos que envolvem atividades criminosas, e que obviamente deveriam ser relatados às autoridades, torna os membros da organização alvos fáceis de todo tipo de criminoso. Pessoas assim, não são intimidadas com restrições a fazer parte em reuniões, nem a simples repreensões. E são espertos o suficiente para evitar ao máximo serem desassociados. Eles sabem como a organização funciona. São poucos os casos em que são realmente expulsos. E mesmo nesses casos, somente em casos raros é que são levados à justiça, como esse aí.
    A organização cria o ambiente perfeito para aproveitadores: dá poder aos mais espertos e exige (e consegue) subserviência dos mais sinceros.
    Não há nenhuma avaliação psicológica para conceder cargos de autoridade. Aliás, quanto mais manipulador e dissimulado for o membro, maiores as possibilidades de se tornar um ancião.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente os critérios usados são baseados em ideologias da sociedade torre de vigia e nem sempre os da dianteira são capacitados.

    ResponderExcluir
  3. A psicologia passa longe desse povo, eles tem até medo de descobrir quem realmente são. Preferem viver atrás do armário.

    ResponderExcluir
  4. ambiciosos se dão muito bem no meio das tjs quem gosta de poder absoluto la e ideal..

    ResponderExcluir
  5. Não há nenhum dispositivo de proteção aos membros de anciãos psicopatas. Nenhum canal de denúncia. Qualquer reclamação é encarada como rebeldia. As únicas coisas que podem levar a Torre de Vigia a tomar uma ação imediata contra algum ancião é o desvio de donativos ou tentar promover ideias pessoais na congregação. Para isso há intensa fiscalização da organização.

    ResponderExcluir

Postar um comentário