Após escândalo de pedofilia, diocese da Igreja Católica em Nova York pede falência. Testemunhas de Jeová farão o mesmo?




Uma diocese da Igreja Católica no estado de Nova York , EUA, entrou com pedido de falência após uma lei local que entrou em vigor em 14 de agosto de 2019 ter causado centenas de processos na justiça, movidos por vítimas de pedofilia em suas paróquias. A mesma lei também fez com que vítimas de pedofilia processem a organização religiosa das Testemunhas de Jeová e sua liderança, conhecida como Corpo Governante. 

Em seu último balanço divulgado em 2018, a diocese no estado de Nova York tinha em caixa cerca US $ 55 milhões, e uma dívida estimada a pagar que poderia chegar em US $ 500 milhões, causada em sua maioria por processos judiciais de vítimas de pedofilia em suas paróquias. A situação se tornou agravante após a entrada em vigor da lei no dia 14 de agosto de 2019 que permitiu que outras vítimas de pedofilia movesse processos contra a instituição. Devido a isso, seu pedido de falência foi decretado.

O pedido de falência da diocese acabou prejudicando as vítimas  de pedofilia, já que todas as ações contra a instituição na justiça vão ser interrompidas e fundidas num processo único de falência. 

Após o decreto de falência, a diocese foi acusada de está realizando uma manobra judicial para que o problema de pedofilia que a instituição tem enfrentado não se torne público, algo que foi negado por seus representantes. 


As Testemunhas de Jeová nos Estados Unidos tem enfrentado o mesmo o problema que a Igreja Católica. Várias pessoas abriram  processos judiciais contra a seita, alegando que foram abusadas sexualmente quando crianças em seus Salões de Reino. Nesse ano de 2019, seus advogados recorreram a Suprema Corte de Justiça do país numa tentativa de escapar de uma multa milionária imposta por um tribunal da Califórnia, como também tentar garantir o respaldo de ter cuidado dos casos de pedofilia em suas congregações e não ter entregado os agressores sexuais para a polícia. Para os especialistas, a ação na Suprema Corte foi uma estratégica dos advogados das Testemunhas de Jeová para se livrarem de processos futuros na justiça.


Em 2001, um jornal listou as Testemunhas de Jeová como uma das empresas mais ricas de Nova York com uma receita superior a US $ 950 milhões. Os processos de pedofilia contra a organização religiosa em tribunais dos Estados Unidos podem prejudicar seus ativos e nas redes sociais comentam que seus advogados podem seguir a manobra da diocese católica.               








Fonte das informações: newsweek.com/catholic-diocese-new-york-state-files-bankruptcy-amid-dozens-child-sex-abuse-lawsuits-1459690

theguardian.com/world/2015/jul/14/jehovahs-witnesses-evangelism-church-god-armageddon

Comentários

  1. Eu espero que essa seita declare falência, quem sabe dessa forma alguns abrirão os olhos. O certo é que esses processos resultarão em condenações milionárias.

    ResponderExcluir

Postar um comentário