Missionários das Testemunhas de Jeová deixam a China





Missionários estrangeiros da seita norte americana Testemunhas de Jeová na China estão deixando o país. O motivo de suas desistências está sendo causado pela intensa repressão das autoridades contra grupos religiosos que estão vindo de outros países para fazer proselitismo religioso em território chinês. Muitos dos missionários das Testemunhas de Jeová que estão na China saíram da Coreia do Sul.

 Um ancião das Testemunhas de Jeová  que serve como missionário há dez anos na China  relatou que está sendo forçado a deixar o país devido a repressão por parte da polícia. Segundo ele, em todos os países que esteve, nunca encontrou tanta perseguição como na China. 

Durante as abordagens realizadas pela polícia,  os missionários das Testemunhas de Jeová são orientados a deixarem o país. Os que não fazem isso por vontade própria, correm o risco de serem detidos e deportados a força pelas autoridades e proibidos de retornarem a China num período de cinco anos. No último mês de maio, cinco missionários das Testemunhas de Jeová foram expulsos da China por suas autoridades. 





Na China, as Testemunhas de Jeová são consideradas ilegais. Suas reuniões são realizadas as escondidas. Os missionários usam seus aparelhos de telefone celular em nome de terceiros para não serem rastreados pela polícia. Todas as comunicações entre eles e outros publicadores para tratarem de assuntos religiosos são feitas de telefones públicos. Não se fazem qualquer tipo de anotações sobre as realizações das atividades das Testemunhas de Jeová no país.

Fonte das informações:
bitterwinter.org/tormented-jehovahs-witnesses-missionaries/

Comentários

  1. Em outras palavras, os policiais chineses encontram as TJs e AVISAM: "Pessoal! A atividade de vocês aqui é ilegal. Parem com isso ou seremos obrigados a prendê-los". As TJs insisitem, e continuam fazendo tudo às escondidas. Quando são presos, alegam perseguição. Que perseguição é essa que o perseguidor dá tempo para o perseguido fugir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As testemunhas de Jeová não se submetem a nenhuma lei que contrarie a vontade de Deus de levar a palavra "boas novas", então preferem ser mártires e continuarem a sofrer para darem cumprimento ao texto que diz: “Estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações; e então virá o fim.” — MATEUS 24:14.

      Excluir
  2. Caso um apóstata infiltrado comece a fazer proselitismo dentro do meio TJ, não fariam o mesmo os anciãos? Um elemento desse não é expulso da congregação e proibido de ter contato com os membros? Só estão sendo tratados com a mesma medida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vc tem razão em seu argumento, no entanto, estamos comparando uma lei humana tirânica imposta pelo PCC (partido comunista chinês) com o que as Testemunhas de Jeová acreditam ser uma norma do Criador, Deus. Nesse caso o seu relativismo entra em desequilíbrio, para quem acredita em Deus não existe uma norma que lhe seja superior.

      Excluir
  3. O trabalho das TJs é, na realidade, um proselitismo contra o governo, uma vez que pregam o fim do governo humano e substituição por outro. Se fossem sinceros admitiriam, e não mascaravam isso de neutralidade.
    A maioria dos governos não fazem o mesmo porque não percebem. Não entendem nada do que trata a pregação TJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eles pregam o cumprimento e respeito as normas que não contrariem as normas de Deus, "dai a César o que é de César". E a substituição do governo só se dará por Jesus Cristo, e não por nenhum outro humano. Nesse sentido, a não ser que criem um falso Jesus em algum momento, sempre serão submissos a maioria das leis virtuosas de qualquer estado, e sendo assim não serão uma barreira a qualquer estado seja ele comunista, aristocrata ou democrata. Veja eles mesmo sabem que o número de pessoas salvas será exíguo, nesse sentido, a pretensão é dar ciência da palavra de Deus, e não forçar ninguém a segui-la.

      Excluir
  4. A idéia da "neutralidade" Tj é muito estranha. Não devem votar, não devem se filiar a partidos políticos,não devem participar do exercito ou qualquer atividade militar, devem-se manter o mais distante possível do "sistema comercial de satanás",não devem procurar carreiras que exijam curso superior em contraste quando ocorreu assaltos recorrem a policia, quando há catástrofes recorrem aos governos ou ONGS, quando precisam de tratamentos sem sangue recorrem aos que "tem o tal curso superior", quando deixam de ser militares não pedem eximição mas se aposentam "ou são reformados" ganhando o dinheiro que é destinado a atividade militar, quando vendem salões do reino vendem para igrejas de "babilônia a grande" e por ai , vai ? E tem a cara de pau em dizer que isso é "neutralidade" ? Ora poupe-me.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui TJ até o mestrado... nunca fui acuada a deixar os estudos científicos. Saí pq eu quis.

      Excluir
    2. Nesse raciocínio só sobraria o ateísmo para você. Isso pq todas as religiões são formadas por homens, homens imperfeitos, pecadores como eu e como você. Nesse sentido, claro que por vezes verás contradições, ambiguidades, por isso que a salvação no final será individual, e com toda certeza, em havendo julgamento, o primeiro lugar será a própria sede de todas as religiões, afinal o exemplo deveria partir dali. Fui estudante durante anos, e sempre fui visto com certo desdém por vários dos chamados irmãos, isso me incomodava, mas de fato, desistir sempre foi uma escolha que cabia apenas a mim, e nisso eu não podia culpa-los. Esse é mais um caso do "Dai a César o que é de Cesar" eles são cidadãos de direito e pagam impostos, tentam seguir certa neutralidade mas cada um tem um side bar pessoal, uma métrica pessoal, e cada um responderá nessa medida, alguns aguentam mais outros infelizmente não conseguem se sustentar a todas as situações as quais você narrou, é sim por isso, peçam, que é a natureza humana.

      Excluir
    3. Seu raciocínio está correto mas sua premissa está limitada.
      Primeiro você cre que é necessário estar ligado a uma "religião" para "religare" com deus.
      E quem pode afirmar isso ? Ora , a própria religião a que a pessoa pertence ou está sendo convencida a fazer algo que ela pensa ser necessário.
      Segundo :
      O que ou quem é deus ? VocÊ deve ter a ideia de que deus é alguém que pode "te salvar" de alguma coisa ou situação que esse mesmo deus te colocou ou permitiu e então por MEDO de uma punição maior busca a aprovação dele.
      Terceiro : "dai a cesar o que é de cesar" funciona para as tjs quando seus lideres não estão envolvidos. Para você ter uma idéia sabe pq as tjs não começavam as reuniões com oração e não usavam a bibia no méxico até o ano de 1989 .
      Pode ver o motivo nesse artigo :
      http://testemunha.orgfree.com/mexico.htm
      Sim, quando os bens da torre estão em questão, os lideres se sentem perseguidos. Quando são os membros em geral (o gado) não estão nem ai.
      A torre de vigia como qualquer outra organização religiosa é somente isso " uma organização" com dogmas, leis,estatutos preocupada em expandir seus domínios e angariar mais adeptos. E usam a fórmula já conhecida para manter as pessoas bem perto e com a rédea curta : MEDO + CULPA + PROMESSA DE VIDA MELHOR,.
      Se o caboclo não cair em uma delas vai cair em outra e invariavelmente em mais de uma.

      Excluir
    4. Cara tu é um idiota... não sabe o que diz...busque se informar com mais perspicácia pra debater ou externar opinião sob este ou qualquer outro assunto. VC REALMENTE NÃO CONHECE AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ.

      Excluir
  5. Se ensinassem só o que a Bíblia diz,..ainda vai,..mas ensinam os PENSAMENTOS DETURPADOS de 8 velhinhos de Warwick, New York. E estes velhinhos são " homens ". Jeremias 17 : 5

    ResponderExcluir
  6. Muito serão perseguidos, sei que a bíblia fala das perseguições contra o povo de Deus, é tão claro e nítido ver que esse mundo não tem jeito, está nojento os humanos, estão destruindo tudo, a natureza, o caráter, só não enxerga quem não quer ver, eu acredito no ensinamento que as testemunhas de Jeová pregam, pois só eles tem o poder de declarar as boas novas e usar o nome de Deus, que é Jeová.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Unknow. Quando eu era testemunha de jeová, também achava isso. Vivi o tempo em que os irmãos da argentina e do uruguai vinham para o Brasil para assistir congressos por "causa da perseguição". Vivi o tempo de aprisionamento do Pessoal de Malawi na África e como as notícias chegavam até as congregações por meio de relatos da Torre de Vigia. Era um tempo muito difícil para as Tjs em muitos países. Com o tempo comecei a examinar melhor a bíblia e o que ela dizia sobre perseguição e pregação. E é claro que a perseguição não tem nada a ver com o que Jesus falou Marcos 13:13; Ora as Tjs dão tanta importância ao "NOME" que não se dão conta que a perseguição se daria que os discipulos seriam perseguidos "por causa do NOME DE QUEM " ? "de jesus". Mas onde está o nome de JESUS na pregação das testemunhas de jeová ? FAÇA UM TESTE A PRÓXIMA VEZ QUE FOR A REUNIÃO E ANOTE QUANTAS VEZES O NOME DE JESUS É MENCIONADO. Tente ao se despedir dos irmãos dizer algo como Jesus esteja contigo ou a algo semelhante "exatamente como as cartas cristãs eram iniciadas ou terminadas" "A benignidade imerecida do Senhor Jesus seja convosco" LEIA TODAS AS CARTAS. Veja o que acontece quando você fizer isso no salão do Reino. E perceba que as Testemunhas de Jeová "não usam o nome de jesus" e portanto qualquer perseguição a elas "não se enquadra no que você chamou de perseguição descrita na bíblia"Então rapaz leia a bíblia antes de dizer isso pois isso sim é CLARO E NÍTIDO. "Como pode alguém ser perseguido por causa do nome de Cristo se NEM USAM O NOME DE CRISTO" Alias, usam apenas para encerrar as orações.Quanto a pregação das testemunhas de jeová sinceramente é uma pregação que não tem resultados práticos.Sabe pq ? Porque não crescem conforme eles dizem que crescem. Vamos aos números. Adventistas e mormons foram criados mais ou menos na mesma época das Tjs. As testemunhas de jeová se vangloriam de ter cerca de 8 milhoes ou seja num cálculo rasteiro isso significa 0,1 % da humanidade e quanto aos mormons e adventistas? Pesquise para ver a quantidade de adeptos que possuem, Mas então vamos falar de uma organização local que tem apenas 42 anos de existência (a universal) e que possui apenas no Brasil cerca de milhões de adeptos. A quantidade e o tempo dedicado a pregação significa alguma coisa ? Alias, veja os números das tjs e comprove por si mesmo o número de salões do reino e de filias que tem diminuído. Há crescimento apenas onde o nível de conhecimento, inteligência e informação seja bem precário. Quem já esteve na torre e está fora hoje fica simplesmente apavorado com o grau de mediocridade das tjs, da falta de conhecimento bíblico, do fanatismo e do medo do Armagedom. Quanto ao mundo, você diz que o mundo está pior ? NOssa em que mundo você vive ? Você viveu melhor que seus pais e melhor que seus avòs e seus netos vão viver melhor que você. A ciência e tecnologia tem avançado para isso. A preocupação com as pessoas em geral tem dado subsidios para que as pessoas possam ter uma vida mehor (independente do credo que professam - algo difícil para as tjs colocarem na cabeça).O que acontece é que na era da informação as notícias ficam mais rapidamente expostas e abertas ao povo (tal como a pedofilia entre as tjs, entre os padres,etc,etc). Mas isso sempre houve, até mesmo na bíblia no antigo testamento há relatos disso ( incesto,pedofilia,sacrifício de animais). Mas faça o seguinte daqui a 5 anos você vai estar mais maduro e poderá ver isso, pois tudo indica que você é uma tj nova e tem muita, mas muita coisa a ver pela frente.

      Excluir
  7. Edson silveira, infelizmente o senhor estar desenformado sobre as testemunhas de Jeová. Eles são perseguidas porque ensinam a adorarem unicamente a Jeová.elas são perseguidas por não se envolverem em assuntos políticos .por pregarem que somente quem serve a Jeová terá a vida eterna.resumindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem meu amigo, sinto muito em lhe dizer que não estou desinformado. Como não te conheço e não coloca teu nome por medo ou infantilidade, ai está meu e-mail : edison.silveira@gmail.com . Quanto a informação das tjs acho meio dificil você afirmar isso sobre a minha pessoa. mas aí vai um pouquinho : Fui criado como tj , servi como sup. persidente de congregação (atual coordenador). Membro de sociedade jurídica a qual pertencia o meu salão do reino, superintendente de circuito substituto, auxiliar da Colih (comissão de ligações de hospitais).Chega por enquanto, então amigo, sei muito bem quem são as tjs mas creio que não seja o seu caso e pelas suas palavras me arrisco a dizer que é recém convertido e ainda está na fase do deslumbramento do "paraíso espiritual", Sugiro que seja igual aos bereanos e veja se as coisas são realmente assim. Se quiser me perguntar algo ou saber algo não tenha medo de pesquisar. meu e=mail tá aí em cima.e pesquise sobre a perseguição nos últimos anos. Você menciona que as tjs adoram unicamente a jeová e não se envolvem em assuntos políticos, ledo engano. As tjs se aproveitam dos governos políticos tal como qualquer outra crença. ou será que quem deu o auxilio emergencial para as tjs foi a torre de vigia ? ou foi o governo? E as instruções que são dadas pela OMS são de quem ? Da torre de Vigia ou da OMS - orgão subordinado a ONU ? que a torre diz ser a imagem da fera de apocalpise e foi associada a mesma por 10 anos ? Acorda rapaz. Sob a promessão de vida eterna no paraíso na terrra , milões de pessoas são enganadas ou se deixam enganar acerca dos dogmas da torre. Ah leia sobre o tratado "milhões que AGORA vivem JAMAIS morrerão", busque a informação ou você acha que faz parte desses MILHÕES ? Estudo pequeno gafanhoto para não falar bobagens por ai afora,um abraço.

      Excluir
    2. Quando o julgamento chegar, queria muito ver pessoalmente vc dizer a Jesus, td que escreveu aqui neste comentario, não sei como pode alguém conhecer o verdadeiro Deus, criador de todas as coisas e depois virar as costas pra ele. Meus pêsames pra vc, mas td bem Jeová é tão maravilhoso que ele te da livre arbítrio e vc ja fez a sua escolha. Mas escolheu o lado errado. Coitado de vc cara. Repito, Meus pêsames. 😢

      Excluir
    3. Sobre seu comentário : "Quando o julgamento chegar, queria muito ver pessoalmente vc dizer a Jesus, td que escreveu aqui neste comentário". Prezado desconhecido, não é necessário esperar o julgamento para "você ver pessoalmente" o que escrevi ai em cima. Basta você me ligar ou mandar email que posso te adiantar essa sua expectativa. Estou a sua disposição , mas infelizmente sei qu vocÊ não irá se identificar pq tem medo e não lhe é permitido e sinto muito por isso. Aliás, Esse medo foi colocado nas tjs para não falarem com pessoas da internet. Lembro como se fosse hoje ano de 1998 - reunião especial com anciãos no salão de assembléia de Sapucaia do SUL - RS. A reunião que foi marcada para todo o brasil para alguns anciãos com a seguinte instrução : " Nenhum publicador e nem mesmo algum ancião deve pesquisar na internet sobre questões da organizaçao. No brasil o corpo governante "autorizou" apenas 5 pessoas a pesquisar na internet para ver o que os apóstatas dizem dentre eles o orador "irmão sossa". Então quem autorizava a pesquisar as coisas não era jeová, era o corpo governante "sem nenhum argumento biblico". Hoje com a infantilidade que se formam as tjs está pior ainda. Criou-se uma quantidade de tjs anônimos que não se mostram na internet e se escondem inclusive do corpo governante e dos anciãos de sua congregação e ao mesmo tempo " usam o pregar as boas novas em toda a terra" como se fossem exclusividade deles " Então rapaz, faça-me o favor tente agir como os bereanos ou leia o que sua própria organização diz sobre isso :
      A Sentinela w03 15/07 p.22 par. 6
      “Um indício de que nos tornamos vítimas do auto-engano é se ficamos irados quando nossas crenças são questionadas. Em vez de ficarmos irados, é sábio manter a mente aberta e escutar com atenção o que outros dizem — mesmo quando temos certeza de que a nossa opinião está certa. — Provérbios 18:17.”

      Excluir
  8. Já fui testemunha de Jeová,sei perfeitamente que eles estão corretos. Pergunto a todos ,se as testemunhas de Jeová estão errados, qual a religião que pregam a verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é que é ? " Já fui testemunha de Jeová,sei perfeitamente que eles estão corretos"
      Sinto muito por sua "certeza", afinal quando "se tem certeza ou se sabe perfeitamente" é muito dificil achar que se está errado não é mesmo ? Assim foi no tempo das cruzadas, no tempo em que se achava que a terra era o centro do universo, o tempo em que se achava que a lepra ficava nas casas das pessoas e por ai, vai,Oh santa ignorância

      Excluir
  9. Se as testemunhas de Jeová estão errados . Eu pergunto quem estar divulgando as boas novas do reino corretamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e quais são as boas novas divulgadas pelas tjs ? Que 99,9 % da humanidade será destruida ? (isso é boa nova). Que se alguém precisar de uma transfusão de sangue tem que esperar que jeová o salve através de outra intervensão ou tratamento sendo que as próprias tjs não acreditam em milagre? (isso é boa nova) . É demonizar as vacinas e transplantes de órgãos de 1968 até 1980 (pesquise no jw.org) causando a morte de centenas de pessoas por esse dogma esdruxulo ? isso é boa nova ? É ter políticas de accobertamento de pedofilia com a lei das "duas testemunhas" propiciando milhares de casos de pedofilia em todo o mundo para "não manchar o nome da congregação" ? (isso é boa nova ?) Ora, por favor,

      Excluir
    2. Vc estar certíssimo. Édison silveira

      Excluir
  10. Vc estar certíssimo. Édilsin Silveira

    ResponderExcluir
  11. Eh rapaz, jesus estava certo quando falou. "Não vim trazer paz,mas
    Espada" cara fico pensando. parece uma guerra "os senhores" dela! portando todo o "armamento" e "treinamento" digladiando entre si, enquanto isso fica os "civis" desamparados. Eh Deus nos passa na maioria das vezes são tão simples que e até difícil entender.
    Gosto do que os tjs fazem, já foi em algumas reuniões acho bacana mas em questões da tão chamada "verdade"aí vai depender em que solo a semente caiu né! Não só neles em todas, hj tem mais feridos dessa "guerra" do que qualquer outra que já ocorreu, nem se compara.
    Mas o amor de muito irá esfriar então tá valendo né.
    Já vou dizer, não sou de fica discutindo quem e "feio" ou "bonito" deus deixou a palavra pra crescermos juntos e servimos a ele e não pra se "matar" como se fossem um patrão e os baba ovo.

    ResponderExcluir
  12. li as vossas opiniões, e é muito bom quando conseguimos enxergar as falhas numa determinada religião sou testemunha de Jeová e sei que não existe nenhuma religião perfeita porque já estive em várias. Mas a verdade dói como poucos conseguem ficar por muito tempo. analisando digo-vos que elas fazem um grande esforço para incutir as crenças nos seus crentes. por outro lado Deus não vê muita vantagem em números, mas sim em qualidade, assim como em outras religiões existem também pessoas que se afirmam como testemunhas de Jeová para manchar a nossa reputação. apesar de não fazerem parte do mundo vivemos do mundo cujos governos estabelecem normas que devemos cumprir. em conformidade com a bíblia todos erros que nós cometemos não escodemos. são analisados e corrigidos não é fácil fazer isso mas a organização faz. por isso estamos expostos na internet jw.org 24/24. nós pregamos o que o reino fará. só isso. ainda assim se foste uma tj até ao +ponto de te tornares um sup. substituto uau que privilégio. mas não es o único mesmo assim o numero continuará a crescer se não houvesse perseguição estaríamos na cifra que desejas. pedimos que Jeová molde o teu coração para não seres muito critico quanto as nossas crenças porque se foste, já bebeste desta água e não te matou. sentis saudades daqueles tempos. por peça a Jeová para te ajudar, a entender porque que ele continua a usar homens imperfeitos na lideranças. pensa na história de Ana Mãe de Samuel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Desconhecido (é um saco ter que se referir assim a uma pessoa, algo que as tjs primeiro fazem ao tentar pregar é perguntar o NOME da pessoa e enfatizar o nome jeová, infelizmente aqui na net são totalmente anônimos e sabemos bem pq). mas vamos lá : Suas palavras parecem sinceras e já de antemão posso inferir que não vai se manter uma tj por muito tempo se continuar estudando e vendo se as coisas são realmente assim. Mas então sua forma de pensar e afirma isso é : "sou testemunha de Jeová e sei que não existe nenhuma religião perfeita porque já estive em várias" NUNCA DIGA ISSO AOS TEUS ANCIÃOS POIS SERÁ VISTO COMO UM POSSÍVEL APÓSTATA. NUNCA DIGA PARA ELES OU MESMO PARA SEUS IRMÃOS QUE ESTÁ ACESSANDO SITE COMO ESTE POIS SERÁ CHAMADO PARA UMA COMISSÃO JUDICATIVA. Embora seu argumento tenha uma certa lógica mostra bem o que a Torre tenta incutir na mente das tjs , a saber : a NECESSIDADE DE ESTAR SIMPRE DEPENDENTE DO CORPO GOVERNANTE E O QUE ELE ENSINA. Mas então se os ensinamentos de Jesus e jeová são perfeitos e os mesmos foram escritos e historiados para os humanos de todos os tempos, pq você se associa a uma organização que confirma que NÃO TE DÁ ALIMENTO PERFEITO ?
      " Na verdade, Jesus não disse que o escravo ia dar alimento espiritual perfeito."
      https://www.jw.org/pt/biblioteca/revistas/a-sentinela-estudo-fevereiro-2017/como-jeova-guia-seu-povo-hoje/
      Ora bolas, a culpa pelo alimento espiritual no tempo apropriado então não é do corpo governante mas sim de Jesus ? O que você faz aí então ? Bem se vocÊ é seletivo no que é certo ou é errado, então você não esta em busca da verdade (independente da religião a que pertence) está sim em busca de um "conforto" e alguma coisa que lhe seja mais aprovável baseado em sua experiência pregressa e sua programação mental. Note que isso é algo muito comum nas tjs especialmente e meu motivo de crítica não são as tjs em si , mas o corpo goverante assumindo um papel de "um papado coletivo do século XiV". O que não entendo é como alguém pode acessar o site jw e ainda dizer que isso mostra que "reconhece" seus erros ? Pequeno gafanhoto não vai encontrar no site jw ou em qualquer outra publicação da torre um "reconhecimento formal de sua responsabilidade da morte das pessoas". Isso causaria uma debandada da torre. vai ver apenas o seguinte : "alguns irmãos no passado pensaram que ...." "A luz brilha mais e mais e então o conhecimento é progressivo.." "bla,bla,bla" . Vou abordar apenas mais um assunto: os números ?Tenho a impressão que você é uma tj recente e por isso diz que "único mesmo assim o numero continuará a crescer se não houvesse perseguição estaríamos na cifra que desejas". Faça um teste então. Esqueça os países que a "obra é proibida" e foque nos que há liberdade. Faça um retrospecto desses paises e veja como a "obra cresce (kkk). Ou então veja o numero de horas que eram gastas para ser pioneiro regular e quantas são agora ou pioneiro auxiliar ou sup, de distritos (ah nao esses não existem mais) ou o número de filiais . Ou então o número de SALÕES DO REINO (NÃO me refiro ao numero de congregações pois atualmente há 3,4 congregações num salão apenas) e por ai vai. Sim, a Torre constrói salões de reino com dinheiro dos irmãos, depois vende os mesmos para igrejas da babilônia e manda os irmãos daquela congregação reunirem-se em outra. E assim vai. Vou te sugerir que leia a bíblia e ao ler ou mesmo passar por situações atuais no seu salão do reino e seus co-irmãos pense como seria se jesus realmente estivesse orientando essa organização.
      Aliás, sabia que Jesus seria desassociado se estivesse vivo hoje por incitar a transfusão de sangue. Leia Mateus 12: 1-15
      E veja o PRINCÍPIO ESTABELECIDO POR JESUS ALÍ. É muito fácil entender se vocÊ não estiver com a mente muito lavada como vírus do corpo governante.

      Excluir
  13. Gostaria de conhecer japas simpaticas para casar testemunha de jeova batizadas e idade de 34 anos .solteiro batizado a 39 anos e testemunha de jeova .
    65981740514 wastsp

    ResponderExcluir

Postar um comentário