No banco dos réus!





Será retomado nessa terça-feira (20), em Khujand no Tajiquistão, o julgamento da testemunha de Jeová,  identificada como sendo Shamil Khakimov, de  68 anos, que está detido desse o último dia  26 de fevereiro. O religioso está sendo acusado de "incitar o ódio contra outras comunidades religiosas" e pode ser condenado a permanecer por até 10 anos na prisão. 

Segundo o Ministério Público, no dia da detenção de Shamil Khakimov, foi encontrado em seu poder livros, revistas, e em seu computador foi  localizado arquivos digitais de áudios e vídeos produzidos pela organização religiosa das Testemunhas de Jeová. Segundo os promotores de justiça os materiais apreendidos contém "características de atividade extremista", acusação que o religioso negou.  

Segundo entidades que atuam em defesa dos direitos humanos no Tajiquistão, a prisão e possível condenação de Shamil Khakimov tem como objetivo intimidar outros membros da seita norte americana Testemunhas de Jeová no país, pois desse outubro de 2007 suas atividades estão proibidas por suas autoridades, que tem tentando por meio de operações policiais impedir que seus cidadãos divulguem os ensinos do Corpo Governante naquele território. 


Fontes das informações:forum18.org/archive.php?article_id=2499


Comentários